sábado, 24 de setembro de 2016

Ex-telefonista da Coroa de São Remigio é vitima fatal de acidente de transito em Parnaíba.

Lídia Maria de Sousa Romão, 43 anos de idade, foi colhida por um carro da marca Saveiro cor preta na rua Tabajara em Parnaíba por volta das 13hs da tarde deste sábado(24), vindo ser vitima fatal de um acidente. Lidia Romão conduzia uma C-100 Biz cor branca quando foi atingida por um automóvel no sinal da Tabajara com a Itaúna.
De acordo com informações, o veiculo avançou o sinal jogando a vitima contra a calçada onde a mesma bateu com a cabeça. O SAMU realizou os primeiros socorros, mas nada pode fazer para salvar Lídia. Lídia Romão foi casada com o taxista Flávio Romão (Filho do Bernardo Benedito da Coroa de São Remígio) onde residiu e teve dois filhos com Flavio.  
A filha de Lídia também andava na garupa da moto mas só teve ferimentos leves.
Fonte: Diário Buritiense

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Brasil terá novo ensino médio


Finalmente saiu. A tão debatida e aguardada reforma do ensino médio brasileiro está sendo anunciada agora, em Brasília. Será sacramentada por uma medida provisória, assinada pelo presidente Michel Temer. O texto subverte uma fórmula que leva ao fracasso e, seguido à risca, pode resgatar o Brasil das últimas posições que já se habituou a ocupar nos rankings que comparam jovens estudantes do mundo inteiro. Passa a vigorar imediatamente, mas as redes de ensino e escolas precisarão de tempo para se adaptar. Em 2018, a expectativa é de que já estará tudo diferente.
Primeiro e decisivo ponto positivo: a flexibilização. Hoje, 100% dos jovens fazem o mesmíssimo percurso durante os três anos do ciclo médio. São treze disciplinas obrigatórias ensinadas com idêntica profundidade –  ou superficialidade – a estudantes de interesses e capacidades distintas. De acordo com a MP, a grade deixa de ser engessada, permitindo ao aluno escolher a metade das matérias que irá cursar. Isso dentro de cinco áreas mestras: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e formação técnica profissionalizante.
A outra metade do currículo seguirá igual para todos. O que entra e sai da grade ainda está por definir, provavelmente até janeiro, dentro da Base Nacional Curricular. Mas que vão se enxugar conteúdos não há dúvida. Afinal, hoje o ensino médio consome uma média de 2400 horas. Como 1200 delas serão escolhidas pelo estudante, restarão apenas outras 1200 horas para acomodar a parte obrigatória. Matemática e português continuarão com a carga atual, durante os três anos, e inglês passará a ser uma exigência.
A nova fórmula – que aliás só é nova aqui, já que países de boa educação a conhecem há tempos – é um caminho para expurgar a atual rigidez do ensino médio. Sendo igual para todo mundo, pressupõe que todo mundo seja igual. Assim, não atrai a maioria, um desastre do ponto de vista da trajetória desses jovens e do país. Atualmente, 1,7 milhão de brasileiros entre 15 e 17 anos estão fora da sala de aula. De cada 100 alunos que ingressam no ensino médio, apenas 50 se formam, e mal. “O modelo atual precisa mudar já. É uma catástrofe”, resume Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE).
Segundo e também decisivo ponto da MP: um dos trajetos possíveis ao longo do ensino médio será o curso técnico. Esses estudantes, é bom esclarecer, também cumprirão a ala obrigatória de disciplinas. O impulso para o ensino técnico é mais do que bem-vindo. Modalidade ainda vista no Brasil como de segunda classe, já produziu resultados espetaculares em países como Coreia do Sul, Suíça e Alemanha. Braços especialmente talhados para certos ofícios funcionam como mola para a economia. Atualmente, o adolescente pode fazer no Brasil o ensino técnico, mas antes disso precisa encerrar todo o roteiro de disciplinas do ciclo médio. O resultado é desastroso: muita gente debanda antes. Não à toa, menos de 10% dos brasileiros seguem esta rota, enquanto em países mais desenvolvidos eles passam da metade.
A medida provisória prevê ainda algo crucial, repassar verbas aos estados para que consigam implantar o ensino integral. Hoje os jovens brasileiros batem outro desses recordes desfavoráveis: estão entre os que têm jornada escolar mais curta, de quatro horas e meia. A média na OCDE (organização que reúne os países mais ricos) é de sete horas. Está claro que é preciso estudar mais e melhor para que a juventude daqui possa brigar por um lugar ao sol no disputado tabuleiro global. As mudanças agora anunciadas têm tudo para ser um primeiro passo.
Fonte: Veja.com Cecília Ritto

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Escolinha São Cristovão realizou mais um evento esportivo

Na manhã de domingo 18, a escolinha São Cristovão realizou mais um evento esportivo. São 16 anos de existência um titulo Parnaibano sub-18, e ja tem jogador profissional atuando no senário do futebol. 
O projeto vem realizando o sonho de cetenas de crianças com atividades esportivas detre elas tem destaque o futebol.
A escolinha tem a frente Cristovão Vidal, um homem incansável e batalhador, sempre lutando pelo bem das crianças na comunidade Barra do Longá, sem ajuda politica Cristovão faz de tudo para ver as crianças em um bom caminho. Com a ajuda de amigos, pedi um daqui e outro dali ele vem ajudando a tirar várias crianças do mundo das drogas.
Cristovão fez um relato a nossa reportagem e pediu ajuda de outras pessoas e durante sua fala águas escorrem de seu rosto em ver em tal situação se encontra a sua escolinha. (Em breve vídeo em que Cristovão pede ajuda aos amigos).
TIME DA COROA DE SÃO REMIGIO 

EQUIPE DO CARCARÁ - BARRA DO LONGÁ CAMPEÃ DO TORNEIO






ENTREGA DE PREMIAÇÕES NO FINAL FEIJOADA 








AFRÂNIO AMORIM COMEMORA SEUS 38 ANOS DE VIDA AO LADO DE AMIGOS E FAMILIARES EM BARRA DO LONGÁ

O domingo foi de muita festa em Barra do Longá, Afrânio Amorim compartilhou um dos seus melhores momentos ao lado de seus amigo e familiares. Em comemoração aos seus 38 anos de vida. Parabéns e muitos anos de vida para Afrânio Amorim.