sábado, 27 de maio de 2017

A cultura está de volta em Barra do Longá

UMA DAS TRADIÇÕES ESTARÁ DE VOLTA EM BARRA DO LONGÁ.
Uma das tradições de Barra do Longá voltará aos arraias na região de buriti dos Lopes. Depois de alguns anos fora dos arrias o Bumba meu boi estará de volta, desta vez todo inovado, roupas dos boieiros, todas produzidas com muito carinha e dedicação para que assim as festas sejam bem admirada e com isso a cultura se expanda por todo o Brasil.
O Bumba meu boi também chama atenção com estilo boi caprichoso, pois estão trabalhando para melhor capricho em um dos principais destaques dos arraias.
Um novo repertório, uma nova história pra ser contada e cantada, será apresentada em breve nos palcos, nos arrias, nas ladeiras, nas ruas de Barra do Longá e região.

A cultura é tão admirada na comunidade que as crianças andam pelas ruas com a alegria estampada no rosto por saberem que este ano vão ver o boi.
Roupas detalhadas, bem produzidas para que melhor conforte os brincantes e sejam vistas pelos olhos de toda região.


O Bumba meu boi conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes.
Aguardem mais informações

Jogo entre Caixa D'Água e Radar termina empatada

Quem pensou que o jogo seria fácil na tarde deste sábado se enganou, a partida entre Caixa D'Água e Radar terminou empatada em 1 X 1. Mesmo com esse placar durante o jogo ambas equipes tiveram chances de ampliar o placar, pênaltis, gols perdidos cara a cara com goleiro, destacando assim os goleiros com belas defesas, destaque para para goleiro do Caixa D'Água que defendeu um pênalti e garantiu o empante.

Jogo de muitas faltas e poucos cartões e cetenas de torcedores. Assim vem sendo as tarde de sábado e domingo em Barra do Longá. O torneio dos bairros está chegando ao final quatro equipes estão disputando uma premiação de R$ 1500,00 NO PRIMEIRO LUGAR. 
As duas equipes irão jogar novamente e quem vencer vai para a final.
O torneio conta com apoio da Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes que este ano vai pagar até o trio de arbitragem. Cada jogo uma surpresa e cada final de partida uma lição de vida, de solidariedade entre as equipes, companheirismo e muita humildade, assim vem sendo os jogos em Barra do Longá.  
O próximo jogo entre as duas equipes será domingo dia 04 de junho, onde uma delas terá que vencer e ir para a grande final.

1º etapa da "Operação Saturação" começou nesta sexta-feira em Buriti dos Lopes

 O BPRE de Teresina, com o apoio do GPM de Buriti dos Lopes sob o comando do subtenente MUNIZ, com a orientação da delegada de policia civil Dra.Rafaela Bezerra, realizaram várias blitz’s nas principais ruas da cidade e pontos suspeitos de venda de drogas, blitz’s essas, denominados de “1ª etapa da Operação Saturação em Buriti dos Lopes”. O objetivo principal é combater o tráfico de drogas na cidade, alertar o cidadão para o uso obrigatório do capacete, da CNH e principalmente o uso inadequado de descargas, tipo “cadron”.
 A iniciativa da operação é um conjunto de reivindicações da policia militar, e da policia civil, da parte da Dra delegada Rafaela Bezerra, delegada titular de Buriti dos Lopes, direcionado ao coronel Lucena e coronel Ramos do 2º Batalhão de Policia Militar de Parnaíba, para que, de a partir desta data, iniciar na região, blitz’s, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e principalmente manter a lei e a ordem na cidade. Na operação desta tarde de sexta-feira (26), foram realizados 13 autos de infração e 07 motocicletas apreendidas para o pátio vip em Parnaíba. Ninguém foi preso. 
As ações desta tarde de sexta-feira, contou com a atuação do Tem. Máximos do BPRE da capital, juntamente com o efetivo do GPM-B dos Lopes/ sob o comando do Subt. Muniz, Sgt Clistnys, do GPM Caxingó do Sgt, Rodrigues, Cb. Pedrosa lotado no Buriti, e da delegada Dra Rafaela Bezerra, onde de acordo com a delegada, às operações deverão continuar em toda região durante todo semestre.

Fonte: (Diário Buritiense)   
Com informações: DPCIVIL e GPM de BL. 

Motorista morre após caçamba faltar os freios e tombar no Piauí

Uma caçamba carregada de material de construção tombou após o motorista perder o controle. O acidente ocorreu por volta das 17h30 desta sexta-feira (26/05) na zona rural da cidade de Pedro II, deixando uma vitima fatal.

O motorista faria uma entrega na comunidade Carnaubinha, ao chegar em uma ladeira na comunidade Centro dos Gomes o carro teria faltado os freios, vindo a tombar em seguida. Na caçamba estavam quatro pessoas que foram identificadas como Fabio Pereira 29 anos, Francivan 24 anos, Valdinar 34 anos e a vitima fatal identificada como Pedro Paulo dos Santos Melo, conhecido por Paulo do Clemente que era o motorista.
Os três sobreviventes foram socorridos e levados ao hospital Josefina Getirana Neta em Pedro II, e tiveram apenas escoriações leves. Três ocupantes conseguiram sair sem grandes ferimentos, já o motorista não teve a mesma sorte, devido o impacto ter sido muito forte, o corpo ficou preso nas ferragens, sem que os demais pudessem fazer nada para socorrê-lo. Paulo ainda teria ficado respirando por aproximadamente 15 minutos antes de falecer.
FONTE: Informações: FM Imperial/Edição: Portal Tribuna do Norte

Festa das Mães Jonas Escórcio - Mãe, presente de Deus na vida do ser humano

Na noite de sexta-feira 26, aconteceu na Unidade Escolar Jonas Escórcio Alexandrino em Barra do Longá, mais evento festivo onde foi reunido cetenas de mães do alunos alunos da referida escola. Houve Sorteios de brindes, vídeos com mensagens em homenagem a todas as mães gravados com alunos e desfile. No final foi servido um mini-jantar a todas  as mães presentes. 

Mãe é o maior bem que contempla o grande tesouro de paz, sabedoria, paciência, bondade, ternura e acolhimento. 
 Mãe, presente de Deus na vida do ser humano.
CONFIRA MAIS CLIK'S DA FESTA


















sexta-feira, 26 de maio de 2017

Caminhão destrói parte do concreto da Ponte Simplício Dias em Parnaíba

Um caminhão Mercedes de cor azul, conduzido por um motorista identificado apenas por Ivan, subiu a calçada de pedestres da Ponte Simplício Dias em Parnaíba e colidiu com o guard rail de concreto e ameaça despencar.

O acidente aconteceu na tarde desta-sexta (26/05) por voltas das 15h30. Com a colisão, algumas pessoas foram arremessadas para baixo da ponte. A estrutura da ponte foi parcialmente destruída.
A ponte continua interditada em ambos os sentidos. Muitos curiosos se aglomeram no local. Ainda não há informações do que teria provocado à colisão do caminhão na ponte.
Fonte: Blog do Pessoa

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Jaqueline Brito Aprova Projeto de Lei que Proíbe a Cobrança das Chamadas “Taxas de Religação”



Sempre apresentando projetos diferenciados a Vereadora Jaqueline Brito, Presidenta da Câmara Municipal de Vereadores de Buriti dos Lopes,  nesta ultima quarta-feira (24) conseguiu aprovar por unanimidade de votos o Projeto de Lei de sua autoria que  dispõe sobre a proibição da cobrança de valores para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica e água no município de Buriti dos Lopes.

     Com a aprovação do projeto tanto a ELETROBRÁS como a AGESPISA ficarão proibidas de cobrar qualquer valor para fins de restabelecimento dos serviços de fornecimento de energia elétrica e água, ou seja, não será mais permitida a cobrança das chamadas “TAXAS DE RELIGAÇÃO” nos casos de interrupção dos serviços por inadimplência do consumidor.

     Para Jaqueline Brito o projeto vai beneficiar as famílias mais carentes do município de Buriti dos Lopes, pois entende que o fornecimento de energia elétrica e água são essenciais a vida humana, e que a cobrança efetuada pelas concessionárias para efetuar a religação dos serviços dificulta muito para que os usuários voltem a ter o fornecimento regularizado, pois imagina-se que se  a pessoa teve o fornecimento suspenso por  inadimplência certamente não dispunha de recursos para o pagamento da conta. A cobrança das taxas de religação neste caso podem impedir ao cidadão o direito de ter os serviços novamente restabelecidos.




Fonte: Portal Buritiense

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Saúde - na manhã desta terça-feira foi realizado a coleta de exames laboratoriais através das técnicas, na localidade Barra do Longá.

Saúde pública de Buriti dos Lopes vem se destacando em todo o município, desta vez foi a comunidade Barra do Longá. Uma equipe de saúde fez coleta de sangue para a realização de exames, na ocasião a equipe foi a residências em busca de coleta para atender pacientes acamados, a saúde é uma das prioridades da gestão.
A prefeitura Municipal, por meio do Laboratório de análise e Clínica de Buriti dos Lopes. Na manhã desta terça-feira(23.05), esteve realizando coleta de exames laboratoriais através das técnicas, na localidade Barra do Longá.
Na ocasião a equipe fez algumas coleta de exames domiciliares a pacientes acamados, na comunidade.
O intuito da prefeitura é aproximar ainda mais a população em diversas ações área da saúde e dessa forma, prestar agilidade na entrega dos exames para a população mais humilde que necessitam dos programas de saúde pública.




Pacientes sendo atendidos em suas residências