sábado, 13 de fevereiro de 2016

Colisão entre dois veículos de passeio na BR-343 próximo a Buriti dos Lopes.

Aconteceu na tarde deste sábado (13) por volta das 15:30hs a 03 Km de Buriti dos Lopes próximo a entrada da PI-211, via que dá acesso a cidade de Joaquim Pires, uma colisão entre dois veículos de passeio onde o motorista do Fiat Ponto placa (PIJ-8418 Parnaíba-PI) de cor branca de propriedade do professor de fisioterapia da Universidade Federal de Parnaíba, Victor Hugo do Vale Bastos natural do Rio de Janeiro, veio a colidiu violentamente na traseira de um veículo Gol de cor prata placa (NIB-9611/ Parnaíba-PI) da cidade de Luiz Correia ambos viajavam no mesmo sentido Buriti dos Lopes a cidade de Parnaíba-PI.
O Motorista do Fiat Ponto o professor Victor Hugo, não percebeu quando o veículo Gol, de propriedade do pintor Juarez Carvalho, dirigia em macha lenta, com 5 ocupantes, que tinha acabado de entrar na BR-343 vindo do sentido Joaquim Pires a Buriti dos Lopes, trafegava lentamente, quando houve a colisão na traseira do Gol, sem deixar vítimas fatais.
 Uma adolescente de 13 anos de idade, ainda foi socorrida pelo SAMU e direcionada ao posto de saúde Demerval Castelo Branco Diniz em Buriti dos Lopes, mas a jovem passa bem.
 A PRF realizaram testes de bafômetro nos dois motoristas, mas não foi diagnosticado presença de álcool do organismo.
Fonte: Diário Buritiense

Greve na Educação Começa Dia 15 de Fevereiro

O SINTE-PI participou no final da tarde desta quinta-feira (11) de uma reunião de urgência convocada pelo governador Wellington Dias no Palácio de Karnak, com a presença de seus secretários para tratar do reajuste dos trabalhadores em educação.

A reunião contou com a presença dos diretores do SINTE-PI, do governador Wellington Dias, Secretários de Educação Rejane Dias, Administração Franzé Silva, e Fazenda Rafael Fonteles, além de assessores e procuradores do estado.

    A proposta do governo do estado para tentar evitar a greve uma greve na educação foi pagar o reajuste do Piso dos professores de 11,36% em três parcelas a serem pagas em janeiro, agosto e dezembro/2016. Para os administrativos que na última reunião não foi apresentada nenhuma proposta, o governo se comprometeu em sentar com os secretários e rever a lei que regulamenta o reenquadramento dos servidores.

    Ainda sobre o reajuste dos administrativos, os dirigentes do SINTE-PI recordaram que desde o ano passado houve um descumprimento de lei aprovada que previa um reenquadramento, e que a partir dele haveria um reajuste nas classes dos administrativos de nível médio e superior, o que daria uma melhoria nos salários desse segmento.

     O SINTE-PI se colocou a disposição do governo do estado para nova negociação, onde o governo possa apresentar uma proposta melhorada para os professores e a sanção da lei dos administrativos.

     Dia 15 de fevereiro, a partir das 8 horas está mantida a assembleia geral no Teatro de Arena, onde a categoria deverá apreciar as propostas e deliberar sobre os rumos da greve, e às 10 horas acontece um ATO Nacional coma participação de vários sindicatos da federação e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, para reforçar o coro e denunciar os estados que não estão cumprindo o piso dos professores, contrários às Organizações Sociais (OSs) nos órgãos públicos e contra a militarização das escolas públicas.

Fonte: SINTE-PI

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

"Virose da mosca" lota os hospitais. Saiba como se prevenir!

Você já percebeu que os hospitais estão lotados? Não importa se são públicos ou particulares, mas estão! Boa parte dos atendimentos refere-se à doença do momento, chamada de "virose da mosca". Somente na UPA do bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina, os médicos atendem 320 pessoas por dia, o que representa pelo menos 100 a mais da capacidade da referida unidade de saúde. E se você parar para perguntar aos pacientes o que eles estão sentindo, eles dirão quase a mesma coisa: Diarréia, vômito, febre, dor de cabeça e moleza no corpo. Estes são os sintomas desta virose, motivo de preocupação para as autoridades de saúde, que ainda nem travou uma batalha eficaz contra o Zika vírus.

O agente transmissor da doença pode ser vírus ou bactéria. O vírus ou a bactéria, transportado(a) pelas moscas, fica alojado(a) nos alimentos ou na água. Somente com a realização de exames é possível detectar qual seja. Os casos de "virose da mosca" aumentaram nas últimas semanas com a proliferação dos insetos neste período chuvoso. As medidas de combate ao problema são simples e antigos: Sempre lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer, procurar conservar bem os alimentos (na geladeira ou cobertos), manter a higiene da casa e sempre beber muita água para evitar a desidratação. As moscas circulam em vários lugares, como lixos, comidas estragadas e animais em estado de putrefação. 
Fonte: Cidade Verde

Porte de CNH e Licenciamento podem deixar de ser obrigatórios

CNH poderá deixar de ser obrigatório
Projeto de Lei 8022/14, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, pode dispensar o porte orbigatório da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. 
 Segundo as autoras do projeto, a ex-deputada Sandra Rosada e a deputada Keiko Ota (PSB-SP), autoridades de trânsito possuem sistemas online que torna desnecessário os portes dos documentos já que a identificação da situação do condutor e do veículo ocorre instantaneamente.
 De acordo com o projeto, em casos de eventuais problemas nos sistemas, a multa e a pontuação na carteira serão canceladas se o condutor apresentar a CNH ou o comprovante de pagamento do licenciamento no período de 30 dias.
 Para ser aprovado o projeto, uma emenda foi anexado, acrescentando o porte obrigatório de outro documento legal de identificação do condutor. O texto aguarda ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Portalmeionorte

Homem é esfaqueado e morto em Parnaíba

Mais um homicídio foi registrado no Bairro São Vicente de Paula em Parnaíba. Desta vez o crime ocorreu na Praça Arimateia Carvalho no Conjunto Joaz Souza em frente a Unidade Escolar Jeante Souza em Parnaíba, litoral do Piauí.

Um homem identificado preliminarmente por “Alan” é acusado de esfaquear o nacional Candido Gomes de Araújo, de 27 anos também conhecido por amigos e familiares por “Candinho”. Segundo informações de pessoas que presenciaram o momento do crime, a vítima estaria na companhia de mais 4 pessoas, inclusive do acusado, usando o sinal de internet pública via Wi-fi instalado na citada praça, quando se iniciou uma discussão.
Segundo populares nesta discussão houve troca de socos, a vítima recebeu uma profunda facada e ainda chegou a caminhar alguns metros para buscar ajuda, mas deitou em um dos bancos da Praça e ‘apagou’. A população ainda acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entretanto a equipe já encontrou ‘Candinho’ sem vida e apenas constatou o óbito
A Policia Militar foi acionada e isolou a área para a Perícia, outras duas viaturas fizeram rondas em busca do acusado, mas até o fechamento desta reportagem não o encontrou. Informações não oficiais é de que o acusado do homicídio teria vindo de Teresina-PI suspeito de outros crimes, o proprietário de um barzinho próximo aonde o crime ocorreu, nos repassou que ‘Alan’ (acusado) é bastante violento após ingerir bebidas e também falou que a vítima nunca se envolveu em brigas ou confusões.
Mais informações sobre caso a qualquer momento.
Fonte:Roberto William | Folha de Parnaíba

Aniversariante na Família Seixas

PARABÉNS - SOCORRO SEIXAS
Desta vez é de Socorro Seixas, que completa mais um ano de vida nesta quinta-feira 11, aos seus 54 naos de vida, familiares e amigos desejam parabéns, felicidades, saúde e muita paz para esta mãe guerreira muito batalhadora. A professora tem uma grande história na comunidade Barra do Longá. Parabéns

MENSAGEM DA FAMÍLIA

Hoje nossos corações batem mais forte e mais acelerados ao lembrarmos do seu aniversário. Que seus sonhos no dia de hoje marquem uma presença no calendário do destino com horas e dias exatos para se tornarem realidade, pois é isso que você merece.

Todo carinho, consideração e apreço das pessoas que te cercam e principalmente o nosso que estamos sempre ao seu lado para o que der e vier, escrevendo uma história de amizade e de confiança, de lutas, de objetivos e de conquistas.


Toda felicidade que existe no mundo seria pouca para o que te desejamos. Você é um ser humano maravilhoso que semeia carinho, respeito e atenção por isso terá sempre fartas colheitas em sua vida.

Nós te desejamos um dia tranquilo e feliz. Parabéns, Socorro Seixas!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Escolinha São Cristovão Realizou Mais um Evento Esportivo em Barra do Longá

Em clima de carnaval a Escolinha de Futebol São Cristóvão de Barra do Longá, realizou mais um evento esportivo. Um torneio que durou poucos dias, mas realizado com sucesso, organizado por Cristóvão Vidal.
Caixa D'água
Desta vez a equipe campeã foi o time da Caixa D'água que venceu o Limãozinho por 2 x 0.
 Limãozinho




Edição e imagens: Ronaldo Bastos - Portal Longá

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Domingão de Carnaval em Barra do Longá

Domingo 07, Futebol e Carnaval de muita alegria e diversão. Ás 16hs, aconteceu uma partida de futebol entre amigos no campo santa Luzia, logo depois, muita gelada e passeio dos blocos pelas ruas de Barra do Longá. Blocos Raparigueiros, Bloco É Nós de Novo e bloco da 88. Aproximadamente 200 pessoas participaram da caminhada pelas ruas.
Organização: Ronaldo Bastos