sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Convite - Mastro de Santa Luzia - Barra do Longá

Convidamos toda população de Barra do Longá e regiões vizinhas para participar de mais um levante do mastro que acontecerá dia 3 de dezembro de 2016. Saída para ir buscar o mastro ás 3hs da manhã, encontro na praça de Santa Luzia em frente a igreja de nossa padroeira.
Está prestes a começar um dos maiores festejos da região norte do Piauí, festejos de Santa Luzia em Barra do Longá. Todos convidados.

Observação: você ciclista e motoqueiro leve sua moto e sua bike para fazer parte do percurso e receber a benção durante o levantamento do mastros.
Nossa equipe Portal Longá, mais uma vez setará fazendo a cobertura desta caminhada






quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Piripiri é a 3ª cidade do Piauí no ranking com mais casos de AIDS

Em 10 anos, Piauí registra mais de 5 mil casos de AIDS
O dia 1º de dezembro é mundialmente marcado pela luta contra a AIDS. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde desenvolve atividades na Maternidade Dona Evangelina Rosa, com palestra aos profissionais de saúde e pacientes abordando a transmissão vertical, uma das formas de adquirir a doença e alvo da campanha no Estado, uma vez que foram notificados 715 casos de HIV positivo.
Nos últimos dez anos, o Piauí notificou 5.024 casos de AIDS, registrando decréscimo contínuo de casos nos últimos três anos (2014 com 723, 2015 com 659 e 2016 com 536 casos). De acordo com Karina Amorim, coordenadora estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, a queda é resultado das atividades de conscientização para a prevenção e também de testagem para diagnóstico precoce, no caso de gestantes.
Segundo Karina, o diagnóstico em gestantes proporciona o tratamento adequado para evitar a transmissão vertical, aquela em que a mãe portadora do HIV contamina o bebê na hora do parto. “Por isso, o início das nossas atividades será capacitando as equipes da Maternidade e também tendo uma fala com as gestantes atendidas na instituição”, disse.
Dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, nos últimos nove anos foram registrados 3.396 homens com AIDS no Piauí (67,60 % dos casos) e 1.628 mulheres (32,4 %).
Com relação à faixa etária mais acometida no período, foram 2.372 casos em pessoas entre 20 a 34 anos e 1.821 em pessoas entre 35 a 49 anos. Quanto à escolaridade, 1669 pessoas do Ensino fundamental(completo e incompleto) foram infectadas. Com Ensino Médio completo foram 773.
No ranking dos municípios com maiores números registrados da doença estão Teresina (2.480), Parnaíba (158), Piripiri (100) e Picos (79 casos).
Cidadeverde.com

TCE determina suspensão de concurso em Bom Princípio

A decisão do conselheiro se deu após irregularidades apontadas na inspeção

O conselheiro do TCE-PI Kleber Dantas Eulálio determinou a suspensão do concurso público realizado pela Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, para preenchimento de 62 vagas do cadastro reserva para diversos cargos. A decisão é do dia 28 de novembro.
A decisão do conselheiro se deu após irregularidades apontadas na inspeção feita, entre elas, a de que o prefeito Apolinário Costa não comunicou a realização do concurso, consequentemente, não comprovou a autorização e não informou sobre as despesas com pessoal, se estão de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de falhas na elaboração do edital.
Diante dos fatos o conselheiro determinou a suspensão do certame, que está em fase de realização de inscrição, até que sejam resolvidas as falhas de ausência de documentação. Determinou a intimação do prefeito para que apresente defesa e as justificativas sobre os relatos, no prazo de 30 dias.
O concurso


A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí publicou o edital do concurso público no Diário dos Municípios no dia 10 de novembro, com validade de dois anos. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 09 de dezembro. As provas objetivas estavam programadas para o dia 08 de janeiro.
FONTE: GP1

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Alunos realizam Sarau Literário na UEJE ALEXANDRINO

Na tarde desta quarta-feira 30, aconteceu o SARAU LITERÁRIO na UEJE ALEXANDRINO em Barra do Longá, os alunos escreveram e fizeram leituras de poemas, cantaram e dançaram abrilhantando o evento.
As educadores Rayca e Dalva foram as responsáveis pela organização do grande SARAU.
Confira imagens abaixo:















Polícia Militar prende “tarado do banheiro” na UFPI, em Parnaíba

Um homem acusado de ser o “Tarado do Banheiro” foi preso às 19h40 de terça-feira (29/11), na Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba, depois de abusar de uma estudante que estava dentro do banheiro feminino da Instituição de Ensino Superior.

Gustavo da Silva Soares, 29 anos, natural do município de Ourém estado do Pará, foi preso por uma guarnição comandada pelo tenente Vagno Aguiar, oficial do Comando de Policiamento da Área (CPA) e levado para a Central de Flagrantes. Segundo o tenente Vagno, foi denunciado que Gustavo teria agarrado a força uma estudante dentro do banheiro feminino. Inclusive, o acusado já estava famoso; pois as denúncias já circulavam nas redes sociais fazendo referência a perseguições e assédio no banheiro feminino.
Fonte: SIM NOTICIAS

terça-feira, 29 de novembro de 2016

FESTEJO DE BARRA DO LONGÉ - CENTER PARK IMPERIAL

A partir do dia 03 de dezembro o Center Park Imperial já estará montado e funcionando em Barra do Longá. O park está todo reformado para que todos brinque com mais conforto e segurança. 




Gerente de obras é preso por manter relações sexuais com menina de 12 anos

Iran César Fonteles é acusado de estupro de vulnerável
A Polícia Militar, através de uma guarnição da Força Tática, comandada pelo sargento Fabriciane Monteiro, prendeu Iran César Fonteles, 48 anos de idade, acusado de estupro de vulnerável.
O fato ocorreu volta das 12h desta segunda-feira (28), no Assentamento Márcia Machado, no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI), zona rural de Parnaíba. Iran foi preso por manter relações sexuais com uma menina de 12 anos de idade.
Após denúncias, os policiais foram até o local e constataram a veracidade da acusação. Segundo informou o sargento Fabriciane, Iran é gerente do Assentamento e tinha consentimento dos pais da menina para que o homem mantivesse tal relacionamento e que o acusado teria convencido os pais devido à posição que ocupa naquela região. Os policiais militares levaram o caso para Central de Flagrantes.
Fonte: Portal Costa Norte

Incêndio provocado por vizinho destrói várias casas no Piauí

Vizinhos e moradores do bairro se uniram em mutirão utilizando baldes e bacias com água para apagar as chamas e evitar que outras casas também fossem queimadas.
 Uma grande tragédia aconteceu por volta das 10:30h da manhã desta terça-feira, (29), na cidade de Porto, região Norte do estado do Piauí.

Quatro casas ficaram destruídas, após um vizinho colocar fogo em seu quintal. De forma acidental e devido ao forte vento, o fogo atingiu as casas vizinhas, que tinham o teto coberto de palhas.
As famílias que tiveram as casas destruídas moram no Bairro Igarapé e relataram que viveram momentos de pânico e tristeza ao ver o fogo destruir suas residências e os bens materiais que conseguiram com tanto sacrifício. Geladeiras, fogões, cadeiras, televisores, roupas, entre outros objetos acabaram sendo consumidos pelas chamas.


Fonte: Tribuna do Norte

Carreta carregada com brinquedos de parque de diversão tomba no Piauí

O veículo seguia com destino a Luzilândia onde o parque está sendo instalado
 Um caminhão modelo Scânia carregado com brinquedos de um parque de diversões tombou nesta segunda-feira (28/11), na PI-113, entre os municípios de Barras e Cabeceiras.

De acordo com informações de populares, o acidente aconteceu nas imediações do povoado Capões.
O veículo seguia com destino a cidade de Luzilândia onde o parque está sendo instalado devido às festividades da padroeira do município Santa Luzia, que inicia neste final de semana.
Um dos pneus da Scânia teria estourado e em consequência disso, provocado o acidente. Felizmente não houve feridos.
FONTE: A Grande Barras

FUTEBOL - COPA SANTA LUZIA - JOGO ENTRE VETERANOS X FLAMENGO

A copa Santa Luzia vem se afunilando e mais uma equipe está fora da competição. Na tarde de domingo 27, Veteranos de Barra do Longá empatou com o Flamengo da Passagem das Canoas em 3 X 3. A equipe de Barra do Longá esteve a frente no placar até os 40 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo empatou e precisava de uma vitória para se classificar. Já os Veteranos com o empate manteve a última vaga debaixo de muita pressão no final do jogo. 
A copa Santa Luzia vai ter algo inédito no torneio, é a primeira vez em que 4 equipes de Barra do Longá fica para na semi final da copa. As equipe Liberal ( 6 pontos), Radar (3 pontos, classificou com saldos de gols), Escolinha (4 pontos) e os Veteranos (4 pontos), somete duas delas chegarão a grande final que acontecerá dia 11 de dezembro. 
Primeiro jogo da semi final será domingo 04 de dezembro no campo Beira Rio ás 16hs.
VETERANOS

FLAMENGO

NOSSO GALVÃO BUENO - PEDRO JUNIOR 


Já a equipe do Radar venceu a equipe do Atlético Buritiense por 2 X 0 e garantiu a vaga com 3 pontos.
RADAR DE BARRA DO LONGÁ

Neste ano de 2016 a copa teve 8 equipes sendo 4 de Barra do Longá e 4 das localidades vizinhas (Flamengo, Guarani, Atlético Buritiense e América). Uma certeza já temos o campeão será da comunidade Barra do Longá.

Bom Princípio do Piauí abre concurso com 62 vagas em diversas áreas

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, situada no Piauí, realiza Concurso Público que tem como objetivo de preencher vagas referentes a cargos efetivos no âmbito da Administração Pública Municipal.

Há 62 vagas e opções para cadastros reservas nos cargos de nível fundamental incompleto e completo, médio, técnico e superior, distribuídos nas funções de: Médico (2), Enfermeiro PSF (1), Enfermeiro (1), Psicólogo (1), Nutricionista (1), Assistente Social (1), Engenheiro Civil (1), Profissional de Educação Física (1), Fisioterapeuta (1), Odontólogo (1), Professor nas disciplinas de Polivalência (6), Educação Física (CR), Ensino Religioso (1), Biologia (2), Língua Portuguesa (2), Língua Inglesa (CR), Matemática (CR), Geografia (CR), e História (1); Psicopedagogo (1), Supervisor Escolar (1), Agente Administrativo (5), Técnico em Informática (1), Agente Ambiental (CR), Técnico em Enfermagem (1), Técnico em Enfermagem Intervencionista do SAMU (1), Técnico em Saúde Bucal (1), Técnico em Vigilância Sanitária (1), Fiscal de Tributos (1), Agente de Endemias (1), Agente Comunitário de Saúde (5), Motorista (3), Motorista Socorrista (1), Vigia (4), Auxiliar de Serviços Gerais (6), Gari (5) e Eletricista (1).

Em regime de 20h a 40h semanais, as remunerações variam a partir de salários mínimos e pode chegar até R$ 5.928.00, de acordo com o cargo pretendido. Mediante taxas que se alternam entre R$ 60,00, R$ 80,00 e R$ 100,00, as participações devem ser realizadas exclusivamente pela internet através do site www.aguasconsultoria.com.br, até às 14h do dia 9 de dezembro de 2016. Vale ressaltar que o pagamento será efetuado por meio de depósito em conta, cujo os dados estão informados no edital disponível para consulta em nosso site.
Fonte: PCI Concursos

ADIADA FESTA DO ARROZ NO POVOADO ESTREITO

A festa que iria acontecer no povoado Estreito dia 02, dezembro foi adiada, segundo o empresário Jofre Produções nos informou na tarde de segunda-feira 28, o evento foi adiado por motivos de força maior e em breve será divulgado a nova data.


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Torneio Tabajara de Futebol - Barra do Longá

O domingo 27, foi de decisão no torneio Tabajara, Centro jogou com a Mangueira valendo uma vaga na grande final que acontecerá dia 10 de dezembro no campo Mangueirão em Barra do Longá.
Foi um dos melhores jogos do campeonato até o momento, muito bem disputado, ambas equipes jogaram bem.
 Centro 3 X 2 Mangueira
MANGUEIRA
                               CENTRO
 3º lugar 8hs - (Mangueira X Carcará) e 9hs - Final (Centro X Carrasco)
Vários torcedores estão comparecendo em campo durante os jogos, a final promete atrair centenas de torcedores, e vários irão ser premiados com sorteio de brindes. Os brindes vem da promoção torcedor premiado o qual já está sendo distribuído cupons para os moradores da comunidade Barra do Longá. 
Domingo dia 04, não haverá jogo, a final será dia 10 de dezembro a partir dás 8hs da manhã, antes da grande final haverá a disputa pelo 3º lugar.
Quanto as premiações, serão premiados as equipes (1º ao 4º colocado), jogador bola cheia, bola murcha, goleiro, gandulas, arbitragem, artilheiro e destaque do campeonato. 

Torneio Tabajara vem acontecendo a 4 anos na comunidade, além da contribuição de R$ 30,00 de cada equipe o torneio conta com ajuda voluntária a qual é de fundamental importância para as premiações.
O torneio surgiu no ano de 2013 e tem o objetivo de agrupar atletas que não fazem parte da Copa Santa Luzia, neste ano de 2016 manteve a mesma quantidade de equipes desde de quando iniciou 7 equipes da comunidade Barra do Longá e 1 do povoado Carrasco.
Organização: Ronaldo Bastos e amigos