sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CARNAVAL - BARRA DO LONGÁ


CARNAVAL JONAS ESCÓRCIO ALEXANDRINO - BARRA DO LONGÁ

O objetivo do carnaval nas escolas é incentivar a produção de atividades que enriqueçam a cultura dentro do universo escolar
 Carnaval é Harmonia. Na tarde de sexta-feira 13, o evento foi organizado pela UE Jonas Escórcio Alexandrino com o objetivo de estimular e valorizar a dimensão multicultural de Barra do Longá através de atividades que ofereçam aos alunos e funcionários em geral a oportunidade de estreitar as relações da escola com a comunidade.

TRIO ASA BRANCA





















Decreto proíbe bebidas em garrafas de vidro durante o carnaval de Buriti dos Lopes

O prefeito Bernildo Val baixa decreto de número 04/2015 de 09 de fevereiro. No decreto proíbe a venda de bebidas em garrafas de vidro no local dos bailes carnavalesco, só será permitida a venda de bebidas em lata ou garrafas peti. O decreto tem como objetivo estabelecer meios para prevenção de perigos, evitar situações de risco no local que deverá aglomerar milhares de foliões durante os quatro dias de carnaval.

Está terminantemente proibida também a venda ou oferta de bebidas para menores de 18 anos. LEIA DECRETO ABAIXO!
Fonte: ASCOM/PMBL

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MAGRÃO E JUNIOR





CARNAVAL EM BARRA DO LONGÁ




Realizada em Caxingó primeira soltura de aves silvestres da região

A cidade de Caxingó, na Planície Litorânea do Piauí, recebeu a primeira reintrodução monitorada de aves silvestres da região, a atividade foi realizada na última terça-feira, 10. Os animais são oriundos de apreensões realizadas pelos órgãos fiscalizadores como Semar e Ibama, bem como de entregas espontâneas.
As aves são popularmente conhecidas como curicas (Amazona Amazônica) e passaram um longo período de cerca de um ano na sede do Centro de Triagem de Animais Silvestres em Teresina para se desvincularem dos costumes domésticos e voltarem a ter uma dieta silvestre. Passado este tempo, as aves foram levadas para um viveiro construído especialmente para os mesmos em meio à vegetação nativa preservada na Fazenda Santo Antônio, zona rural de Caxingó, onde ficaram por dois meses.
Esta primeira soltura deu liberdade à 12 indivíduos da espécie, a ação contou com o envolvimento de diversas entidades como Universidade Federal do Piauí – Campus de Parnaíba, através dos professores doutores, Anderson Guzzi e Antônio Tavares, que contam com uma equipe de biólogos e estudantes de biologia especializados em aves.
“Aves como as que estamos soltando hoje passam em média 30 anos em cativeiro, pois são muito desejadas por traficantes de pássaros exóticos e até mesmo por pessoas desinformadas que não enxergam o crime que estão cometendo”, relataram os analistas ambientais do IBAMA, Sandovaldo Gonçalves e Fabiano Barbosa.
O proprietário da Fazenda Santo Antônio, Prêntice Borges, é veterinário e preserva a fauna e flora da ação de caçadores em sua propriedade de quase 400 hectares. “O motivo da soltura aqui na fazenda do senhor Prêntice é que ele um ambientalista convicto e de grande valor. Um entusiasta, alguém que se preocupa com o meio ambiente. Aliado a isso, a área é relativamente bem preservada e não entra caçador”, explica Anderson Guzzi, que é biólogo, mestre e doutor em zoologia, na área de ornitologia, e coordena o trabalho.
O professor-doutor Guzzi informou ainda que as espécies que sua equipe estão trabalhando neste primeiro momento são: Sicalis flaveola (canário-da-terra); Amazona Amazônica (curica); e Amazona aestiva (papagaio-verdadeiro). “Estamos fazendo o levantamento aqui na Fazenda Santo Antônio, vamos também fazer a reintrodução monitorada de outras aves silvestres”, relata.
O título do programa é Reintrodução Monitorada de Aves Silvestres do CETAS/IBAMA e envolve pesquisadores do mestrado, da Biologia de Parnaíba, da Medicina Veterinária de Teresina, do CETAS/IBAMA – Teresina, em parceria com o Doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe há dois anos está fazendo a triagem, biometria, anilhamento e coleta de DNA dessas aves, com monitoramento constante.
O secretário de Finanças de Caxingó, Atanásio Dourado, esteve presente durante a soltura e informou que o Município está dando apoio ao trabalho dos técnicos envolvidos mobilizando, através da Secretaria Municipal de Educação, professores e estudantes das escolas públicas nas atividades de Educação Ambiental.
Fonte: Proparnaiba.com