quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O concurso Público de Buriti dos Lopes realizado neste último domingo, 10 de janeiro, representaria um sonho para milhares de candidatos oriundos não só da cidade, mas de diversas outras do Piauí, se não estivesse sob suspeita pela má qualidade das provas e consequentemente péssima escolha do Instituto Machado de Assis, que diz em seu slogan ter : SERIEDADE, COMPROMISSO E COMPETÊNCIA. Estas qualidades não foram verificadas pelos candidatos haja vista que as provas de todos os níveis e cargos apresentam erros grosseiros de questões ortográficas, de sentido e de compreensão textual, etc.
Diversas provas e questões comuns a todos os cargos e específicas precisam urgentemente serem revistas e o recursos fundamentados encaminhados pelos candidatos serem aceitos para contornar a péssima elaboração de alternativas ou de textos e enunciados motivadores.
Na prova, por exemplo, de língua portuguesa para os cursos superiores, das 10 questões apresentadas, pelo menos 6 devem ser revistas ou anuladas por expressarem erros de formulação, indução ao erro, clareza nos enunciados, profundidade de análise textual, duplicidade de alternativas ou ausência delas.
Nas provas de ensino fundamental, o Instituto desconsidera a capacidade intelectual dos candidatos, pois das 15 questões propostas, 6 estão com problemas sérios de ortografia. A questão 4 apresenta 2 alternativas corretas já que não se separam os vocábulos PNEU e QUÃO. A questão 1 também apresenta 2 alternativas erradas: (A) PENCHINCHAR e (B) RISOLE. Estes e outros exemplos só confirmam a baixíssima qualidade de uma prova de concurso que poderá decidir o futuro de dezenas de candidatos que se empenharam dias e dias estudando, baixando provas da instituição e pesquisando sobre a seriedade desta.
Inúmeras têm sido as reclamações de candidatos desde retificações absurdas no edital conflito e confusão nos endereços e itens de recursos para questões, valor abusivo da taxa de inscrição para curso superior no valor de 100 reais e apenas um fiscal por sala de aula no dia da prova.
A responsabilidade maior pela realização do concurso é da contratante, no caso a Prefeitura de Buriti dos Lopes que não se assegurou da qualidade da contratada. Pelo valor exigido na inscrição e a arrecadação estimada, subentende-se má fé dos envolvidos por prestarem um serviço precário comprovado pela qualidade da prova.
Outras questões podem ser levantadas sobre este concurso que parou a cidade por um dia e colocou para milhares de candidatos a possibilidade de aprovação exclusivamente pelo mérito, competência e esforço pessoal desvinculado da indicação política.


Texto: Professores de Buriti dos Lopes

Fonte: Portal Buritiense

IMAGENS FORTES - Duas pessoas morrem ao colidir com uma carreta na BR-010 no MA.

Na manhã da última segunda-feira (11), um homem identificado como Lucas Alves Teixeira de Souza, de 19 anos, e uma pessoa ainda não identificada morreram após um acidente na BR-010, Km 346, nas proximidades do Banho dos Perdidos, que fica a cerca de 20 Km Açailândia-MA.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão aconteceu entre uma carreta que estava carregada de madeira e um carro de passeio modelo Golf com placa de Porto Franco. As duas vítimas estavam no veículo pequeno.
A PRF, também, informou que o motorista da carreta destacou que o condutor do Golf foi realizar uma ultrapassagem, mas acabou colidindo.

As vítimas do acidente foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML), em Imperatriz.

Fonte: NoticiaMa.Com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O garimpeiro piauiense Ribamar Pereira Alves está internado no hospital Nossa Senhora de Nazaré, na cidade Tucumã, no Pará, há cerca de 20 dias. O homem entrou em coma depois de ser espancado durante um roubo. As informações sobre o crime ainda são desencontradas, porque as agressões causaram lesões no cérebro que afetaram parte da memória do garimpeiro. Ele lembra ser natural de Piripiri (157 km de Teresina) e pede ajuda para buscar familiares.
Alzirene Sousa, recepcionista do hospital, conta que o homem chegou à unidade de saúde bastante debilitado e ficou em coma por 15 dias. Durante o período em que esteve desacordado, Ribamar sofreu um AVC e está com o lado esquerdo do corpo paralisado, apresentando ainda problemas para falar. 

 
 "Estamos tendo muitas dificuldades para reunir informações concretas sobre ele. Tem poucos dias que ele acordou e conseguiu dizer o nome, nós não sabíamos nada porque ele chegou sem documentos. O que ele conta é que um acompanhante dele, que veio do Piauí com ele, bateu muito nele e levou tudo o que tinha, inclusive roupas, documentos e dinheiro. Ele está sem nada, recebendo ajuda de quem sabe da história e doa alguma coisa", declarou. 
Até o momento, a polícia não identificou nenhum suspeito do crime, porque Ribamar não consegue se lembrar do nome de quem estaria lhe acompanhando. Ele conta que chegou ao Pará há poucos meses e já estaria planejando retornar ao Piauí.  

O homem havia informado que os nomes de seus pais seriam José Pereira Alves e Maria do Nascimento Pereira Alves. Sua esposa Ana Pereira Alves e suas filhas, cujos nomes ele ainda confunde, Isabela e Vanessa Pereira Alves. Segundo ele, todos moram na comunidade Brejinho, zona rural de Piripiri. Qualquer informação pode ser repassada à equipe do hospital pelos telefones (94) 3433-1270, (94) 3433-3232 e (94) 99179-1716.  

Fonte: cidadeverde

Jovem de 22 anos perde a vida ao colidir contra muro na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Dentro de poucas horas esta foi a segunda tragédia com vítima fatal que aconteceu na cidade de Parnaíba neste domingo (10/01).


A primeira morte aconteceu por volta das 10h00min. Um homem identificado apenas como Moisés DPVAT perdeu a vida em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e ficou estendido no chão por mais de uma hora até a chegada do IML, que removeu o corpo para o posto avançado do Instituto Médico Legal, no bairro Frei Higino. A causa da morte ainda é desconhecida.
Algumas horas depois do ocorrido acima, outra fatalidade tirou a vida de mais um cidadão parnaibano. Desta vez a vítima foi o jovem Kedson Barros da Silva, de 22 anos, que residia no bairro São José. Kedson morreu após colidir sua motocicleta contra um muro do IBAMA, no Bairro do Carmo. Este caso ocorreu às 17h00min.
Segundo relatam as testemunhas que presenciaram o fato, o jovem pilotava uma motocicleta Honda modelo Tornado de cor vermelha em alta velocidade, quando perdeu o controle do veículo ao entrar no trecho conhecido como “curvão” (continuação da Beira-Rio [Avenida das Nações Unidas]) e colidiu contra o muro do IBAMA. No momento da colisão a vítima portava o capacete no cotovelo.
Por conta da violenta colisão, Kedson sofreu duas fortes pancadas na cabeça: uma ao chocar-se contra o muro e a outra, ao ir de encontro ao chão. O motociclista ficou caído até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que encontrou o jovem já sem vida.
Uma equipe da Polícia Militar foi acionada para isolar o local até a chegada da perícia. O corpo de Kedson foi removido para o posto avançado do Instituto Médico Legal, no bairro Frei Higino.
Fonte: Parnaíba em Nota

FESTEJO - POVOADO SALGADO - BURITI DOS LOPES


Grupo armado explode e saqueia o Banco do Brasil do São Cristóvão

Se todos os criminosos pudessem se reunir nesse momento em algum lugar para falar sobre os primeiros dez dias do ano de 2016, teriam muito a comemorar, no tocante às ações audaciosas, assassinatos, e crimes outros que vêm assustado a sociedade piauiense. E tudo está ficando cada vez mais próximo e ninguém está a salvo.
Para completar, ou melhor, para dar seguimento ao bojo de sucesso das investidas criminosas, na madrugada desse dia 10, coroando os dez primeiros dias do ano, eles explodiram a agência bancária do Banco do Brasil localizada no balão do São Cristóvão. O estrago foi grande, como comprovam as fotos abaixo.
A ação teria ocorrido por volta das 4h, 4h30, segundo moradores próximo.
O gerente do banco, que não quis dar entrevista, nem se identificar, disse que ainda não tem informações do prejuízo e que só a superintendência iria se pronunciar sobre o caso.
Falou também que até agora não sabia do paradeiro dos bandidos, nem quantos seriam.
Peritos, por volta das 9h da manhã, faziam o levantamento da situação e realizavam a perícia técnica no local.

Portas de vidro foram quebradas, caixas explodidos, numa ação audaciosa, e o que é pior, dentro de Teresina.
Quer dizer, uma prática comum no interior do estado, agora estão praticando na capital. Sem nenhum temor.
FORTEMENTE ARMADOS E EM CARROS DE LUXO
Há informações de que o bando, que estava fortemente armado, andava em carros de luxo.

As imagens de segurança do banco devem revelar informações que ajudarão na captura dos integrantes do grupo.
É BOM IR PASSANDO UM INFORME
O Secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu, está de folga, retorna aos trabalhos somente na segunda-feira (11).

Os casos de sucesso da criminalidade nesse tempo, no entanto, é de deixar a sociedade de queixo caído e pasma com o que está acontecendo.
Esse pessoal é incansável.
NEM A FORÇA NACIONAL INTIMIDA
O estranho é que nem a presença da Força Nacional em Teresina está intimidando esse tipo de ação.

É como se o Estado tivesse perdido o controle da situação.

VEJA AS FOTOS:

Fonte: 180

domingo, 10 de janeiro de 2016

O homem morre em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e fica por mais uma hora estendido no chão.

Quem esteve no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde na manhã deste domingo (10/01), presenciou uma cena revoltante de omissão de socorro que levou à morte de um cidadão em frente ao hospital.

O fato aconteceu por volta das 10h deste domingo. A vítima foi identificada apenas como Moisés DPVAT e, segundo testemunhas, passava sempre pelo local e conversava com os moto-taxistas e até funcionários do próprio hospital. A vizinhança ficou revoltada com o fato, visto que Moisés era bastante conhecido nas imediações

Informações de testemunhas dão conta de que Moisés teria chegado ao Hospital Estadual Dirceu Arco Verde buscando atendimento médico, pois teria sofrido uma queda momentos antes do ocorrido. A vítima já havia sido atendida pelo SAMU momentos antes. O Hospital negou atendimento médico ao homem, alegando que ele teria que voltar novamente ao SAMU. 

Em seguida, Moisés saiu caminhando da unidade de saúde até cair na calçada de uma agência funerária, em frente ao HEDA, aos olhos de todos que estavam no local. Moisés tinha problemas de alcoolismo e epilepsia. Ao cair, ficou se debatendo no chão e perdendo sangue pelo nariz e boca até vir a óbito. O funcionário que estava de plantão na funerária onde a vítima caiu informou ao hospital sobre o ocorrido. Entretanto, “profissionais” se negaram a prestar socorro à vítima alegando que estavam seguindo o protocolo de atendimento. “Chame o SAMU!”, respondeu um dos atendentes do HEDA. 
DETALHE: 
No hospital havia dois médicos, além de uma unidade do SAMU parada na porta. Qualquer um destes profissionais poderia ter prestado socorro à vítima que agonizava no chão, antes de morrer debaixo do sol escaldante.

Porém, por ser morador de rua, desvalido, morreu à míngua como um animal sem valor. Se fosse, talvez, o filho de algum político ou alguém de maior condição financeira, certamente toda a equipe do hospital teria se mobilizado para prestar atendimento à vítima. Dois maqueiros do Dirceu foram até o local onde o corpo estava estendido de bruços, desviraram a vítima e constataram o óbito. 


“Agora tem que chamar o IML”, disse um deles. Saíram. O descaso foi tão grande que quem cobriu o corpo da vítima para protegê-la do sol foi o funcionário da funerária. O corpo da vítima ficou estendido no chão por mais de uma hora até a chegada de uma viatura da Polícia Militar, comandada pelo Tenente Elton. Alguns minutos depois o IML e a Perícia Criminal fizeram as primeiras avaliações e removeram o corpo até o posto avançado do Instituto Médico Legal, no bairro Frei Higino. Até o presente momento não se sabe o que causou, de fato, o óbito da vítima. Nossa equipe foi até o posto do IML, mas não obteve acesso às informações.

Fonte: Parnaíba em Nota

Morre o musico Bernardo Carranca.

Faleceu no inicio tarde deste domingo (10), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba o musico parnaibano Bernardo Carranca. A informação foi passada por um dos familiares do musico.
Carranca era um dos mais festejados vocalistas da cidade de Parnaíba, por ter um estilo próprio de cantar nas serestas e bares da região. O hospital ainda não divulgou a causa morte. Pêsames a família enlutada.

Fonte: Blog do pessoa

Vaca cai e morre no centro de Buriti dos Lopes.

Uma vaca avaliada em torno de R$ 3.000,00 mil reais, caiu morta na calçada do Fórum, na rua Euclides de Miranda, neste sábado (09), por volta das 10:00hs da manhã. O dono do animal disse à reportagem que a vaca estava fraca, e talvez tenha sido a causa da morte súbita do animal. O encarregado na limpeza pública Isaías esteve no local e removeu a vaca da calçada.


Fonte: Diário buritense