sexta-feira, 3 de julho de 2015

RIO LONGÁ PEDE SOCORRO

A situação a qual se encontro o rio Longá em Barra do Longá é lamentável, hoje ele parece um lago de tinta verde em total abandono, é triste a falta de compromisso das autoridades responsáveis pelo meio ambiente. O rio que por vários anos foi uma das principais fontes de renda do povoado, atualmente passa por um momento critico em seu leito e margem. A beleza que se encontra com o rio Parnaíba parece esta morta aos olhos de seus admiradores, águas sem correntes que mais parece um paraíso sem vida. 

Antes culpavam-se a construção da barragem, a população que jogava lixo em sua margem, e agora quem tem culpa com esse problema?
O monge esta perdendo a vida, seu valor e sua beleza. Pessoas pescando camarão á mergulho algo raro de ver no rio, sua margem fora do normal demonstrando a fraqueza do velho rio.


 O  mais trágico que foi presenciado por nossa reportagem, a água escura e as vezes barrenta transformando-se em um lamaçal verde, com lodo, borbulhando parecendo não existir vida dentro dele. Segundo infirmações de populares que passam todos os dias pelo rio à momentos em que a água fede demonstrando cada vez mais a fraqueza e o fim do velho monge. 
A água corrente só acontece em tempo de cheia, momento esse que marca o encontro das águas entre os dois rios Longá e Parnaíba, o mais interessante é que as águas não se misturam "somente se encontram".
Do outro lado, depois da barragem alguns pescadores tentam encontrar peixes, uma alimentação não muito presente na mesa do moradores. Barra do Longá foi um dos grandes centros (mercado) de peixes da região norte Piauí, hoje perdemos essa título. Pode-se concluir que o rio requer atenção de todos os responsáveis ambientais e das comunidades que a habitam suas margens, pois ações preventivas precisam ser tomadas no sentido de conservar esse rico patrimônio do Piauí.

Texto e imagens: Ronaldo Bastos

quinta-feira, 2 de julho de 2015

BABY CELL - CALÇADÃO DA MARECHAL DEODORO PARNAÍBA

BABY CELL
Lá você encontro caixas de som, celulares, tabletes, uma variedade de óculos, baterias e capas para celulares etc. Falar com Jonilson.




CULTURA - Arraiá do CEI Maria Francisca - Barra do Longá

Na última terça-feira 30, mais um evento cultura reuniu quadrilhas e bumba-meu-boi no Centro de Educação Infantil em Barra do Longá, á sete anos o evento vem acontecendo na referida escola e dezenas de pessoas.

Integrantes da Quadrilha Balão Junino (CEI) Barra do Longá


As atrações da noite Boi Rei da Escolinha, Quadrilha Balão Junino, Boi Mirim da Catequese e encerrando o evento a Quadrilha Sacode Mistura Junina de Barra do Longá.

















Boi Rei da Escolinha - Barra do Longá







Boi Mirim da Catequese - Buriti dos Lopes


Integrantes da Quadrilha Sacode Mistura Junina (Barra do Longá)