sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NOVA FORMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM BARRA DO LONGÁ

Educadores de Barra do Longá estão inovando no ensino das crianças. Tamanha ação acontece diariamente nas escolas de Barra do Longá. Daqui iniciam sonhos, uma vida cheia de aprendizagens e conhecimentos que contribuirão na vida de cada criança. É bonito ver o sorriso de uma criança e isso esta acontecendo em nossa comunidade, alguns fatores estão contribuindo para isto acontecer merenda de qualidade, educadores competentes e a nova forma de ensino e aprendizagem que vem acontecendo nas escolas de Barra do Longá.
                                                                                


Isso mostra o potencial do nosso povo, onde o simples se transforma em um espaço de aprendizagem. Parabéns aos nossos educadores que a cada dia buscam novas formas de educar os nossos alunos.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TORNEIO DOS BAIRROS DE BARRA DO LONGÁ - VERSÃO 2014

DEPOIS DE VÁRIOS ANOS SEM ESTE TORNEIO, AGORA DE VOLTA NA COMUNIDADE E VAI RESGATAR O BOM FUTEBOL EM BARRA DO LONGÁ

Na noite de quinta-feira 20/02, amantes do futebol se reuniram para mais um Campeonato dos Bairros em Barra do Longá. A reunião contou com a presença de representantes dos clubes, Valdomiro, natureza e secretária de esportes Maria José. O torneio contará com 8 equipes dividido em dois grupos  A - B. Cada equipe jogará três jogos e dois times de cada grupo passará a próxima fase. A copa contará com apoio da Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes e de todos os Clubes participantes.  
O evento tem o objetivo de revelar talentos e dar oportunidades a jovens da comunidade "destacou a secretária de esportes Maria José". 

As equipes de cada grupo jogarão entre si. 




Grupo A - Vila Nova, Mangueira, Caixa D'agua e Radar. 

Grupo B - Carcará, Limãozinho, Carrasco e Centro.

    Momento dos sorteios



A copa terá inicio sábado dia 15 de Março logo após o torneio do boi em Carrasco. Alguns  itens do regulamento da copa: cada time só poderá colocar jogadores que pertence ao bairro, a equipe que chegar atrasado no campo perderá os pontos...




INICIO

Primeiro jogo dia 15/03 sábado 16hs - Vila Nova x Caixa D'agua

Segundo jogo dia 16/03 domingo 16hs - Carcará x Limãozinho

PREMIAÇÕES

Este ano o torneio tem a maior premiação de todos os tempos e esta avaliada em 2000 reais.


1º LUGAR = 1000 reais
2º LUGAR = 500 reais
3º  LUGAR = 300 reais
4º LUGAR = uma caixa de cerveja
Goleiro menos levar menos gols = 100 reais
Artilheiro = 100 reais
Jogador revelação = um par de chuteiras

Organizadores: Cristóvão Vidal, Natureza, Gentil, Ronaldo Bastos, Raposa, Everton Azevedo e Professora Mazé

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Plenária sobre Saneamento Básico em Barra do Longá

Na tarde de quarta-feira uma Plenária chamou a atenção de estudantes e pessoas da comunidade Barra do Longá na Unidade Escolar Jonas Escórcio. O evento teve a intensão de passar os conhecimentos sobre a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que até o momento a cidade de Buriti dos Lopes ainda não tem. Durante a Plenária foi dividido os participantes em dois grupos e deles forma escolhidos Atores Sociais de cada grupo “Valdilene Mariano, Benedita Ferreira, Ronaldo Bastos e José Maria”

Com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Pois sem esse plano, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico.
O conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativo aos processos de:
a) abastecimento de água potável;

b) esgotamento sanitário;
c) manejo de resíduos sólidos;
d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Com a junção desse quatro pilares, após aprovado, esse documento torna-se um instrumento estratégico para o planejamento de uma gestão participativa visando a melhoria do saneamento básico da cidade e de seus municípios. O documento que vai ser elaborado pelos técnicos da Prefeitura com o apoio da comunidade em geral e será aprovado por audiência publica ou fórum de discussão para atender as necessidades da cada comunidade. 


Durante a Plenária, várias pessoas relataram um pouco sobre os problemas da comunidade Barra do Longá em relação aos quatro eixos "abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas" o evento foi concluído com um questionário sobre os eixos mencionados a cima.   




Após as discussões com alunos e pessoas da comunidade, o PMSB irá passar pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.
Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Populares de Barra do Longá fazem denúncias contra o Sistema de Saúde buritiense


Nos últimos dias o Portal Longa recebeu várias denúncias de populares que fizeram sérios relatos sobre a Saúde do Município principalmente no povoado Barra do Longá. Dias(18-19/02/14) várias pessoas estiveram a espera de um(a) médico(a) e ninguém apareceu.
O problema é que essas pessoas não sabem quando vão ser atendidas porque irão ter que marcar outra consulta e corre o risco de não dar certo para o dia marcado. Outro problema são os banheiros que á muito tempo estão sem uso por causa de uma reforma inacabada e quando alguém quer fazer alguma necessidade fisiológica tem que recorrer a outra residência. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

IV TORNEIO DO BOI EM CARRASCO

Mais duas equipes deram adeus ao torneio, Santa Luzia de Buriti e a equipe de São Paulo (MA). No sábado o América venceu a equipe do São Paulo nos pênaltis. Uma partida emocionante entre as duas equipes, debaixo de chuva elas apresentaram um bom futebol e terminou jogo normal 1 x 1. Nos pênaltis destaque para os goleiros que fizeram belas defesas, destacamos o goleiro Romárcio que defendeu três(3) pênaltis e levou a equipe do América a próxima fase do torneio.  



AMÉRICA




SÃO PAULO(MA)