sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FUTEBOL - TALENTOS DE BARRA DO LONGÁ


Barra do Longá vem se tornando um seleiro de craques no futebol Piauiense. Desta vez é Bruno Alberto que está levando o bom futebol da nossa terra ao estado do ceará. Bruno iniciou na Escolinha de Futebol São Cristovão em Barra do Longá, nela Bruno iniciou seus primeiros passos atrás de uma bola a mesma escolinha de onde saiu Samuel hoje no futebol do Rio de Janeiro. Aos cinco anos de idade o garoto franzino já tinha paixão pelo futebol o mesmo impressionava todos com seus passes e jogadas com rapidez associada a sua inteligência no mundo mágico que é o futebol a arte mais apreciada e amada n seu povoado Barra do Longá.

 Jogo entre Parnaíba e seleção de Barra do Longá
Aos 12 anos jogando bola na praia foi visto por um ex-jogador do River Chicão que ficou encantado com sua habilidade e logo a levou para a categoria de base do Flamengo do Piauí em 2009, aos 14,15 e 16 anos de idade, ele já pertencia ao ( Cabofriense ) do Rio de Janeiro categoria de base essa que o mesmo aprofundou e aperfeiçoou aquilo que Deus lhe deu habilidade de jogar um lindo futebol.
Joga na quadra em Barra do Longá
 Categoria de base do Parnaíba
 Atualmente ele joga na categoria de base do Parnaíba e na categoria de base do Antônio Carlos"balequinho" dai então veio o convite para fazer parte do time sub-17 do Aliança Futebol Clube em Viçosa (Ceará) time montado para disputar o campeonato Cearense sub-17 categoria essa toda patrocinada pelo Santos.
Seleção de Buriti dos Lopes

O torneio inicio neste mês de agosto no primeiro jogo do Aliança sem Bruno, Aliança perdeu por 1 X 0, já no segundo jogo Bruno participou e marcou um gol de falta garantindo a vitória ao Aliança. O próximo jogo será sábado 30/08 contra o Fortaleza ás 16hs, os jogos acontecem em Fortaleza, vamos torcer por um talento de nossa terra.

Bruno Alberto ja no Aliança

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MEIO AMBIENTE - RIOS


Devido a situação precária dos afluentes os rio Parnaíba e Longá vem sofrendo a cada dia. Essa é a situação dos rios em frente a Barra do Longá uma coroa com plantios de arroz, feijão e milho.
Nos últimos anos a nossa comunidade está enfrentando um período delicado em relação a falta de peixes nos rios. Fica cada vez mais perceptível as dificuldades vividas pela população devido a falta de chuva e o desrespeito ao meio ambiente. Os rios apresentam volume de água abaixo da média anual e a poluição contribui para a escassez de peixes pescados na região.

Destacamos aqui Barra do Longá terra do encontro dos rios Parnaíba e Longá que sempre foi vista como a terra do peixe, hoje vivi uma situação triste com relação aos pescados, alguns  vendedores de peixes buscam uma solução em fornecedores de outras cidades ou estados e alguns estão ficando em extinção como por exemplo a manjuba e o tão famoso fidalgo. Alguns pescadores comentaram a nossa reportagem que a falta de peixes nos rios é porque á a falta de chuvas no inverno e também a pesca sem limites na época da piracema.  
    LIXO ATRAS DO CAS


Sabemos que a poluição dos rios vem acontecendo em todo seu percurso e Barra do Longá também está incluída nessa situação, todos os dias são jogados lixo e mais lixo nas margens da nossa fonte de vida.
Essa é uma imagem de quando colocaram o monumento na inauguração próximo ao rio Longá em Barra do Longá. Com intensão de despertar das autoridades, entidades e população para a necessidade de preservação dos rios. Porém Sem sucesso. 
No ato da inauguração e reinaugura Autoridades, intelectuais,juiz,escritores, desembarcador, historiadores, integrantes de academia de letras e artes participaram entre outras autoridades, mais uma vez a ação parece não ter sucesso, porque nenhuma atitude foi tomada em relação a situação que se encontra nossos rios. Uma certeza os rios estão morrendo lentamente e Barra do Longá esta ficando sem o seu lindo encontro das águas.    


Depois de alguns anos o monumento foi levado para a praça de Santa Luzia e reinaugura no dia 28 de janeiro de 2012 em homenagem ao encontro dos rios  com o intuito de preservação dos mesmos e até hoje nada foi feito com relação ao tamanho problema. O encontro das águas que era visto por centenas de pessoas hoje o que se vê são pescadores que incansavelmente buscam o pão de cada dia.  


RIO PARNAÍBA - PONTE DO JANDIRA

ACIDENTE EM BURITI DOS LOPES

Caminhão com seixo tomba e deixa três feridos em rodovia de Buriti dos Lopes
 Veículo com material de construção saiu da pista na famosa curva da “Ladeira do S” na PI-211. Toda a carga ficou espalhada num barranco.  Um caminhão carregado com material de construção tombou e deixou três pessoas feridas, na manhã desta quinta-feira (28), na famosa “Ladeira do S” na PI-211 no município de Buriti dos Lopes. Segundo informações de populares, o caminhão teria saído da pista depois de um problema na barra da direção.
 Toda a carga do caminhão ficou empalhada num barranco ao lado a rodovia. Ainda segundo populares, três pessoas estavam no veículo que transportava seixo e pertence a uma loja de material de construção da cidade de Buriti dos Lopes. As vítimas foram socorridas com ferimentos pela a equipe do SAMU buritiense.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

RAPIDINHAS

Um incêndio aconteceu o mesmo deixou moradores apavorados e sem saber o que fazer, a fumaça tomou conta de quase toda comunidade, este fato todos os anos acontece nas proximidades de Barra do Longá, até o momento não se sabe quem provocou e nem as causas do incêndio.  
   

Acidente na estrada que liga Barra do Longá a Coroa de São Remigio o fato aconteceu no último domingo 24, o carro ficou totalmente destruído, o condutor sofreu apenas algumas raladura pelo corpo.




FUTEBOL
Barra do Longá nunca tinha ficado um final de semana sem o bom futebol, ultimamente não temos mais esse futebol pois Barra do Longá está sem um campo de futebol para a prática esportiva por enquanto esporte só em quadra ou campo pequeno.  

ENERGIA
Barra do Longá passa por um processo de falta e chega, estamos falando da energia que em algumas residências da comunidade não esta ligando uma geladeira. 

SEGURANÇA
Policia Militar de Buriti dos Lopes esta de parabéns por manter a segurança da população de Barra do Longá.

ESPETINHO
Mundoquinha avisa que está com seu ponto de espetinhos em sua residência em Barra do Longá. 

DESFILE DAS ESCOLAS DE BARRA DO LONGÁ
Desfile Cívico em Barra do Longá será realizado dia 05/09 ás 07:00 da manhã. 




terça-feira, 26 de agosto de 2014

PARTICIPE - PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES DE BURITI DOS LOPES

Divulgada a programação das festividades dos 81 anos de Buriti dos Lopes
As festividades iniciam no dia 1º e vão até o dia 07 de setembro.

O prefeito municipal Bernildo Duarte Val, o vice–prefeito Bruno de Alcântara Sousa Percy e Vereadores convidam você sua família para participarem das comemorações dos 81 anos de Buriti dos Lopes.

Programação 81 anos de Buriti dos Lopes

Dia 01 / 09 - Segunda-Feira

16h Local: Prefeitura
Abertura oficial com a apresentação da Banda de Música Municipal João Batista Amaral
Hasteamento das Bandeiras
Pronunciamento do Prefeito Municipal Bernildo Duarte Val
Lançamento do Programa do SESI Odonto Center.
Avanços e Conquistas
20h Local: Cruzamento das Ruas Luiz Gualberto com Av. Jonas Escórcio
Festival Canta Buriti

Dia 02 / 09 - Terça-Feira

7h Local: Praça Antônio Romão
Maratona (Barra do Longá/Buriti dos Lopes)
8h30 Local: Praça Antônio Romão
Ciclismo
15h Local: Praça Antônio Romão
Gincana
16h Local: Localidade Ponte do Jandira
Inauguração da Ampliação e Modernização do Posto de Saúde
Inauguração da Praça Santo Antônio
19h Local: Praça Nossa Senhora dos Remédios
II Mostra de Artes

Dia 03 / 09 - Quarta-Feira

7h Local: Praça da Prefeitura
Pedala Buriti
15h30 Local: Estádio Quimezão
Corrida de Jegue
16h30 Local: Estádio Quimezão
Final do Torneio de Veteranos
22h Local: Avenida Lívio de Carvalho
Show em comemoração aos 81 anos de Buriti dos Lopes
Solteirões do Forró / Chicabana

Dia 04 / 09 - Quinta-Feira

17h Local: Av. Euclides de Miranda
Inauguração da Ampliação e Modernização da UBS Demerval Castelo Branco
Adequação e Modernização da Base de Atendimento do SAMU.
19h Local: Igreja Matriz
Missa em Ação de Graças aos 81 anos de Buriti dos Lopes.
Parabéns Buriti dos Lopes!
22h Local: Avenida Lívio de Carvalho
Show em comemoração aos 81 anos de Buriti dos Lopes
Forronejo e Explosão do Som

Dia 05 / 09 - Sexta-Feira

7h Desfile Cívico na localidade Barra do Longá
16h Desfile Cívico na localidade Coroa de São Remígio
19h Local: Avenida Lívio de Carvalho
Culto em ação de Graças aos 81 anos de Buriti dos Lopes
Show Gospel com Robertinho do Pará

Dia 06 / 09 - Sábado

7h Desfile Cívico na localidade Estreito
16h Local: Povoado São Domingos
Inauguração da Ampliação e Modernização da Unidade Escolar Clementino José de Sousa

Dia 07 / 09 - Domingo

7h Local: Ginásio Poliesportivo
Final do Torneio Estudantil
16h Local: Av. Luiz Gualberto de Sousa
Desfile das Escolas Municipais, Estaduais e ParticularA

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CULTURA - MORTE DO BOI EM BARRA DO LONGÁ

Na tarde de domingo (24), o boi Rei da Escolinha se despediu do ano 2014 logo após a morte do boi foi servido um jantar para os brincantes e mães, o projeto de Barra do Longá que vem a 14 anos trabalhando com a cultura em nossa comunidade. O Projeto tem a frente o senhor Cristovão Vidal, o projeto sobrevive de ajudas voluntárias - com o tema "Vencer e Crescer". A sede fica localizada próximo ao campo Beira-rio em Barra do longá.
A SUA AJUDA NOS FORTALECE E DEIXA MAIS UMA CRIANÇA FELIZ



Como é de rotina o boi anda pelas ruas da comunidade se despedindo da população e segue em destino ao seu curral onde acontece a sua morte. Isso é tradição, é cultura é Barra do longá a único comunidade da região de Buriti que ainda preserva a cultura do bumba-meu boi.  





O projeto trabalha com crianças, jovens, adultos e idosos