sábado, 14 de novembro de 2015

COPA SANTA LUZIA - AMÉRICA VENCE ESCOLINHA

Na tarde deste sábado America venceu a Escolinha por 1 x 0. Um jogo em que os dois times precisavam da vitória e assim sonhar com a classificação, com 3 pontos e sem nenhum gol de saldo sua classificação dependerá de outros resultados, agora é esperar pelos resultados dos próximos jogos.
Escolinha, saiu da competição perdendo por 1 x 0

Mesmo o campo aguado a poeira não deu tréguas  


REGATA DE CANOAS

A regata que acontecia dia 12 de dezembro, este ano irá acontecer dia 06, organização Comercial Ferreira

Exército irá concluir obra do porto de Luís Correia

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, autorizou nesta quarta-feira, dia 11, a participação do Exército na conclusão das obras do Porto de Luís Correia, no norte do Piauí. A decisão foi comunicada pelo ministro ao governador Wellington Dias durante audiência realizada na sede do Ministério da Defesa em Brasília.
A parceria com o Exército vai viabilizar as obras do Porto, que segundo o governador, atrairá investimentos e será um fator importante para o desenvolvimento do estado. Para Wellington, essa participação é importante, principalmente, pela experiência do Exército em engenharia especializada na área de portos.
O ministro explicou ao governador que o apoio será dado pelo 2º Batalhão de Engenharia de Construção (Teresina), que já está autorizado a iniciar o entendimento em torno do projeto com o Governo do Estado.
Wellington solicitou a parceria entre o governo e o Ministério da Defesa para o desenvolvimento de projeto de engenharia e para a execução de um terminal pesqueiro e de um terminal turístico a serem implantados no Porto.
A participação do Exército teve a concordância do comandante da Força, general Eduardo Villas Bôas, que manifestou o interesse e o “apreço” em colaborar com a realização das obras. Para isso, foi realizado um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental que serviu como base para a decisão do Ministério da Defesa.
Portos – O governador Wellington Dias também foi recebido em Brasília, pelo ministro Helder Barbalho, na Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, para tratar do Porto de Luís Correia.
De acordo com o governador, avançaram os entendimentos que viabilizam a celebração do termo que permitirá concluir o convênio para obra do Porto de Luís Correia, inicialmente como Porto Pesqueiro e Turístico. “O ministro aprovou os termos do acordo com o Piauí e encaminhou posicionamento para homologação do TCU, na pessoa do ministro Vital do Rego, que participou de conciliação em agenda anterior e definição dos parâmetros”, declarou.
Fonte: Meio Norte

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

FUTEBOL - COPA SANTA LUZIA E COPA TABAJARA - BARRA DO LONGÁ

Todos os jogos são classificatórios quem perder estará fora das copas
Copa Santa Luzia - Sábado 14, Escolinha x América, 16h
Domingo 8h da manhã - Copa Tabajara
Copa santa Luzia - Coroa x Vale Iracema 16h

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MOLECA 100 VERGONHA - ENTRE CATINGA - CAXINGÓ - PI


Comerciante encontra pedaço de plastico dentro de garrafa de coca-cola em Esperantina

O comerciante Arnaldo de Carvalho Paiva encontrou um pedaço de plastico dentro de uma garrafa de coca-cola ao verificar uma mercadoria comprada de um representante comercial em Esperantina. De acordo com o comerciante que reside no Bairro Batista de Amorim, foi feito uma compra de quatro fardos do produto de uma empresa revendedora da coca-cola com sede em Piripiri. 
Arnaldo disse ao jornalismo da RevistaAz que não violou o vasilhame do refrigerante e que já procurou um advogado para tomar as devidas providências.
O comerciante disse que ligou pra o Serviço de Atendimento do Consumidor (SAC) da Coca-Cola e ao informar sobre o que tinha ocorrido, a ligação caiu.
“Tô com medo de vender o restante das garrafas de coca-cola que comprei do representante comercial, pelo histórico que a empresa coca-cola tem sobre esse assunto”, disse o comerciante.
Fonte: REVISTAAZ.COM.BR

TSE aprova calendário eleitoral para as eleições municipais de 2016

O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) aprovou nesta terça-feira (10) o calendário das eleições municipais de 2016, quando serão disputados o comando das prefeituras de todo o país e a composição das câmaras de vereadores. confira aqui o calendário completo aprovado pelo TSE.
As principais mudanças são motivadas por adaptação às regras recém-aprovadas pelo Congresso, que alteraram, por exemplo, o prazo para início da campanha e a data-limite para candidatos se filiarem às legendas pelas quais pretendem concorrer.
Prazo de filiação (até março)
Mudou também a data para os candidatos se filiarem a partidos pelos quais pretendem concorrer. Nas eleições de 2014, eles tinham que se filiar com pelo menos um ano de antecedência. Agora, poderão ingressar na legenda seis meses antes, até o fim de março.
Convenções partidárias (julho-agosto)
As convenções partidárias para escolha dos candidatos, deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Antes, ocorriam entre 10 e 30 de junho.
Início da campanha (agosto)
No ano que vem, a campanha começará oficialmente em 16 de agosto, ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos somente a partir de 6 de julho.
Propaganda no rádio e na TV (a partir de agosto)
A propaganda no rádio e na TV, por sua vez, começa a ser transmitida em 26 de agosto. Em 2014, os programas começaram a ser exibidos em 19 de agosto.
Primeiro e segundo turnos (outubro)
O primeiro turno da disputa eleitoral está marcado para  2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, será 30 de outubro, último domingo do mês. Nos dois dias, a votação começa às 8h e termina às 17h, horário em que também começa a apuração.
Fonte: G1

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pela segunda vez em Buriti dos Lopes, o 2º Batalhão de Policia Militar

O 2º Batalhão de policiamento militar de Parnaíba esteve realizando a operação itinerante no intuito de prevenir o crime em Buriti dos Lopes, e dando continuidade as operações de tráfico de entorpecentes e roubos a bancos na região entre eles os das cidades de Buriti dos Lopes, Caxingó e Caraúbas do Piauí.

Na solenidade de hasteamento da bandeira, do 2º Batalhão de Policia Militar, Além da presença do Major Lucena e do sargento Vieira e também do efetivo da PM, esteve presente o vice prefeito Bruno Pieca e o presidente da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, Sancho Escórcio de Sousa.
Fonte: Diario Buritiense

JUIZ CONDENA O EX-PREFEITO FELIPE SANTOLIA A 12 ANOS DE PRISÃO EM REGIME FECHADO EM ESPERANTINA

O juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto, condenou o ex-presidiario e ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, a 12 anos e três meses de reclusão em regime inicial fechado, por crime de peculato (desvio de dinheiro público). Santolia ainda está inabilitado para o exercício de cargo ou função pública pelo prazo de 5 (cinco) anos a partir da condenação. A sentença é do dia 6 de novembro deste ano.
Segundo a sentença, Antônio Felipe Santolia Rodrigues, Geraldo Vieira Diniz e , no período compreendido entre novembro do ano de 2007 e abril de 2008, quando ocupavam as funções de Prefeito Municipal, Secretário de Finanças e Secretária de Saúde do Município de Esperantina, respectivamente, descontaram valores dos vencimentos dos servidores públicos municipais, deles se apropriando, não os repassando ao Fundo Previdenciário do Município de Esperantina.
O desfalque alcança o montante de R$ 864.861,88 (oitocentos e sessenta e quatro mil, oitocentos e sessenta e um mil e oitenta e oito centavos). A denúncia foi recebida no dia 3 de maio de 2012. A ação seguiu apenas contra o ex-prefeito, pois os demais acusados não mais residiriam no território da comarca.Na ação,
Foi decretada a revelia de Felipe Santolia, em razão de não ter apresentado defesa.
O juiz afirma ainda na sentença que os documentos comprovam os efetivos descontos na folha de pagamentos dos servidores, dos valores que deveriam ser destinados ao ESPERANTINAPREV, comprovando, assim, que os valores foram efetivamente descontados.
    “No ofício de fls.172/173, o acusado reconhece a existência de débito para com o Fundo de previdência municipal, então no valor de R$ 85.130,12 (oitenta e cinco mil, cento e trinta reais e doze centavos), todavia, atribui a inexistência de repasse a “erro de informações”, sem, contudo, comprovar o ulterior repasse”, diz trecho da sentença.
Felipe “simulou parcelamento de débito para com o ente próprio de previdência do Municipal, conforme se depreende do instrumento de fls.76/78, do qual não consta a assinatura da representante do EsperantinaPrev, representante esta – Rociclé Barroso da Cunha – que em seu depoimento em juízo afirmou não ter subscrito qualquer acordo de parcelamento”, relatou o juiz em outro trecho.
Orgias e drogas
De acordo com a sentença do juiz, “os recursos oriundos dos descontos dos vencimentos dos servidores, eram utilizados para pagamento de despesas pessoais do réu, em especial orgias na Cidade de Teresina”.
O juiz revelou ainda que Felipe Santolia “costumava hospedar-se em uma casa situada na Cidade de Teresina, no Bairro São João, próxima ao 5° Distrito Policial, alugada pelo acusado para servir de residência oficial e que em tal local o réu costumava fazer ‘farras’ regadas a muita bebida e drogas, em especial cocaína”.
Personalidade
Ainda segundo o juiz, Felipe Santolia demonstrou personalidade voltada para a prática delituosa, na medida em que, a despeito de admoestado por diversos meios da ilicitude da sua conduta, a perpetuou, tentando conduzir o membro do Ministério Público a equívoco o que robustece o desvalor da conduta.
Fonte: Portal Luzilândia.com

terça-feira, 10 de novembro de 2015

ATENÇÃO POVOADO ENTRE CATINGA - ELA TA CHEGANDO - MOLECA 100 VERGONHA


Barra do Longá Sofre as Consequências por não ter um representante na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes

Inúmeros problemas vem surgindo na comunidade, sem um representante na câmara, o povoado perdeu a credibilidade dentro da câmara municipal de Buriti dos Lopes. São mais de 6 anos sem uma construção feita pelo poder público. O maior povoado de Buriti dos Lopes sofre as consequências de não conseguir eleger um vereador, um representante para lutar por melhorias em beneficio do povo de Barra do Longá. 
A comunidade vem sofrendo grandes consequências desfavoráveis ao bem esta humano e isso vem se refletindo nas ruas e patrimônios públicos.

Nossa reportagem percorreu algumas ruas da comunidade, conversou com moradores e se deparou com problemas  que vem sendo gerado a mais de 6 anos e até o momento alguns sem reformas e ruas sem novas construções.
Confira alguns problemas que a comunidade vem enfrentando
calçamento ficando intrafegável em alguns pontos, principalmente nos finais das ruas.



Rua da Caixa D'água
O local continua sendo depósito de lixo, o local também é muito escuro durante a noite, não possui poste de iluminação pública, o poste na imagem foi colocado pela TELEMAR, este local é caminho de cetenas de alunos e alunas, durante o dia e a noite.


Chafariz
Este foi um dos grandes temas nas palestras e reuniões de ambos os grupos políticos, o mesmo esta prestes a desmoronar e na real situação esta sendo depósito de lixo e dormitório de animais.


MORRO DO LIMÃOZINHO
Aqui o Morro do Limãozinho, local esse o qual onde encontramos a pior estrada da comunidade, o local sempre passa carros com pessoas doentes. 

Rua Beira campo, local onde os transportes passam e por ser uma rua estreita alguns carros faltam capotarem de morro a baixo.
Local onde passa diversos carros, a estrada mede aproximadamente 3 metros, do lado um abismo
Em conversa com um morador da rua, estes degraus foram mudados de lugar porque o carro do lixo arrancou quando o carro foi passar, para não descer de barranco a baixo.
Iluminação Publica
A iluminação publica, algumas ruas a noite parecem na existirem. As trocas de lâmpadas continuam com a mesma rotina, de 10 anos atrás, são trocadas de ano em ano quando se aproxima o festejo de Santa Luzia no povoado.
Veja a criatividade do povo, o improviso para a rua não ficar na escuridão, uma panela colocada em um cano, formou um poste e assim com uma lâmpada iluminar a frente da residência.
A lâmpada do poste, segundo morador da rua, ela não acende. 
Únicas reformas feitas na comunidade, PETI, ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DENTRE ALGUMAS RUAS, Rua do Chafariz, Beira Rio, Beira Campo...
PARA SEREM REFORMADOS
Para ser reformado, o mercado ainda serve de moradia para os animais, o teto desabando e as paredes perdendo a cor de um passado histórico pouco lembrado pelo povo. 

mercado, esse sem vida, sem prestigio, sem serventia para a comunidade, um patrimônio que um dia foi palco de encontro entre amigos e hoje hostilizado pelo tempo.
Um outro prédio esperando para reforma é o Posto de Saúde, este mês fez um ano que o mesmo foi fechado para reforma, e ainda não saiu do papel.
Nossos parabéns a equipe de saúde de Barra do Longá, mesmo trabalhando em uma casa alugada desapropriada para exercer tamanhas funções, estão deixando toda população de bem com a vida e fazem o que podem para atender os pacientes.

Quadra, ainda usada pelos alunos e a comunidade, a mesma necessita de uma grande reforma, segundo informações a reforma esta prevista para iniciar em dezembro ainda de 2015.
  

Já o esporte, este tem seu lugar, não de hoje mas desde de quando iniciou as primeiras peladas(jogo de bola, futebol) na comunidade, destacamos a belíssima equipe que se envolve, com dedicação e amor ao esporte, isso em parceria com prefeitura. 
Campo reformado

Na educação, destacamos a escola de Ensino Médio, depois do projeto feito e divulgado em reuniões e encontros políticos, a mesma sumiu do mapa e nunca saiu do papel, o que se alega ou se tem como desculpas, falta de terreno na comunidade, quem sofre são os alunos que ainda continuam estudando numa casa alugada, com salas de aula apertadas e pouca ventilação. 
Texto e imagens: Ronaldo Bastos

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

COPA SANTA LUZIA DE FUTEBOL, JOGO FLAMENGO X GUARANI

Jogo decisivo aconteceu na tarde de domingo 08, entre as equipe Flamengo x Guarani. A fortíssima equipe do Flamengo muito bem em campo venceu por 2 x 0, e se classificou para a próxima fase da copa e despachou o Guarani que precisa vencer o jogo.
FLAMENGO(PASSAGEM DAS CANOAS)
A equipe do Flamengo é uma da equipes favoritas ao título da copa Santa Luzia este ano, no primeiro jogo venceu o América por 3 x 2 e com estas duas vitórias esta sendo o melhor time na competição com 100% de aproveitamento. 
GUARANI - SALDADINHO


A cada jogo aumenta o número de torcedores




CONFIRA OS CONFRONTOS


Piauí é o maior produtor de pó de carnaúba do Brasil, diz IBGE

 No ranking dos 20 maiores municípios produtores de pó de carnaúba, 15 são do Piauí. O Piauí se destaca na produção com 12 mil toneladas - correspondendo a 64,6% da produção nacional e valor de R$ 90 milhões. Os dados foram divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Piracuruca, com 906 toneladas, Campo Maior com 868 toneladas e  Piripiri - 823 toneladas  têm as maiores produções. O Ceará contribuiu com 32% da produção nacional e tem o município de Granja o maior produtor do país com 1.150 toneladas. O pó é a base para a produção da cera da carnaúba, amplamente utilizada desde a produção de alimentos até diversos tipos de vernizes.  
Já na produção de amêndoas de babaçu, o Maranhão concentra 95,5% da produção nacional, seguido pelo Piauí com 4,5%. Quanto à produção de Carvão Vegetal, o Piauí ficou em terceira colocação com 145 mil toneladas, atrás dos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul. Jerumenha é o município com maior produção de carvão vegetal do Estado. 

Em relação à produção de soja, o Piauí produziu 1.488 mil toneladas de grãos - representando 57,5% de participação no total do valor da produção do Estado. O cerrado é a principal região produtora de grãos, tendo como os maiores produtores os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí. 

A produção de milho teve uma participação de 19,7% no total do valor da produção com 1.036 mil toneladas e o principal produtor foi o Município de Uruçuí, seguido de Baixa Grande do Ribeiro. A produção de Caju no Estado foi de 12 mil toneladas, no valor de R$ 21 milhões. 
Fonte: Cidade Verde