sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CHAVEIROS PERSONALIZADOS - COM MIÇANGA

Capas para celular feitos de miçanga, faça já seu pedido!! Precinho camarada!! Procurar Kédina ou Kezia Matias em Barra do Longá.


Tribunal de Contas libera recursos do FUNDEF para Cocal

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) oficializou, nesta quinta-feira (21), o desbloqueio da conta do município de Cocal destinada ao recebimento dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). A conta havia sido bloqueada após denúncias inverídicas feitas pela oposição ao prefeito de Cocal, Rubens Vieira.

O desbloqueio da conta, feito pelo TCE, trouxe a verdade à tona e agora a verba poderá voltar a ser utilizada em prol da Educação de Cocal. “A decisão do TCE reafirma o nosso compromisso de usar o dinheiro público com responsabilidade e dentro do que manda a Lei. A decisão prévia, que bloqueou as contas, foi reformada pelo órgão porque as denúncias se mostraram inconsistentes e feitas de má fé, visando desgastar a minha imagem perante a população de Cocal. Agora a Justiça foi feita”, diz o prefeito Rubens Vieira.

A decisão, assinada por Waltânia Maria Alvarenga, conselheira do órgão, foi publicada nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial Eletrônico de Teresina.

Confira na íntegra a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Cocal:


Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Cocal informa que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE–PI), órgão que fiscaliza as contas dos municípios piauienses, determinou o desbloqueio imediato e sem ressalvas das movimentações na conta destinada aos recursos oriundos do antigo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

A decisão do TCE-PI, divulgada nesta quinta-feira (21), confirma a idoneidade dos processos e do uso do dinheiro público em todos os atos realizados pela atual administração do município e que não houve qualquer ato ilícito por parte dos gestores de Cocal na utilização da referida verba.

Além disso, a decisão legitima a continuidade das melhorias e benefícios destinados à Educação Municipal, uma vez que todos os atos estão abalizados pela transparência e legalidade necessárias. Como compromisso da Prefeitura de Cocal de desfazer mal-entendidos, foi realizada uma audiência pública que tratou do uso do recurso do FUNDEF, no dia 6 de janeiro de 2016, em que a população foi conclamada a ouvir os esclarecimentos dados pela assessoria contábil e jurídica do município.

Desta forma, a verdade prevalece e a Justiça foi feita, frustrando os que torcem contra o progresso de Cocal e favorecendo os que acreditam na força de um governo democrático e responsável. A Prefeitura de Cocal reforça aos cidadãos que continuará seguindo a Lei e todas as normas que norteiam a Administração Pública.

Fonte: Blog do Coveiro

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Polícia Civil prende umbandista acusado de molestar crianças em Araioses

A Policia Civil de Araioses, prendeu um homem identificado por Francimara ou Chico, na noite de (18 de janeiro), no cumprimento de mandado de prisão expedido pelo juiz da comarca de Araioses, Marcelo Fontenele Vieira.

Segundo as primeiras informações da polícia, a prisão do suspeito ocorreu na tarde de ontem no povoado João Peres, município de Araioses. O umbandista conhecido como Chico foi detido em sua residência, após denúncias anônimas indicando onde ele estava morando.

De acordo com o delegado titular, Sergio Rego, há dias a polícia vinha realizando investigações, no intuito de localizar o pai de santo. Chico, estava fora do povoado, contudo, ao se iniciarem os festejos da região, ele retornou para fazer seu “trabalho”, momento em que foi dada a voz de prisão.
O Caso

A polícia informou que tudo começou em outubro do ano passado quando uma mãe procurou o Delegado da cidade, Dr. Sérgio Rego, e comunicou que seu filho de apenas 11 anos, de iniciais A.D.S.P, estava sendo molestado sexualmente por Chico.

Foram iniciadas as investigações e logo apareceram outras vítimas do pai de santo. Foi descoberto que, além dele próprio abusar das crianças, colocava os meninos para praticar sexo entre eles e ficava assistindo às cenas. O Delegado representou pela prisão preventiva diante da gravidade e o juiz acatou.
Fonte: Araioses-Marcio Maranhão

No Maranhão, Homem Abatia Jumentos em Casa e Vendia a Carne

O flagrante aconteceu na Zona Rural de Caxias (MA), no Povoado Caxirimbus. O homem mantinha um matadouro em casa na Zona Rural, segundo informações ele  estaria vendendo a carne dos jumentos abatidos como se fosse de bovinos.
Após o flagrante, a vigilância sanitária apreendeu todo o estoque de carne que já estava pronta para a comercialização. As autoridades agora investigam se o homem estava realmente vendendo a carne como se fosse de bovinos, e se for comprovado o mesmo poderá ser penalizado por propaganda enganosa além de por em risco a comunidade, pois o matador de jumentos não sabe o estado de saúde que os animais se encontravam antes de serem abatidos.
Carne de Jumento é comestível?
Alguns estados do nordeste brasileiro como Ceará e Rio Grande do Norte já comercializam o jumento como carne saudável pois possui um elevado teor de proteínas e um baixo teor de gordura. Segundo alguns especialistas no assunto eles afirmam que a carne de jumento é idêntica a bovina no que se refere ao sabor. Em Caxias o único problema da comercialização desta nova iguaria está no fato dos consumidores não terem sido informados que estavam comprando a carne de jumento.
Fonte: Tecnoticias

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

NL CABELEIREIRO - BARRA DO LONGÁ

NL CABELEIREIRO, Rua do Chafariz, s/n 

HOMEM DE 90 ANOS TEVE 17 FILHOS COM A MULHER, 15 COM A CUNHADA E 1 COM A SOGRA

Uma família  que foge totalmente dos padrões tradicionais é uma das curiosidades do município de Campo Grande, região Oeste do Rio Grande do Norte. Essa é a história de um viúvo que se casou com uma jovem, com quem teve 17 filhos, simultaneamente manteve um relacionamento com a cunhada com quem também teve 15 filhos, e ainda se relacionou com a sogra com quem teve mais um filho. Uma trajetória, no mínimo exótica, porém, verdadeira e muito particular, podendo até mesmo se inédita no Brasil.
A família Oliveira Silva é formada por Luiz Costa de Oliveira, 90 anos, (chefe da família), Maria Francisca da Silva, 64 anos (esposa), Ozelita Francisca da Silva, 58 anos, (irmã de Maria Francisca – cunhada de Luiz) e Francisca Maria da Silva, 89 anos, (mãe de Maria Francisca e Ozelita – sogra de Luiz).Os detalhes de como essa família foi formada, foram contados pelos próprios integrantes durante o contato com a equipe de reportagem da Gazeta do Oeste. No começo da entrevista, após ser informado sobre o que seria o tema da conversa, a primeira frase dita por Luiz Costa foi: “A coisa que Deus fez mais bem feito no mundo foi mulher”. Demonstrando muita descontração e sem qualquer sinal de inibição, Luiz começou a contar a trajetória de vida que inclui um casamento oficial com uma mulher que ele identificou apenas como Francisca, com quem teve 17 filhos e ficou viúvo, e os relacionamentos com as irmãs Silva e a sogra que renderam a ele mais 35 filhos, 100 netos e 30 bisnetos.
Após ficar viúvo, Luiz conheceu Maria Francisca da Silva, que ajudou a criar os filhos da primeira mulher e ainda teve mais 17. Segundo ele, durante o tempo em que viveu com Maria, a irmã dela, Ozelita Francisca, sempre vinha cuidar do resguardo da irmã, ocasião em que acabou mantendo também um relacionamento amoroso com a cunhada que teve mais 15 filhos de Luiz. E para completar essa família mais que diferente, a sogra de Luiz também se relacionou com o genro e dessa relação nasceu mais um filho, somando um total de 50 filhos que Luiz diz ter conhecimento. “Eu posso até te outros filhos por aí e não saber, porque sempre gostei muito de namorar”, ressaltou.
GALANTEADOR  – As irmãs Maria Francisca e Ozelita Francisca contam que sempre conviveram bem com esta família diferente. Segundo elas, o segredo de Luiz sempre foi o jeito galanteador com o qual ele sempre tratou as mulheres. Segundo elas, ele sempre viveu do trabalho para casa e a única diversão dele era namorar. “Ele nunca maltratou nenhuma de nós, sempre cuidou bem dos filhos e nunca deixou faltar nada em casa”, relatou Maria Francisca.
A primeira mulher de Luiz que morreu e deixou 17 filhos, era natural de Assu e cinco dos filhos foram criados por Maria Francisca. Hoje, muitos filhos morreram, mas a família de Luiz já conta com mais de 100 netos e 30 bisnetos. “Eu não sei dizer o nome de todo mundo, mas sei que tenho muitos filhos, netos e bisnetos espalhados por aí”, acrescentou Luiz.
Luiz viveu a maior parte de sua vida e construiu seus relacionamentos amorosos no Sítio Poço Verde, zona rural de Campo Grande. Hoje, a maior parte da família reside em duas casas localizadas na Rua Artur Almeida, 55, conjunto IPE, Campo Grande. As casas, em especial, a de Luiz, expõem a simplicidade extrema. Sem luxo, sem móveis e sem estrutura básica como piso e paredes de concreto, porém, essa ausência parece não abalar a alegria de viver expressada pelos membros da família Oliveira Silva.
Vizinho à casa de Luiz, reside outra parte da família, todos moram juntos e dividem espaço, alimento, dificuldades, tristezas e alegrias. Um dos netos de Luiz, que é gêmeo, único caso de gêmeos que Luiz tem conhecimento, Cosme, disse que a vida da família é difícil, mas todos sobrevivem e se relacionam bem, apesar das dificuldades impostas pela falta de condições financeiras. “Aqui trabalho é muito difícil e o que fazemos para melhorar isso é estudar e trabalhar aqui e ali fazendo bicos”, ressaltou Cosme.
SAÚDE DE FERRO – Quanto ao segredo de tanta vitalidade e disposição para gerar tantos filhos e aos 90 anos ainda expor uma lucidez e uma saúde invejáveis, Luiz conta que não há segredo. De acordo com ele, a receita é simples: há 40 anos não fuma, não bebe e sempre se alimentou de comidas simples como feijão, arroz, batata, macaxeira e todos os alimentos que formam o cardápio do homem do campo. Luiz acrescentou que não tem doenças e não sente dores. “Não tenho dor em lugar algum do meu corpo, apenas hoje não consigo mais namorar, mais ainda lembro como mulher é bom”, comentou. Luiz é aposentado, mas diz que sente muita falta do tempo em que trabalhava na lavoura. “Eu sempre trabalhei e sinto falta de me movimentar, por isso, todo dia faço uma caminhada, não aguento ficar parado muito tempo”, declarou. Uma receita simples, de um homem simples, mas com uma história de vida pra lá de complexa.
MEMORIAL VIVO – A história da família de Luiz chegou até o conhecimento da equipe de reportagem do jornal Gazeta do Oeste a partir do projeto Memorial Vivo, que tem a frente o professor Júnior Liberato, da cidade de Campo Grande. O trabalho realizado pelo professor Júnior conta com a colaboração de estudantes do ensino médio e tem como objetivo divulgar a cultura da região e levantar fatos históricos e curiosidades. O projeto dispõe ainda de um telão cultural, onde todo o material coletado é repassado para a população através de um telão instalado em praça pública.
Fonte: Lusopt.news

Grupo especial da PM começa a exterminar assaltantes de banco no MA

O governador Flávio Dino (PCdoB) colocou em campo, desde o último sábado 16, o que deve ser o início de uma nova Operação Tigre no Maranhão, deflagrada pela primeira vez na segunda metade do século passado, quando o então governador, João Alberto de Souza (PMDB), deu carta livre para que policiais militares bem treinados abrissem guerra contra o crime organizado.

CAVEIRA! Após trabalhos em Icatu e Morros, homens da Cosar já estão a procura dos assaltantes de banco que tocaram o terror em Paraibano e em Alcântara.

Partindo da mesma concepção de João Alberto à época – de que o Maranhão está vivendo uma guerra, o que obriga o Governo a partir para o enfrentamento direto – Dino autorizou ao seu novo Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Pereira, a formação de uma tropa especial qualificada para combate às ações de quadrilhas de assaltos a agências e instituições financeiras no interior do estado. Os treinamentos aconteceram na selva no município de Imperatriz e foram ministrados pelo 50º BIS, unidade do Exército Brasileiro sediada naquela cidade. O 12º BPM de Estreito e a 12ª CI de Rosário participaram dos treinamentos e, em São Luís-MA, o 24º BIL também prestou contribuição para a qualificação dos exterminadores de assaltantes.
Duas turmas já foram formadas – a primeira no primeiro semestre passado e a segunda na primeira semana deste mês – e ambas já mostraram a que vieram: abater bandidos.

Batizada por Pereira – único coronel caveira – com o nome de Cosar, a Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural abateu, logo na primeira ação, pelo menos dois suspeitos de participarem do assalto à agência do Banco Bradesco no município de Icatu. Nesta ação, três bandidos chegaram a sobreviver, por terem rapidamente decidido se entregar tão logo seus comparsas tombaram.
Na manhã desta terça-feira 19, a Cosar voltou a ser acionada após assalto a uma agência dos Correios na cidade de Morros. Como na primeira ação do grupo especial, os dois assaltantes também foram rapidamente abatidos.

Terminado o trabalho em Morros, a tropa especial – que age de forma independente das informações repassadas pela Inteligência – já está no encalço do grupo de cinco assaltantes que tocou o terror no município de Paraibano, também na manhã de hoje – e continua atrás dos outros cinco que assaltaram ontem o Bradesco em Alcântara.
Como nas duas primeiras ações infalíveis da Cosar, o resultado já é esperado. E será a Cosar a tocar o terror.
Fonte: Atual7

PARNAHYBA VAI A ARAOISES E PERDE DE VIRADA

O TIME DO TUBARÃO CONTINUA SUA PREPARAÇÃO PARA O CAMPEONATO PIAUIENSE .
O Tubarão do litoral jogou no Estadio Mariano Cardoso , saiu de Araioses -MA, com derrota por 2 x 1 para o time local, o time de Araioses que estreia no campeonato Maranhense contra o Sampaio correia no Próximo domingo dia 24.01. venceu de virada depois de tomar um gol de Bruno Rios do Parnahyba. O time do Parnahyba entrou em campo com o mesmo time que jogou os últimos 20 minutos contra o Santa quitéria.
O Parnahyba Entrou em campo com Ribamar, Sorin, Didi, Gilmar Bahia e Renan, Pio, Fernando Assis, Bruno rios e Vitinho, Baloteli e Puxinha.
O Bom time do Araoises entrou com Jeferson, Junior Caxias, Rogério, Lucas Melo, Jefferson, Paulo Roberto em pé: Neguinho,Mauricio, Alex Campus.Técio e Edinho.agachados.
Na Segunda etapa o time do Parnahyba sofreu o gol de Empate  aos 17 minutos em  um penalty duvidoso ,onde o Volante Pio escorregou e a bola bateu em seu braço dentro da área. Paulo Roberto foi la e empatou a Partida , então o Treinador Luis Miguel  trocou o Time todo.sofrendo assim o segundo gol . dai o time Azulino foi pra cima não deixou o Araioses Jogar mais ,no entanto o Gol não Saiu. resultado final 2x1 para o time da casa.
Fonte: Blog do Jonys

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Policia prende três assaltantes de alta periculosidade em Esperantina

Policiais integrantes da Força Tática, lotados na 4ª Companhia do 12º Batalhão da cidade de Esperantina, conseguiram prender no inicio da tarde de hoje (18/01), os assaltantes: Antonio Baixinho (Esperantina), Rubinho (Luzilândia) e Carlos Eduardo (Esperantina).
De acordo com o comandante da 4ª Companhia do 12º Batalhão, Capitão QOPM, Luis Gonzaga Albuquerque, os três elementos foram presos por volta das 14h30min no Bairro Pedreira. Segundo Albuquerque, o assaltante Antonio Baixinho tem diversas passagens pela Policia por assaltos, inclusive já puxou presidio.
Segundo o comandante uma denuncia anônima levou os Policiais Militares até os três assaltantes.
Luis Albuquerque disse que em poder dos três assaltantes foram encontrados várias roupas dentro de uma mochila.
O comandante informou ainda que logo após a prisão, os três elementos foram encaminhados para a sede da 13ª Delegacia Regional de Policia Civil do município para realização dos flagrantes e reconhecimentos das vitimas.
Fonte: Revista AZ

Mulher posa ao ser presa portando drogas e dinheiro em Teresina

Uma jovem identificada apenas como Amanda Josielli da Costa Oliveira, de 22 anos, foi presa por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, acusada de tráfico de drogas. A captura da mesmo aconteceu no Centro de Teresina, na noite do último domingo, dia 17 de janeiro.
De acordo com informações dos policiais do 9ª Batalhão da PM, que atenderam à ocorrência, Amanda, que já possui passagem por presídios no Piauí,  estava em posse de drogas e uma pequena quantidade em dinheiro. Ao ser colocada dentro da viatura policial, sorriu e ainda fez várias poses ao lado de outros presos.
A jovem, que reside no bairro Satélite, zona leste de Teresina, e estava usando tornozeleira eletrônica, foi aUtuada em flagrante e em seguida encaminhada para Central de Flagrantes, onde permanece detida aguardando decisão da Justiça. 
Fonte: Portal Meio Norte

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Campeonato Buritiense 2016

O Campeonato Buritiense teve inicio no último sábado 16,  o torneio promete ser um dos mais disputados de todos os tempos. 
Na tarde do último sábado (16), na primeira fase da competição, se enfrentaram as equipes do Aliança de Buriti dos Lopes x Ponte do Jandira. No confronto quem levou a melhor foi a equipe do Aliança que, com gols de Romarinho e André, venceu a ponte do Jandira por 2 X 0.


No domingo (17), o confronto foi entre as equipes do Estreito X Salgadinho 
A partida foi disputadíssima, jogo equilibrado dentro de campo, o Estreito, com um gol de Farias e dois do atacante Pilha, venceu o Salgadinho por 3 X 1. Maicon marcou o único gol da equipe do Salgadinho.
No próximo final de semana teremos mais uma rodada do Campeonato Buritiense. No sábado (23) se enfrentarão Nova Morada X Santa Luzia e no domingo (24) teremos o confronto entre Grêmio de São Domingos X Assentamento Iracema. Os jogos serão sempre às 16 horas.

Fonte: Portal Alerta Buriti

domingo, 17 de janeiro de 2016

Policia fecha cabaré e prende assaltante que acaba defecando nas calças dentro da viatura em Cocal

Dois rapazes ocupando uma motocicleta Honda Fan, 125cc, de cor vermelha, identificados como Genilson Siqueira Rodrigues, de 18 anos, natural de Cocal, e o homicida Jordan Nathaniel Sampaio Melo, conhecido como "Natan", de 19 anos, residente em Teresina, foram presos no inicio da noite deste sábado (16/01), horas depois de realizarem dois assaltos e tomarem de duas mulheres seus celulares, respectivamente, no centro do município de Cocal.

Uma equipe de Policiais Civis e da Guarda Municipal coordenados pela Delegada Daniella Dinali, estavam em diligências quando avistaram em um posto de combustível próximo a escola Chico Monção, um rapaz em uma motocicleta com as mesmas características descritas pelas vitimas. O suspeito era Genilson Siqueira, que foi conduzido à delegacia de Cocal e confessou sua participação nos delitos.
Na foto: Genilson Siqueira Rodrigues, de 18 anos, natural de Cocal
O primeiro roubo aconteceu por volta das 17h30min, na loja Esquina da Moda, situada na Praça do Mercado. Um dos acusados desceu da moto com a mão na cintura dando a entender que estava armado e anunciou o assalto. Ele subtraiu o aparelho celular de uma funcionaria do estabelecimento que se encontrava atendendo uma pessoa.


Dando continuidade as buscas, a equipe coordenada pela Delegada Daniella Dinali com o apoio da Policia Militar, localizaram o segundo suspeito, identificado como Natan. Ele encontrava-se em um cabaré recém-inaugurado no Bairro Santa Luzia que é pertencente a sua companheira. Ao ser encaminhado para o distrito policial, Natan acabou defecando nas calças dentro da viatura, "prejudicando" o trabalho da policia, pois o fedor tomou conta da viatura e das dependências da delegacia. As demais pessoas que estavam na prostíbulo também foram conduzidas a DPC para prestarem esclarecimentos.
Na foto: Homicida Jordan Nathaniel, conhecido como "Natan", de 19 anos, residente em Teresina
Na sequência eles tomaram o celular de outra mulher que foi abordada enquanto estava sentada na calçada de uma residência, localizada nas proximidades da quadra de areia. 
O garupa agiu do mesmo modo, anunciou o assalto com a mão cintura para dar a entender que estava armado, só que dessa vez com um boné cobrindo uma parte do rosto. Após os roubos a dupla fugiu tomando rumo ignorado 
A dupla e a moto foram reconhecidas pelas vitimas, mas os aparelhos celulares não foram recuperados. 

Histórico de Natan

O Agente da Policia Civil, Walter Brune, informou que Natan teve a  adolescência conturbada com a pratica de muitos atos infracionais e passagens pelo Complexo de Defesa da Cidadania, conhecido como "Complexo do Menor", acumulando assim, uma vasta ficha criminal em Teresina.
No dia 19 de janeiro de 2013, na Praça de Esportes do Bairro Francisca em Teresina, o acusado ceifou a vida de um homem com perfurações produzidas com uma espécie de espeto de ferro (confira aqui). Nessa época ele era menor de idade.
Ainda de acordo com o levantamento feito pelo policial Walter Brune, Natan também responde na justiça por uma dupla tentativa de homicídio ocorrida na madrugada do dia 15 de junho de 2015, em um matagal situado no Bairro Santa Maria das Vassouras, também na capital piauiense (clique aqui e confira). Ele foi preso por este crime, mas foi posto em liberdade no dia 18 de agosto de 2015, por força de um habeas corpus  (clique aqui e confira).
Moto usada nos assaltos 
Fonte: Blog do Coveiro

FESTEJO DO POVOADO SÃO PEDRO - SALGADO


TCE bloqueia conta bancária da prefeitura de Cocal.

Nesta última quinta-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI, a partir de uma decisão monocrática despachada pela Conselheira Waltânia Maria N. de Sousa Leal, fez bloqueio na movimentação da CONTA 16.062-8; AGÊNCIA 1777-9, que corresponde à conta que foi depositado o recurso milionário do antigo FUNDEF, hoje regido pelo FUNDEB do município de Cocal.

A ação foi imperada pelo SINDSERM - COCAL, em virtude do prefeito não ter cumprido decisão judicial, onde a mesma designa que o RECURSO MILIONÁRIO no valor R$ 16.123.392,46, ganho pelo município de Cocal em ação contra União Federal, deveria ser depositado na conta do município e administrados em teor dos art. 3º, 4º e 11º do FUNDEF, hoje inseridos no artigo 19 do atual FUNDEB, em razão da extinção do FUNDEF


A decisão monocrática foi concedida, como medida cabível para impedir conduta ilegal do atual gestor Rubens Vieira. Como garantia após decisão judicial o pagamento conforme a Lei 11.494/2007 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, em seu art. 22. 
Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

Homem morre após sofrer descarga elétrica e cair de caminhão tanque em Cocal

Um acidente de trabalho ocorrido na noite deste sábado (16/01), por volta das 21:00 horas, no município de Cocal, resultou na morte de um homem natural da cidade de Joaquim Pires, identificado como Gean Carlos Ferreira Pereira, de 40 anos. O homem caiu de uma altura aproximada de 5 metros, após sofrer uma descarga elétrica.
Segundo testemunhas, o homem estava em cima de um caminhão tanque manuseando uma régua metálica utilizada para medição de combustível, quando acidentalmente a fita métrica tocou numa fiação fazendo com que a vitima sofresse uma forte descarga elétrica e despencasse do veiculo batendo violentamente a cabeça contra o solo. 
Uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e constatou o óbito. Policiais Civis e Militares estiveram no local realizando o isolamento da área. Equipes da Pericia Criminal e do Instituto Médico Legal estão a caminho de Cocal para realizar a pericia e a remoção do corpo para o posto avançado do IML em Parnaíba.
Fonte: Blog do Coveiro

Sousândrade divulga gabarito errado em resultado de concurso para professor do MA

Erro pode ter eliminado milhares de candidatos. Fundação, Seduc e sindicato foram solicitados a se manifestarem sobre o caso

A Fundação Sousândrade (FSADU), realizadora do concurso para professores da rede pública estadual de educação, divulgou a relação de candidatos aprovados para a prova de títulos do certame com uma questão com gabarito errado. A denúncia é do blog do professor de Geografia Hilton Franco, que afirma ainda que o erro pode ter eliminado milhares de candidatos – o que deve ser observado com atenção, já que, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), exatas 83.468 pessoas se inscreveram no concurso.

Na publicação, Franco toma como base para a afirmação o grave depoimento da candidata Camila Trajano Borges e Jorge, que se inscreveu para o cargo de professora de Língua Estrangeira - Inglês. Segundo ela, a Sousândrade distorceu seu recurso sobre uma das questões do certame.

"Consultem a resposta que a FSADU dá ao recurso de vocês. No meu caso, eles distorcem até o que eu pedi. Na questão 30, peço que a correta seja a letra B e eles dizem que pedi a C", relata Camila em uma fan page da rede social Facebook 'Concurso Professor do Estado do Maranhão 2015/2016'.
Após a publicação feita pela candidata, dezenas de outros candidatos também criticaram e denunciaram o mesmo erro pela Fundação Sousândrade no concurso público promovido pelo Governo do Maranhão para recomposição do quadro de professores da Seduc.

"Essa fundação é um circo. Palhaçada. Quanto mais eles tentam acertar, mais eles erram", apontou a professora Maria Aldenora Cena.

"Também aconteceu o mesmo comigo. Eles distorceram o que pedi. Disseram que eu pedi a letra C (tendo pedido a B como correta que nem os colegas aqui). E ainda confirmaram mesmo (admitiram) que o item II está errado! Como assim??", questionou o candidato Rafael Matos.

"Gente aquela questão 30 o gabarito continua errado, não é letra C, a resposta certa é letra B, pois a afirmativa II, está incorreta, não é duas horas semanais e sim mensais, entrei com recurso, no parecer deram deferindo, só que aleguei resposta B e no parecer eles, não sei como, dizem que requere resposta letra C. Não sei como proceder agora, por essa questão fiquei fora", denunciou a candidata Elanne Marinho Sá.
Vale lembrar que a Fundação Sousândrade, neste mesmo concurso da Seduc, é acusada ainda de ter plagiado diversas questões de vários concursos pelo país. Segundo o professor Hilton Franco, quase 10 questões das provas de conhecimentos gerais foram apontadas pelos candidatos como tendo sido plagiadas da internet. Em todas, a essência das perguntas é a mesma, mudando apenas algumas palavras ou cortando alguns trechos.

Como, segundo os candidatos, a FSADU e a Seduc não sem manifestaram sobre nenhuma das duas denuncias, o Atual7 entrou em contato com a entidade e a Secretaria, e aguarda respostas aos questionamentos feitos. Também foi solicitado o posicionamento da Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), comandado pelo professor Júlio Pinheiro, sobre os dois casos.

Abaixo, o trecho do recurso interposto pela candidata Camila Jorge, pedindo que seja considerada correta a letra B da questão 30, e a resposta dada pela Fundação Sousândrade, afirmando que a candidata pediu que a resposta correta da mesma questão fosse outra completamente diferente, a letra C:

Facan

Por esse problema das questões, a Sousândrande ainda terá de realizar um novo teste com os 18.926 candidatos das áreas de Educação Física, Matemática e Química que tiveram suas provas anuladas por conta de uma pane elétrica nas dependências da Faculdade Facam, onde 2.385 candidatos realizariam suas provas no dia 20 de dezembro.

Um novo edital foi lançado remarcando a data da prova para este domingo 17 e, mesmo com esse acréscimo, o cronograma oficial do concurso, conforme foi previsto em edital, seguirá já nas datas marcadas, inclusive já tendo o Governo do Maranhão, alheio as denúncias de plágios e de gabarito errado pela FSADU, convocado os candidatos aprovados na 1ª fase do concurso, para a prova de títulos.
Fonte: Atual7beta

TA NA NET

Em tarde sem chuva o pôr do sol em Barra do Longá é visto como um dos pontos mais perfeito da região, assim é o fim de tarde na terra do encontro dos rios Parnaíba e Longá. 

Sem peixes nos rios pescadores fazem passeio pelos rios Parnaíba e Longá. Os rios vem sendo tomado por capim e sua margem está ganhando a cor natural do verde contemplado com o cantar dos pássaros. Tudo isso devido ha algumas chuvas que passaram por aqui nos últimos dias.


Conterrâneos fazem passeio e rever os familiares em Caxingó, Estreito e Barra do Longá. Assim estão sendo os primeiros dias do mês de janeiro, iniciando a ida e vinda do povo de nossa terra.