sábado, 23 de fevereiro de 2019

Polícia Civil prende acusado de homicídio em Joaquim Pires

Um homem identificado como Genival Candeira da Silva foi preso nesta sexta-feira (22), acusado de homicídio no município de Joaquim Pires, Norte do Piauí.
Segundo informações do delegado Rafael Reis, da Delegacia de Polícia Civil de Araioses, a prisão do acusado foi realizada após o juiz de direito Arilton Rosal Falcão, da Vara Única da Comarca de Joaquim Pires expedir um mandado de prisão preventiva contra Genival.
Ainda de acordo com o delegado Rafael Reis, o crime ocorreu no dia 8 de maio de 2017, quando o acusado matou um homem identificado como Francisco das Chagas Menezes utilizando uma cadeira de ferro, no bairro Bela Vista, em Joaquim Pires.
Após o cumprimento do mandado de prisão, o acusado foi encaminhado para a Central de Flagrantes do município de Parnaíba, onde se encontra preso.
Fonte: Diário do Norte

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Auditor Fiscal da Sefaz é preso após receber propina de R$ 50

A Polícia Civil e a Polícia Militar da cidade de Araioses, município do Maranhão que faz divisa com o Piauí, prendeu em flagrante Francisco Vaz Rego, auditor fiscal do Estado, servidor da Secretaria Estadual de Fazenda. A operação policial aconteceu na noite da última terça-feira (19) e o acusado foi autuado no crime de corrupção passiva majorada.
Segundo informações do delegado Raphael Reis, que trabalha em Araioses, a Polícia Civil já tinha informação a respeito da prática do crime de corrupção passiva praticada pelos fiscais do Posto Fiscal do Povoado Pirangi, localizado bem na divisa entre o Maranhão e Piauí para garantir a segurança fazendária no transporte de cargas entre os dois estados.
Informações destacam que Francisco cobrou e recebeu R$ 50,00 para liberar caminhoneiros da fiscalização da nota fiscal. Diante das informações, a Polícia Civil passou a investigar o caso e, em reunião com os policiais militares lotados no povoado Pirangi, foram passadas instruções para que ficassem atentos e de como deveriam agir diante desse tipo de crime.
Na terça-feira, os policiais militares se depararam com uma situação de flagrante em que o auditor fiscal recebeu vantagem ilícita, valor em dinheiro para deixar de fiscalizar um veículo. Caminhoneiros da região confirmaram que os ilícitos são comuns.
Imagem: Panorama
A conduta foi confessada pelo próprio autor e confirmada por diversas testemunhas que afirmaram que entregavam propina para Francisco Rego. Inclusive, uma das testemunhas chegou a afirmar que entregou dinheiro para o auditor fiscal por mais de cem vezes.
Com informações OitoMeia

Greco prende quadrilha acusada de arrombar banco no Piauí

Os policiais do Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco), em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Divisão de Operações Especiais (DOE) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) prenderam na madrugada desta quinta-feira (21), os acusados de arrombar a agência do Bradesco na cidade de Castelo do Piauí, na última terça-feira (19).
Foram apreendidos ainda mais materiais utilizados durante o crime. 
Em entrevista, o comandante do Grupamento de Policiamento Militar de Castelo do Piauí, sargento Gomes, disse que além dos assaltantes a polícia chegou até um homem identificado como André. Segundo o comandante, ele foi o responsável por repassar informações privilegiadas sobre a movimentação dos policiais militares no GPM para que a quadrilha pudesse agir.

O crime
Uma quadrilha fortemente armada arrombou a agência do Bradesco de Castelo do Piauí, durante a madrugada desta terça-feira (19), e metralhou duas viaturas da Polícia Militar.
No local havia também armamentos dos vigilantes do banco, que foram roubados pela quadrilha. “Os vigilantes ficam na agência até fechar o banco e depois eles deixam o armamento, pois não possuem o porte das armas. Os bandidos chegaram lá e aproveitaram”, pontuou.

De acordo com o comandante do Grupamento de Policiamento Militar (GPM) do município, sargento Gomes, os bandidos chegaram na cidade por volta de 1h20 em dois veículos, um Fiorino branco e um Sandero prata, e se dividiram para a executar a ação. “Uma parte foi para o banco e a outra veio aqui para o GPM e efetuou vários disparos tanto na viatura, como no prédio. Mas lá no banco eles não levaram nada, pois não conseguiram abrir o cofre”, explicou o comandante.
Ainda segundo o sargento Gomes, após a ação malsucedida a quadrilha fugiu em direção a São João da Serra. “Lá tem uma estrada que dá acesso a Santa Cruz dos Milagres, mas eles não conseguiram atravessar o rio, que está muito cheio. Então eles abandonaram os dois veículos na beira do rio e fugiram a pé. No local já têm equipes da Companhia da Polícia Militar de São Miguel, Força Tática de Campo Maior e do BOPE”, acrescentou.
Os bandidos utilizaram espingardas calibre .12 e fuzis .556 e apesar da violência utilizada nenhum policial chegou a ser alvejado com os tiros. Na agência bancária, eles preservaram os dois terminais de autoatendimento e foram até ao cofre.
Com informações GP1

Homem é esfaqueado dentro de veículo na BR 316

Um homem identificado como Alexandre Anderson Cardoso Cabral, de 33 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (21), com duas lesões de arma branca no pescoço, no Posto Ipiranga, na BR 316, no bairro Porto Alegre, na zona sul de Teresina. A vítima estava dentro de um veículo Siena de cor preta e placa NID-9521, ainda com vida.

Segundo informações da tenente-coronel Elza Rodrigues, do Núcleo de Comunicação da Polícia Militar do Piauí, a guarnição do 17º BPM foi acionada por volta de 7h da manhã, para atender a ocorrência.
Uma câmera de segurança mostra o momento em que Alexandre Anderson chega em seu veículo no posto de combustíveis, por volta de 1h da madrugada. Não é possível saber, no entanto, se ele já estava ferido quando chegou ao local.
Segundo uma testemunha, que não quis ser identificada, a vítima foi socorrida inicialmente por populares. “A câmera de segurança mostra que ele chegou dirigindo seu carro, por volta de 1h da manhã e não saiu mais. Lá ele ficou, até que populares, os frentistas do posto e clientes foram fazer todos os procedimentos de avisar as autoridades. Então deu-se início ao socorro dele. Foi por volta de 6h30 a 7h da manhã que percebemos que ele estava lá”, relatou.
Alexandre Anderson foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado com vida para o HUT de Teresina. A vítima teve um AVC hemorrágico e está em estado gravíssimo.
Com informações GP1

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Barragem apresenta risco “iminente” de rompimento, podendo inundar cidade no Piauí

A barragem de um açude com 54,6 milhões de m³ de água corre “risco iminente” de romper, colocando em perigo a vida dos 62 mil habitantes da cidade de Piripiri (a 160 km de Teresina), no Piauí. Segundo apuração do site UOL, um relatório técnico resultou em uma Ação Civil Pública, mas o governador do estado, Wellington Dias (PT), falou do perigo como um boato, ou “fake news”, conforme noticiou a imprensa local.

Ainda de acordo com a publicação, a ação da Promotoria de Justiça de Piripiri se baseou em um relatório de inspeção do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca), que no dia 10 de dezembro do ano passado foi notificado sobre a existência de “uma grande cavidade” no açude, construído entre 1936 e 1945 para irrigar a região em períodos de seca.
Chegando ao local, os engenheiros teriam encontrado outras crateras. “Importante registrar e informar a existência de outras erosões existentes ao longo do talude de jusante [parte da frente de uma barragem]”, diz o relatório, que conclui: “Pela gravidade da situação, com risco iminente de rompimento da barragem, imediatamente recuperamos emergencialmente a cavidade”.
De acordo com o engenheiro Francisco Ribeiro Soares, que assina o documento, a erosão começou depois do asfaltamento da rodovia estadual PI 327, que cruza todo o açude. Construída sem espaço para drenar a água da chuva, a obra provocou a “anomalia” na barragem, “ocasionada pela pressão da água nos momentos de temporais”.
O Dnocs concluiu seu relatório pedindo ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que corrigisse a obra “antes que algo de mais grave aconteça, qual seja até o rompimento da barragem, evitando dessa forma tragédias com ceifamentos de vidas humanas”.
Fonte: TopBuzz

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Acidente de moto deixa dois feridos, um em estado grave, na PI-301 em Cocal-PI

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta Honda CBX Twister 250, ano/modelo 2003, de cor verde, deixou o saldo de dois feridos, um deles em estado grave. O fato aconteceu na PI-309, na altura da localidade Capiberibe, zona rural de Cocal, município da região norte do Piauí.

A motocicleta era ocupada por dois homens, identificados como Francisco Pereira de Sousa, o "Chiquinho", de 39 anos, e o seu cunhado, Gilberto dos Santos Carvalho, de 26 anos
Eles trafegavam sentido a cidade de Cocal-PI, quando o condutor perdeu o controle do veiculo em uma curva acentuada, saindo da pista e ambos violentamente indo de encontro ao solo, nas proximidades da ponte do Rio Pirangi. 
O acidente mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) [plantonistas e servidores que estavam de folga] e socorristas da secretaria municipal de saúde, além de agentes da Guarda Municipal. 
Um dos acidentados, o Gilberto, que estava consciente e orientado, porém, apresentando fratura com deformidade no antebraço esquerdo e escoriações em algumas partes do corpo. Já Chiquinho estava desacordado, com sinais de quem sofreu uma forte pancada na cabeça (rosto desfigurado).
Após receberam os primeiros socorros ainda no local do acidente, ambos foram encaminhados, cada um em uma ambulância, para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba, onde estão internados e passarão por procedimento cirúrgico. 
Segundo informações Chiquinho foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico (TCE), fratura na mandíbula com perda de dentes, além de um desvio na traqueia. O seu estado de saúde é considerado gravíssimo.

Fonte: Blog do Coveiro

CIPTur desarticula fábrica de dinheiro falso em Luís Correia

Por volta das 12:10 desta segunda-feira (18), uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), composta pelo Capitão Lucas e Cabo Sampaio abordou um casal identificado por Clara de Assis Ribeiro Melo, natural de Canindé, CE e Elcio Moreira do Vale, natural de Unaí,MG, no bairro Alto Bonito, em Luís Correia. Com eles foram encontradas 113 gramas de substância análoga a pasta base de cocaína e R$ 3.342,35 em dinheiro trocado que foi localizada pela Soldada Maria Antonia após revista íntima na acusada.
Após breve interrogatório, a equipe recebeu reforço do Cabo P. Araújo e Soldado Tairo e todos se deslocaram até a pousada situada em Parnaíba onde o casal estava hospedado. No apartamento foram encontradas mais 637 gramas de substância análoga a cocaína e uma balança de precisão.
No local da abordagem encontrava-se um terceiro indivíduo identificado como João Batista Carvalho de Oliveira, natural de Parnaíba que dava suporte a dupla em um veículo Parati. Após indagá-lo e depois de cruzar as informações, foi localizado na residência dele, no bairro São Vicente de Paula, um revólver calibre 38 e 735 gramas de substância análoga a crack.



Fonte: Blog Pessoa

Pai morre e filho fica ferido em acidente no interior de Caldeirão Grande do Piauí

Um grave acidente ocorrido na noite do último domingo (17/02) em uma estrada vicinal na zona rural do município de Caldeirão Grande do Piauí, deixou uma pessoa morta e outra ferida.

Segundo o portal Cidades na Net, o fato aconteceu na localidade Serra da Berlenga e envolveu dois veículos, uma motocicleta modelo Honda CG 125 FAN, que era conduzida por Antônio Francisco Ferreira, de 33 anos e um carro modelo Chevrolet Onix.

A colisão foi violeta e o piloto da moto não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Seu filho, de 12 anos, que seguia na garupa, também ficou ferido, tendo fraturado uma das pernas. O menor foi socorrido, levado ao Hospital de Fronteiras e em seguida foi transferido para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

O motorista do carro ficou no local e prestou socorro às vítimas.
Fonte: 180graus

Veículo em alta velocidade atropela e mata rebanho com 29 ovelhas no PI

Um veículo, modelo Chevrolet S10, de cor branca e placas de Juazeiro/BA, atropelou um rebanho de ovelhas nesta segunda-feira (18/02). O fato aconteceu por volta das 9h30 na rodovia estadual PI-456, na localidade denominada “Carcará”, no trecho que interliga as cidades de Curral Novo do Piauí e Paulistana. Com informações do Cidades na Net.

Segundo informações da Polícia Militar, o motorista, ao avistar o rebanho, freou bruscamente e ainda tentou evitar a colisão, mas acabou colhendo os animais que seguiam na mesma direção.

O atropelamento resultou na morte de vinte e nove ovelhas. Outras quatro sofreram fraturas nos membros e uma ovelha ficou ferida com sangramento.

O rebanho era seguido pelo agricultor Francisco de Sousa Cruz, que não utilizava nenhum recurso para sinalizar a presença dos animais na rodovia.

Em áudio compartilhado na rede social, o motorista do veículo relatou que foi surpreendido com a presença do grande número de animais na rodovia e não teve como evitar a colisão. “Se eu tirasse o carro eu tinha capotado. Não tinha ninguém falando que tinha bicho na frente”, disse.

A Polícia Militar foi acionada, atendeu a ocorrência e conduziu as partes envolvidas para a 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana.

Fonte: 180graus

Bandidos metralham viaturas da PM e arrombam banco no Piauí

Uma quadrilha fortemente armada arrombou a agência do Banco do Brasil de Castelo do Piauí, durante a madrugada desta terçafeira (19), e metralharam duas viaturas da Polícia Militar.
De acordo com o comandante do Grupamento de Policiamento Militar (GPM) do município, sargento Gomes, os bandidos chegaram na cidade por volta de 1h20 em dois veículos, um Fiorino branco e um Palio prata, e se dividiram para a executar a ação.
“Uma parte foi para o banco e a outra veio aqui para o GPM e efetuou vários disparos tanto na viatura, como no prédio. Mas lá no banco eles não levaram nada, pois não conseguiram abrir o cofre”, explicou o comandante.
Ainda segundo o sargento Gomes, após a ação mal sucedida a quadrilha fugiu em direção a São João da Serra. “Lá tem uma estrada que dá acesso a Santa Cruz dos Milagres, mas eles não conseguiram atravessar o rio, que está muito cheio. Então eles abandonaram os dois veículos na beira do rio e fugiram a pé. No local já têm equipes da Companhia da Polícia Militar de São Miguel, Força Tática de Campo Maior e do BOPE”, acrescentou.
Com informações GP1