sábado, 28 de janeiro de 2017

Em Araioses populares revoltados com morte de pai e filho destroem casa de acusado

O corpo do idoso conhecido por Naura que estava desaparecido desde a noite de sábado para domingo, foi encontrado na tarde de Sexta-Feira em um área de matagal a uma distancia de 3 KM de sua residencia.

A população do povoado esta em busca do segundo corpo, que é do José Arimateia filho do idoso.

As informações sobre os assassinatos ainda não são concretas, estamos esperando uma publicação por parte da SSP/MA;

A população ficou indignada com a brutalidade do crime, e derrubou duas casa de um dos acusados dos homicídios, esse está preso;

Quando a depredação das casas se finalizou, as pessoas, ainda iradas, se dirigiram ao centro de Araioses, mais especificamente, à Delegacia de Polícia Civil, onde quebraram o portão do prédio público e tentaram entrar nas celas da delegacia, mas foram impedidos, pois não conseguiram arrebentar as portas. Os populares estavam em busca do suspeito, para que pudessem linchá-lo, mas o acusado não se encontrava mais na delegacia de Araioses. Acredita-se que ele tenha sido transferido para Tutóia, a fim de, justamente, prevenir que os “justiceiros” fizessem algo pior.
Unidades da Polícia Militar de Tutoia e da PRF de Parnaíba foram acionadas no sentido de conter uma revolta da população por conta de dois homicídios, Na cadeia de Araioses havia apenas um policial e um carcereiro para conter a revolta, os Polícias Militares local estavam em outra ocorrência.  O reforço de Parnaíba e Tutoia foi preciso e evitou o pior.


Casa do acusado destruída pela população revoltada no povoado Capitão
O local onde encontraram o corpo do idoso
Fonte:Djair Prado

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Aeronave da PF pousa no aeroporto de Teresina e levanta especulações

Sempre que um avião da Polícia Federal pousa em solo piauiense, as imagens logo se espalham pelas redes sociais, deixando muita gente de coração e mala na mão.
E nesta quinta-feira (26/01), mais uma vez, agentes da PF desembarcaram no aeroporto Petrônio Portella, conforme confirmado por telefone pelo atendimento da Infraero.

A assessoria da Superintendência no Piauí nega que desencadeamento de operações no estado.

“Pode ser alguma escala técnica ou um trabalho de rotina de outra superintendência que não nos foi repassado”, segundo repassado pelo núcleo de Comunicação ao 180graus.


A última vez que se tem notícia da aterrissagem de equipes da PF em Teresina foi em abril do ano passado, quando a aeronave fazia o traslado do corpo do policial militar Clemilton Alves de Sousa, vítima de acidente em Goiás.


O piauiense servia à Força Nacional.
Informações: 180º

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Universidades portuguesas aceitam notas do Enem para ingresso de alunos brasileiros

Para quem pensa que estudar na Europa é muito complicado e um passo muito grande a ser dado precisa ficar atento aos métodos de ingresso para diversas instituições de Portugal. Desde de 2014 é possível passar para grandes universidades através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Universidade de Coimbra, por exemplo, estudantes que fizeram o exame a partir de 2014, podem tentar uma vaga, tanto para graduação quanto para mestrado.
Os alunos que se formarem no estabelecimento terão o diploma reconhecido internacionalmente e as inscrições para o ano letivo de 2017/2018 se encerram no dia 24 de janeiro. A candidatura é realizada on-line e serão exigidos documentos como identidade, documentos com as notas do Enem, e uma declaração de que o candidato não possui nacionalidade portuguesa.
Além da Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico do Porto, Universidade do Algarve e a Universidade Beira Interior são algumas das instituições que permitem o ingresso dos alunos através de notas do Enem.
Para mais informações sobre o processo de entrada na Universidade de Coimbra utilizando o Enem, clique aqui.
Fonte: EXTRA

Francilurdes Percy Entrega Novo Aparelho de Ultrassonografia ao Pronto Socorro de B. dos Lopes

A secretaria de saúde Francilurdes Percy esteve no Pronto Socorro na manhã desta terça – feira (24) onde entregou um aparelho de Ultrassom Convencional, adquirido pela secretaria de saúde.
O aparelho de Ultrassom Convencional – Digital 3D (completo) auxiliará nos serviços de radioagnóstico do Município na realização de exames abdominais, ginecológico, obstétricos, mama, pequenas partes, músculo esquelético, vascular abdominal, periférico…

Nesta terça – feira (24) Dr. Antonio Marcal de Sousa Val (Clínico Geral, ginecologista e obstetra) atendeu 30 pacientes gestantes e fez exames de ultrassom. 


Informações: Portal Buritiense

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PRF apreende veículo clonado em Parnaíba.



Uma equipe da PRF abordou nesta terça-feira (24), no KM 32 da BR 343 em Parnaíba, um veículo modelo Gol placa EKL 5441 - São Paulo. O condutor identificado como Francisco José de Souza, de 30 anos, natural de Buriti dos Lopes, apresentou documento falso depois que os policiais averiguaram a numeração do chassi, visto que o veículo em questão tinha restrição de furto/roubo em Novo Gama-DF, ocorrência registrada através de um B.O em 09 de Julho de 2016.
Ficou constatado que a placa original JHX 2279 DF, tinha registro de veículo roubado. O caso primeiramente foi levado para central de flagrantes, sendo encaminhado na sequencia para delegacia de policia federal.
O proprietário que ostentava o veículo é natural de Buriti dos Lopes e foi libera após esclarecimentos.

O caso segue sob investigação com instauração de inquérito policial.
Após prestar depoimento o acusado foi liberado da detenção e o carro ficou apreendido.
Fonte: Portal do Catita

Acusado de estupro é capturado por populares em Murici dos Portelas

João Batista “Mandi” é reincidente e já teria cumprido uma pena de 05 anos
Um homem identificado como João Batista Sousa, vulgo Mandi, foi conduzido para Delegacia de Polícia da cidade de Joaquim Pires depois de ter sido capturado por populares na região do município de Murici dos Portelas. O fato teria corrido na tarde desta segunda-feira (23/01).
Uma guarnição do Grupamento da Polícia Militar - GPM de Murici dos Portelas coordenada pelo sargento Ribeiro conduziu o acusado de estupro e outros crime até a Delegacia.
João Batista “Mandi” é reincidente e já teria cumprido uma pena de cinco anos em um presídio da cidade de Esperantina.
FONTE: Portal do Catita

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Piauienses devem se vacinar contra febre amarela, recomenda Ministério da Saúde

As doses da vacina estão disponíveis nos postos de saúde dos municípios.
A Secretaria de Estado da Saúde intensifica medidas para barrar a entrada e a circulação do vírus da febre amarela no Piauí e orienta a população que procure as unidades básicas de saúde para que se vacine contra febre amarela. No Piauí, não há casos notificados da doença, mas por recomendação do Ministério da Saúde, há 58 municípios com a possibilidade da presença da doença no Estado.

No período de 2008 a 2016, foram notificados sete casos suspeitos, mas todos descartados. No entanto, por precaução, recomenda-se que os municípios orientem a sua população a procurar as unidades básicas para receber a vacinação, não só para as cidades presentes na relação divulgada pelo Ministério da Saúde, mas toda a população do Estado. 

A vacina de febre amarela faz parte calendário nacional de imunização e as doses são distribuídas regulamente nas unidades básicas de saúde dos municípios. Estão disponíveis no estoque 18.420 vacinas e agora no mês de janeiro serão distribuídas mais 27.750 para reforço da cobertura vacinal. 

O esquema vacinal contra a febre amarela é de uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Devem se vacinar pessoas que querem atualizar o cartão de vacina e principalmente as que irão viajar para esses locais que estão em alerta ou com casos da doença no Brasil. 

“O Estado se antecipa e reforça a distribuição das doses das vacinas para esses 58 municípios, mas não vai só se deter a ações apenas nesses municípios, iremos fortalecer nossas unidades de vacinas com material imunobiológico a mais para que possamos garantir a vacinação à população”, declara Herlon Guimarães, diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde. 

A Secretaria de Estado da Saúde também realizará algumas medidas voltadas às epizootias, que são doenças causadas por animais. No caso da febre amarela, em particular, macacos, por serem hospedeiros na forma silvestre do vírus, serão capturados e por meio de coleta de sangue, serão feitos estudos para que se possa identificar se há a presença do vírus circulante dentro do Estado do Piauí.
Informações: Acesse Piauí

Ônibus da banda Mala 100 Alça se envolve em acidente e deixa um morto no Piauí

Um acidente envolvendo um ônibus da banda de forró Mala 100 Alça deixou um homem morto na manhã desta segunda-feira (23/01), em Picos. O pedestre atravessava uma avenida, quando teria se desequilibrado e em seguida sido colhido pelo ônibus. A vítima teve morte imediata.
O pedestre identificado por Manoel, de 44 anos, morava em São Paulo e seguia para Jaicós, acompanhado da esposa e da filha. A família fez uma parada antes do destino final em razão de problemas no carro. A esposa contou que o marido atravessava a avenida para ir até um loja de auto peças. Eles vieram ao Piauí a passeio.

O ônibus seguia de Parnaíba, litoral piauiense, para o município de Araripina, Pernambuco.


Fonte: Grande Picos.

Onça-preta ataca animal no município de Buriti dos Lopes.


O ataque do felino aconteceu no sábado(21) próximo ao pasto da propriedade do senhor Machado Ribeiro no povoado rio Pirangi cerca de 6 km da cidade de Buriti dos Lopes.
O Vaqueiro encarregado dos animais e da fazenda foi quem encontrou o cavalo com vários ferimentos pela cabeça. Supostamente o vaqueiro, deduziu que tenha sido uma onça preta que há muito tempo ronda pela região atacando novilhas de cabras e bodes e outros animais.

-A boca da noite, nós escutamos o ronco "Dela" nos altos dos morros. "Ela" fica espreitando as cabras e as ovelhas. Nós já vimos às pegadas "Dela" pelos matos próximo a casa. Os cavalos e os cachorros ficam ariscos quando escutam o ronco da onça na boca da noite. Disse o Vaqueiro.

A onça-preta é da mesma espécie da pintada (Panthera onça), apenas não desenvolveu a coloração característica da espécie. Uma das hipóteses dos cientistas, é que a preta tenha maior sucesso na camuflagem na Caatinga, extremamente ameaçada de extinção no Nordeste brasileiro, a espécie é considerada o maior felino das Américas.
Com informações: Diário Buritiense

domingo, 22 de janeiro de 2017

2º Torneio de Futevôlei arena Passa Tempo em Barra do Longá

A segunda edição do torneio de futevôlei aconteceu em Barra do Longá na manhã deste domingo 22, (arena Passa Tempo) as duplas bem treinadas demonstraram habilidades durante as jogadas. Sete equipes participaram do torneio uma de Buriti dos Lopes e seis de Barra do Longá. Uma manhã de sol e chuva marcada por encontro e reencontro de novos e velhos jogadores de futebol. 
Pequeno e Célio
Marquinhos e Daniel 

Bruno e Tiago
Paulo e Rayan os vencedores da competição


Mateus e Tigrão
Garcia e Romárcio


Afrânio e Jean 




Pedreiro constrói casa de cabeça para baixo e faz sucesso na web

O pedreiro aposentado Valdivino Miguel da Silva resolveu construir uma casa um tanto diferente, que vem atraindo a atenção e curiosidade dos moradores de São Mateus, no norte do Espírito Santo (ES). A residência está de cabeça para baixo, isso mesmo!

Apesar de estar invertida, com telhado, chaminé e caixa d’água no chão, a construção conta com quartos, banheiro e cozinha, exatamente como uma casa comum. Ainda tem porta e janelas, que ficam posicionadas no alto. A entrada oficial é pelos fundos.
"Trabalhei muito tempo com obras em Colatina [noroeste do Espírito Santo] e depois que me aposentei resolvi fazer uma coisa diferente. E decidi fazer uma casa de cabeça para baixo", explicou Valdivino em entrevista. Segundo ele, a família não vai morar na casa, pois será alugada.
Fonte: Com informações do Catraca Livre

Seleção buritiense vence e confirma a classificação

A noite de sábado 21, foi de grande importância para o esporte buritiense. A seleção buritiense fez mais um grande jogo válido pela Copa Norte de Futsal, enfrentou a grande equipe do 4 de Julho que esteve na frente do placar por duas vezes. O Ginásio Esportivo Governador Mão Santa, em Buriti dos Lopes ficou pequeno diante de tantos torcedores e muitos deles chegaram uma hora antes dos jogos.

Jogando em casa, a equipe contou com o apoio da grande torcida que a cada gol vibrava dando assim maior incentivo a seu time. O torcedor foi um jogador a mais durante todo o jogo e resultou em um placar de 8 X 6, para o time buritiense .
Com 100% de aproveitamento e grande número de gols nos jogos, o time é um dos grandes favoritos ao titulo da copa norte.
Fisioterapeuta  Daniel