sábado, 24 de outubro de 2015

Homem é morto com facada no pescoço em Parnaíba

Um homem foi morto com uma facada no pescoço, na noite deste sábado, 24, em Parnaíba. O crime aconteceu na Rua Roland Jacob, no bairro São Vicente de Paula.
De acordo com informações, o Técnico em Eletrônica, Francisco Pereira de Souza de 51 anos, estava consertando um som em um bar quando foi surpreendido pelo agressor armado com uma faca. O suspeito golpeou a vítima no pescoço e fugiu em seguida.
Ao coletar as informações, uma testemunha informou aos policiais que o suspeito se encontrava em sua residência, com a chegada dos policias o acusado Renato Oliveira do Nascimento de 27 anos, foi contido e preso pela Força Tática e encaminhado para a Central de Flagrantes. Renato que saiu a pouco tempo da Penitenciaria Mista de Parnaíba onde cumpria pena por furto, o mesmo usava uma tornozeleira eletrônica onde vai voltar ao regime fechado para cumpri pena de homicídio.

O corpo do Técnico em Eletrônica foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) no bairro Frei Higino e posteriormente será liberado para sepultamento.

A arma utilizada no crime não foi encontrada pela policia. 

Fonte:ClickParnaíba/Gleitowney Miranda

COPA SANTA LUZIA DE FUTEBOL 2015

Copa Santa Luzia de futebol em Barra do Longá teve inicio na tarde deste sábado 24, o grande jogo entre as equipes GUARANI do Salgadinho x SANTA LUZIA de Buriti dos Lopes, terminou empatado em 1 x 1, os dois times precisam apenas de uma vitória para se classificarem  á próxima fase da copa. O campeonato terá a participação de 10 equipes, dividido em dois jogos para cada time na primeira rodada.
Guarani
Santa Luzia
Antes do inicio do jogo ouve o momento para os hinos do Buriti e Nacional




Poucos torcedores prestigiaram o inicio da copa,  devido á outros campeonatos estarem acontecendo na região. 




O que chamou a tenção dos torcedores durante o jogo,  foi o poeirão, mesmo com o campo aguado/molhado, teve alguns momentos em que a poeira tomou conta do jogo, o campo todo ano ganha uns retoques devido ao alagamento durante o inverno.  
Destaque do jogo foi o goleiro do Santa Luzia Miqueias que fez belas defesas, e garantiu o empate para a sua equipe. 

ALUNOS DO JONAS ESCÓRCIO FAZEM PASSEIO AO MARANHÃO

Os alunos do Janos Escórcio Alexandrino de Barra do Longá, fazem passeio na manhã de sábado 24, a escola foi campeã no intercolegial 2015 e além de medalhas e troféus eles ganharam um passeio para Cana Brava - MA.
Confira imagens do passeio













Imagens: Edilson Rocha

Aos 76 anos, idosa faz Enem pela sétima vez: “nunca vou desistir”

Focada nos estudos, Osmarina Duarte, 76 anos, se mostra otimista (Foto: Fernando Brito/G1)

Osmarina Duarte é aposentada e divide os afazeres de casa com os estudos. Veterana de seis edições do Enem, idosa se mostra otimista para este ano.

Otimismo e persistência não faltam para a aposentada de 76 anos Osmarina Duarte de Sousa, que mora na Zona Sul de Teresina. Mesmo depois de participar de seis edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a idosa não desanimou e pela sétima vez vai enfrentar a maratona de provas do exame que será realizada neste fim de semana.
A aposentada que mora no bairro Deus Quer, Zona Sudeste da capital piauiense, esbanja descontração. Ela contou ao G1 que tem feito o que pode para se preparar para o exame. Além das aulas no turno da noite, ela divide os afazeres de casa e aproveita o tempo livre para revisar os conteúdos. É comum, segundo ela, ficar até tarde da noite estudando.

"Nunca vou desistir de estudar. Faço preparatório todos os anos, estudo muito e os professores me ajudam. As pessoas perguntam o que eu ainda estou fazendo na escola, mas a vida é assim não se pode parar de estudar. Acordo de manhã cedo e cuido dos afazeres de casa, depois volto aos estudos. Estudar muito é só o que eu tenho feito", contou.

Osmarina Duarte foi alfabetizada ainda nos seus 60 anos e vê no Enem uma porta para um futuro melhor. Ela conta que seu sonho sempre foi entrar na faculdade e que não tira da cabeça o desejo e a vontade de ser professora de geografia.

"Eu era analfabeta. Trabalhei por muito tempo na roça com meus pais e não tive tempo para estudar como hoje os jovens têm. Vim morar no Piauí, terminei os estudos e aqui continuo me preparando para o vestibular. Meu sonho é esse, entrar na faculdade, e estou muito confiante de que vou conseguir esse ano, e se conseguir ficarei muito feliz", disse.

Fonte: G1

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PROFESSOR PROMOVE AULA CAMPO COM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO - NOTICIAS DE CARAÚBAS - PI

Ontem quinta-feira 22, aula de Geografia chamou a atenção dos alunos na cidade de Caraúbas do Piauí, administrada pelo professor Adrião Portela. Tema em estudo a "hidrosfera", a clientela foi os alunos do 6º Ano manhã. Os mesmo visitaram uma nascente no centro da cidade de Caraúbas do Piauí, mais precisamente ao lado da Prefeitura Municipal, nascente essa que já foi uma das grandes fontes de água para os moradores da cidade e que poucos pessoas tem conhecimento da existência de tal fonte de água.


A fonte foi esquecida, mas guardada na memória da própria cidade conhecida por "Cacimba Velha".

Há muitos anos atrás, esse local era conhecido como "Cacimba Velha", com o tempo as pessoas deixaram de usar a mesma e aos poucos só os porcos usam o local para se refrescar do calor. Depois de analisar vários vídeos sobre a questão da água no planeta, resolvi, que temos que fazer com que essa nascente volte a ser o que era antes, ou seja, que essa água que ali se encontra volte novamente a ser usada pela população, já que a escassez está muito grande, nada melhor do que buscarmos alternativas para amenizar essa situação.
O professor esta elaborando um Projeto de Lei de iniciava popular, para que a Prefeitura cerque imediatamente o local e faça a limpeza do mesmo, para que possamos fazer uma grande festa da restauração de um ponto tão importante para a nossa cidade, além de resgatar um marco histórico e natural desse lugar.
Texto e imagens: Adrião Portela
Adaptado por: Ronaldo Bastos - Portal Longá

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SAÚDE - Equipe do PSF de barra do Longá Promove o dia do Outubro Rosa - com o tema Abrace essa causa você também

O dia de quinta-feira 22, foi marcado com ação voluntária, palestra e caminhada em Barra do Longá.

Com o objetivo de alertar a comunidade, a equipe do PSF explicou sobre o que é Câncer de mama, prevenção e diagnóstico precoce, como fazer o autoexame da mama, os principais sintomas, fatores de risco, direitos de atendimento pelo SUS e também foi explanado sobre o câncer de colo de útero.
Pela manhã foram realizados cortes de cabelos, prevenções e orientações odontológicas. 

A tarde ás 16h aconteceu a caminhada, concentração e saída na praça Santa Luzia e encerramento com distribuição de lanche e sorteio de brindes na igreja assembleia de Deus.

Dezenas de mulheres compareceram no evento e abraçaram a causa.

A campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. 
Veja mais imagens do evento