sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

BARRA DO LONGÁ É DESTAQUE NO ESPORTE DA REGIÃO DE BURITI DOS LOPES

PARABÉNS AO NOSSO POVO AMANTES DO ESPORTE
Esta mais que confirmado que Barra do Longá é destaque no esporte na região de Buriti dos Lopes, vários modalidades esportivas aconteceram no ano de 2014. Torneios como o dos bairros que acontece durante inverno e Copa Santa Luzia durante o verão são os mais tradicionais na comunidade. Outros como a Copa  de Futebol mirim e adolescente da Escolinha São Cristóvão também vem ganhando destaque em Barra do Longá. Um outro torneio que levou centenas de torcedores foi a Copa Tabajara entre o mês de Novembro e Dezembro. Já no Futsal são inúmeros os torneios realizados durante todo ano. Outras modalidade como Maratona, corrida de canoas, jegue etc, completam o nosso esporte 

Confira abaixo algumas modalidades esportivas que acontecem em nossa comunidade Barra do Longá
Copa Santa Luzia

Copa Tabajara

Torneio Mirim Futsal Escolinha São Cristovão
Torneio dos Bairros
Maratona

Corrida de Canoas




Visite nossa comunidade e faça parte do nosso esporte

Pedreiro morre ao ser atingido por coluna de concreto durante obra no PI

Parede atingiu o tórax e perfurou o pulmão da vítima, que morreu na hora.
Acidente de trabalho aconteceu na tarde de quinta-feira (8) em Parnaíba.
O pedreiro Edilson Carvalho dos Santos, 58 anos, morreu na quinta-feira (8) após ser atingido por uma coluna de concreto durante a demolição de uma casa em Parnaíba, Litoral do Piauí. Segundo o auxiliar de necropsia Robson Castilho, a parede atingiu o tórax da vítima, perfurou o pulmão e ele teve morte imediata.
"Ele estava com um ajudante quebrando o concreto quando a viga rompeu e a coluna caiu sobre o pedreiro. Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada, mas Edilson já estava morto. A Polícia Militar também esteve no local e colheu informações sobre o acidente", relatou.
O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal de Parnaíba, passou por perícia e liberado para a família na manhã desta sexta-feira (9) para sepultamento. O responsável pela obra não foi localizado pela reportagem.
Na semana passada outro pedreiro também foi vítima de acidente de trabalho. Carlos Alexandre, 33 anos, morreu após ficar soterrado por pelo menos 40 minutos no município de Anísio de Abreu, a 568 km de Teresina. O operário trabalhava na construção de um posto de gasolina quando o barranco do buraco onde estava sendo colocado o tanque cedeu.
Fonte G1.com

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Valdomiro além de artilheiro vira treinador e pensa em voltar ao Leão

Ex-atacante de Remo e Paysandu relembra momentos marcantes da carreira no futebol paraense
Carisma, irreverência e alguns gols importantes nas redes dos adversários. Esse é o perfil de um atacante que já deu o que falar no futebol paraense. Valdomiro, vice-artilheiro da Série B com o Leão, campeão dos campeões com o Papão, curte agora a aposentadoria e projetos futuros também envolvendo futebol e a carreira como treinador.
No ano em que o Paysandu garantiu acesso para a segunda divisão do futebol nacional, onde enfrentará o Palmeiras-SP, o carrasco da equipe paulista em 2003, jogando pelo Remo, analisa a carreira e a passagem de sucesso que teve por Belém.
Entristecido, o 'matador' revela que não queria ter deixado o Clube do Remo após a edição da Série B em que o consagrou como o segundo jogador com maior número de gols da competição, atrás somente de Vagner Love. Na ocasião, Valdomiro lamenta ter sido desprestigiado pela então diretoria azulina que, segundo o atleta, preferiu dar valor para outros atletas. 'Fui para o Bahia após sair do Remo. Minha intenção era renovar com o Leão, mas não fui valorizado depois da Série B, em que fui vice-artilheiro', disse, relembrando a situação parecida com a atual, principalmente de ordem financeira.
Já naquela época (2003), rolava essa crise no Remo, com atraso salarial, causas trabalhistas e outras coisas. Fizemos uma grande campanha na Série B, se fosse o sistema atual, teríamos subido, pois terminamos na terceira colocação. Na hora de renovar, não saia. Vinham jogadores que não tinham conseguido nada pelo Remo e recebiam 'luva' e salários altos e pra mim não queriam dar luvas, apenas um aumento irrisório', criticou Valdomiro.
Mesmo com os problemas citados, criados por conta da antiga gestão, engana-se quem pensa que o carinho pelo Leão não ficou guardado após a marcante trajetória com a camisa do clube. Querendo retribuir a boa fase vivida nos tempos de jogador, o ex-xodó do torcedor azulino não descarta voltar ao clube, quem sabe como treinador, como deixou escapar. 'Tenho um carinho especial pelo Remo, assim também como pelo Paysandu, que foi meu primeiro time de Belém. Penso em ajudar o Remo a voltar a ser respeitado, quero ajudar. Comecei minha carreira de treinador esse ano, quem sabe no futuro eu venha ajudar o clube, de alguma forma. O Remo é grande, não pode continuar sendo motivo de chacota', enfatizou o ex-jogador.
Um dos lances que o torcedor remista não esquece foi a comemoração do atacante contra o Palmeiras, no Mangueirão. Valdomiro marcou o gol de empate do Leão, de pênalti. Ao sair para comemorar, fez um gesto um tanto quanto estranho para a torcida adversária, misturada entre bicolores e palmeirenses.
Após quase 10 anos, Valdomiro explica que não teve a intenção de magoar a torcida alviceleste e que foi interpretado de forma errada. 'Aquilo foi um mal entendido, não fiz aquele gesto para a torcida do Papão. O Paysandu é um time que também gosto muito, fui artilheiro e campeão paraense em 2002, campeão dos campões. Um dos meus amigos, em Belém, é o Zé Vicente, que tem uma banca de jornal na Pedreira. Na semana do jogo, o Zé Vicente me ensinou uns passos de carimbó. Se eu fizesse gol, dançaria, em homenagem ao Pará. Soube de uma notícia, de uma causa na justiça, e fiz aquele gesto para essas pessoas que não foram punidas', garantiu.
Iniciando a carreira como treinador, Valdomiro tem no currículo clubes do Piauí, mas aguarda com carinho um convite de algum clube paraense. 'Treinei alguns clubes do Campeonato Piauiense, agora quero novos rumos. Belém seria uma boa, aguardo alguns contatos', finalizou.

Fonte:Felipe Saraiva (Portal ORM)

Empresários desviam água dos canais e causam assoreamento da Lagoa do Portinho

Na manhã desta quinta-feira (08/01), o vereador da cidade de Parnaíba, Carlson Pessoa falou em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, sobre o problema da grande seca que assola a Lagoa do Portinho, grande ponto turístico do Estado do Piauí.


De acordo com ele, o fato se deu por uma soma de acontecimentos que hoje atingem o local. “Esse problema da Lagoa do Portinho não foi só agora, isso já vem acontecendo no período da estiagem, há quatro anos seguidos. As dunas avançaram e fechou um dos principais canais que era o abastecimento do rio Portinho. O outro problema é o represamento das águas do rio Márruas, que vem do outro lado, pela BR-402 no Ceará, naquela área temos várias denúncias de represamento de águas que abastece a Lagoa do Portinho em uso para benefício próprio. A soma de tudo isso, o fechamento das dunas e o represamento feito por pessoas causou todo esse problema”, afirmou ele.
Ainda segundo ele, a solução para essa problemática não é impossível. “A lagoa abastecida pelas marés altas pode ser resolvido pelo abastecimento da água. Basta ter um entendimento dos municípios de Parnaíba e Luís correia com o governo do Estado, juntamente com o tabuleiro litorâneo. A outra saída também é a desobstrução das duas, o que não é caro e não é coisa para um ano de trabalho. Duas semanas de intenso trabalho resolve o problema”, declarou o vereador.



“Não tem mais água em toda a extensão da lagoa, eu não entendo como é que não existe a atuação dos órgãos competentes em uma situação dessas. A Lagoa do Portinho é um patrimônio do Piauí, não é só de Parnaíba ou Luís Correia, a gente precisa abrir os olhos. Tem gente que chora de tristeza, se ajoelha e pede a Deus. E nós não podemos ficar impotentes sem poder fazer nada. Hoje eu estou entregando ao presidente da Câmara um requerimento solicitando uma audiência pública para falar sobre o caso, convocamos o executivo, o legislativo e até nossas representações no senado. Temos que saber o que podemos fazer”, finalizou.
Fonte: Meionorte.com

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Caminhão carregado de frutas tomba na PI-213 e deixa um morto e dois feridos

Um caminhão Mercedes Benz/ L1113, ano/modelo 84, de cor vermelha, com placas HVI-6835 de Viçosa do Ceará-Ce, carregado de frutas e verduras, tombou na PI-213, rodovia que liga Cocal ao entroncamento da BR-343, na altura do povoado Taboquinha, zona rural de Caxingó-PI. O acidente ocorreu por volta das 11h30min desta quarta-feira (07) e deixou o saldo de um morto e dois feridos.

Os ocupantes do veículo trata-se de três pessoas residentes em Viçosa do Ceará. Tendo como vítima fatal o jovem Ivanildo Oliveira de Brito, de 26 anos. O motorista foi identificado como Marcos Maciel de Araújo, de 25 anos, que tinha como um dos passageiros seu pai, o senhor Vicente de Pádua Araújo, de 53 anos.
Pai e filho sofreram apenas ferimentos leves, aparentemente sem fraturas. Marcos foi socorrido e removido do local por populares, enquanto seu pai recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o conduziu ao HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba.

Segundo informações do pai do motorista Senhor Vicente, o caminhão seguia sentido Cocal/Placa, quando foi surpreendido com uma freada brusca de uma caminhonete modelo D-20, que seguia logo a sua frente. Para evitar a colisão, o motorista acabou perdendo o controle da direção, invadindo a contramão e tombando já fora da via. Ainda de acordo com o homem, o motorista da D-20 freou bruscamente ao passar em uma das quatro valas existentes na pista, que na ocasião, foram feitas por alguns populares daquela localidade.

A Policia Civil de Cocal foi acionada e esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência e aguardando a chegada do IML (Instituto de Medicina Legal) para a remoção do corpo que será encaminhado para exames de necropsia em Parnaíba.

Fonte: Blog do Coveiro

Tucuns - Club do Magrão


Agora é Lei: Diabéticos Deverão Receber Medicamentos de Forma Gratuita

Os portadores de diabetes no Piauí agora contam com uma lei que torna obrigatória a distribuição gratuita de insumos e medicamentos para o tratamento da doença.
O governo do Estado sancionou a Lei 6.623 de 30 de dezembro de 2014, de autoria do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), que visa tornar o tratamento mais humano e eficaz para os diabéticos.

     Para o deputado Luciano Nunes, a sanção da Lei representa uma vitória para os diabéticos, que lutam por uma qualidade de vida melhor e pelo controle adequado da doença, além de ser um investimento em saúde.

     “Tratar o diabetes é um investimento. Estudos estatísticos mostram que para cada real investido em prevenção, até seis reais são economizados pelo estado em gastos diretos e indiretos com as complicações. Ou seja, é muito mais barato tratar o diabetes de maneira preventiva do que tratar as complicações como amputações, doenças renais, cardiovasculares, cegueira. Portanto, contamos com a sensibilidade dos nossos gestores em fazer valer esta lei”, afirma o deputado.

     O parlamentar destaca também que está na luta pela causa dos diabéticos por entender que o diabetes é uma doença crônica por vezes devastadora. “Os diabéticos sofrem com uma grande burocracia para receberem a medicação e insumos necessários ao controle da doença. Já havíamos apresentado o projeto de lei na Assembleia Legislativa em 2012, mas o projeto foi vetado. Reformulamos o projeto com a parceria da Associação dos Diabéticos do Piauí e obtivemos êxito. Agora, temos uma lei que ampara e garante medicamentos e matérias necessários para o controle da doença”, explica o parlamentar.

     A Lei dispõe que o Estado do Piauí e seus municípios deverão manter, em caráter permanente, distribuição regular, para os portadores de diabetes, dos medicamentos necessários para o tratamento adequado de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar, dentre os quais: insulinas (em canetas descartáveis, em refil, para uso em canetas reutilizáveis e em ampolas); canetas reutilizáveis para aplicação de insulina; seringas e agulhas descartáveis; tiras reagentes para teste de glicemia capilar; lancetadores e lancetas e antidiabéticos orais.

     Será condição para o recebimento dos medicamentos e materiais estar inscrito em programa de educação especial para diabéticos, nos termos da Lei Federal nº 11.347, de 27 de setembro de 2006. “Há ainda uma grande burocracia para os diabéticos receberem a medicação e insumos necessários ao controle da doença. Além disso, não há uma entrega regular dos medicamentos, o que dificulta ainda mais o tratamento dessa doença que é crônica, silenciosa e que mata. Portanto, com a Lei,  as responsabilidades do Estado e municípios no que diz respeito a entrega de medicamentos e tratamento do diabetes estão definidas de forma mais clara e esperamos que a realidade da doença no Estado melhore”, destaca Luciano.

     Para a presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), Jeane Melo, essa representa a lei mais importante para a comunidade diabética do Piauí. “Hoje, como mãe do Enzo,diabético desde os nove meses de vida,  de uma legião de diabéticos e como presidente ADIP sinto-me emocionada e recompensada. Nada foi em vão e o apoio da sociedade sempre foi determinante em nossas conquistas. Esperamos que o nosso governador, que  sabe bem a relação custo x benefício no quesito investimento em saúde, abrace com empenho essa lei e que ela seja cumprida em sua integralidade”, ressalta.

Fonte – Portal Buritiense 

EDUCAÇÃO: Piso dos professores é reajustado em 13,01% e passa para R$ 1.917,78

 O Ministério da Educação (MEC) informou, há pouco, que o piso salarial do magistério terá aumento de 13,01%. Com o reajuste, o salário inicial passará para R$ 1.917,78 a partir deste mês. O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.
O novo montante é relativo ao salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Segundo o MEC, nos últimos dias, o ministro da Educação, Cid Gomes, reuniu-se com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
De acordo com a lei, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Fonte: Agência Brasil
Por Portal Longa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Homem morre em acidente envolvendo moto e vaca na rodovia PI-213 em Cocal

Uma colisão entre uma moto e uma vaca, resultou na morte do Lavrador Raimundo Vicente de Araújo, alcunha ''Raimundo Cobra Choca'', de 52 anos, residente no povoado Baixa do Cocal. O acidente ocorreu por volta das 18h30min desta segunda-feira (05), na PI-213, rodovia que liga Cocal ao entroncamento da BR-343, no perímetro que compreende o campo de aviação em Cocal.
A vítima seguia sentido Placa/Cocal em uma moto Honda CG Titan, ano/modelo 95, de cor vermelha, quando colidiu contra uma vaca que atravessou a pista. Raimundo ainda chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local do acidente. 
 Policiais Militares estiveram no local do acidente controlando o transito e recolheram a moto a encaminhando ao Pátio da Delegacia de Cocal. O corpo foi conduzido à pedra cadavérica do Hospital Joaquim Vieira de Brito. 
Por se tratar de morte violenta, o corpo será removido ao posto avançado IML (Instituto de Medicina Legal) em Parnaíba, onde será periciado e posteriormente liberado para velório e sepultamento.
Fonte: Blog do Coveiro

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CLIK'S DA SEMANA

Família Leite
Galera da Firma
Raposa no Maranhão
Ronaldo Bastos - Portal Longá PI


Benedito de óculos - Lagoa Grande de Buriti
Escolinha São Cristovão em confraternização - com doação Ronaldo Bastos



Veteranos de Passagem das Canoas 2   X  0  Veteranos Barra do Longá- jogo aconteceu na tarde de domingo 05 
PASSAGEM DAS CANOAS
BARRA DO LONGÁ

domingo, 4 de janeiro de 2015

Bandidos assaltam residência e levam duas motos na zona rural de Murici dos Portelas

Três homens armados com um revólver, conduzindo um veículo ainda não identificado, chegaram à residência da agricultora Elizete Machado Carvalho, de 49 anos e anunciaram um assalto na madrugada deste sábado (03), no povoado Baixa dos Currais, zona rural da cidade de Murici dos Portelas. Os elementos arrombaram a fechadura da porta e roubaram duas motos e uma TV LCD que estava na sala.


Na casa se encontravam três senhoras e um afilhado da agricultora. Um dos elementos espancou com panos de facão o jovem que teve sua moto roubada. A ação durou menos de 10 minutos. Segundo os moradores, os criminosos podem ser pessoas conhecidas, pois, pediram os documento das motos e conheciam todos os cômodos da casa. Os assaltantes usaram apenas as luzes dos celulares, o que dificultou o reconhecimento por parte das vítimas.
Segundo os relatos das vítimas, A PM de Murici dos Portelas foi acionada, porém, a viatura estava sem os pneus. Acionaram a PM de Caxingó, que estava com sua viatura sem combustível. Por fim acionaram a PM de Buriti dos Lopes, no entanto, ninguém atendeu a ligação. Até o momento a PM não tem nenhuma pista dos assaltantes
Fonte: Tribuna do Norte

VOCÊ EM FOCO

BALADA DJ RONALDO / PANTERA COR-DE-ROSA CLUB II IRMÃOS / BARRA DO LONGÁ