sexta-feira, 27 de setembro de 2013

LULU UM GUERREIRO

Este é mais um sobrevivente do esporte de Barra do Longá, durante muito tempo ele trabalhou com um time de futebol que se chamava Nacional Esporte Club, hoje vive praticando esporte em alguns eventos na região e viu seu time de futebol acabar por falta de incentivo financeiro. Um guerreiro trabalhador que diz ainda vai ver seu time de futebol nos gramados da nossa comunidade Barra do Longá. Em uma conversa com a nossa reportagem "palavras ditas por Lulu" o futebol da Barra sumiu, há muito tempo não se vê um torneio de futebol que leve muitos torcedores ao campo, mas acredito que um dia isso volte a acontecer e quem sabe isso não esteja bem próximo já que o nosso futebol esta voltando a ser bem visado pelo povo da região. 
Aqui ele participou da maratona Barra do Longá/Buriti dos Lopes 2013

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PEDRAS DO DANIEL - A BELA NATUREZA NAS MARGENS DO RIO PARNAÍBA

Essa beleza natural você encontra as margens do rio Parnaíba próximo a localidade carrasco. Esse paraíso fica aproximadamente a 8km de Barra do Longá. Um local  conhecido por pescadores que tiravam o pão de cada dia e hoje esta assim com a sua beleza ameaçada sendo coberta por um mato cheio de espinho conhecido na região como calombí, segundo informações de populares no local já foram visto sereia, cabeça de cuia, peixes como piraíbas que virou embarcações, grandes jacarés e cobras sucuri. No local a água do rio já chegou a ter 15 metros de profundidade e hoje as pedras estão assim cobertas por mato e algumas com apenas um(1) metro de profundidade na água tornando ainda mais o local mais exuberante de se ver e apreciá-lo.

Fotos: Ronaldo Bastos 







azulões - aves que ainda sobrevivem na região





pedras no meio do rio elas vão do PI ao MA




Imagens de Barra do Longá


terça-feira, 24 de setembro de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TROCA CADEIRAS E MESAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BARRA DO LONGÁ

A pedido dos funcionários refeitório tem cadeiras e mesas novas - Secretaria de Educação de Buriti dos Lopes - faz a troca  de cadeiras e mesas no CEI Maria Francisca em Barra do Longá. O fato aconteceu na tarde do dia 23 ás 13h e 30. Isso agradou funcionários, pais e alunos. Na escola desde o inicio das aulas nunca faltou merenda e a cada dia problemas estão sendo solucionados para melhorar o ensino e aprendizagem entre as crianças e os educadores. 













segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FRUTO DA ESCOLINHA DE FUTEBOL SÃO CRISTOVÃO DE BARRA DO LONGÁ BRILHANDO NO FUTEBOL DO RIO DE JANEIRO

Um menino que nasceu pronto para brilhar com a habilidade nos pés e com a humildade no coração. Filho de Barra do Longá (PI), seleiro de estrelas no futebol. Ele sabe o quanto é difícil ser jogador e que é poucos conseguem esse sucesso na vida. A vida para ele nunca foi fácil teve que trabalhar duro na roça com seus pais onde o qual ele se orgulha muito, trabalhar no sol nordestino fez lele aprender a dar valor a cada coisa na vida e a cada ensinamento que o mesmo leva junto a ele. Foi olhando Para seu pai trabalhando duro que ele percebeu que deveria dar uma vida melhor para seus pais, um dia ele olhou para seu pai e disse, pai quero ser jogador de futebol, e seu pai deu todo apoio e com 10 anos seus pais resolveram colocar ele na escolinha “São Cristovão” com o comando de Cristovão Vidal, uma escola que que há 13 anos vem revelando jogadores em Barra do Longá-PI - momento onde ele aprendeu a dar os primeiros passos com a bola no pé.


Admirado por muitos na região pelo futebol que apresentou na escolinha ele também foi admirado pelo ex jogador de futebol “Valdomiro” que a levou para fazer teste no “Ceará futebol clube” mais como a vida não é só de sim, não deu certo e voltou para a escolinha. Samuel colocou a prática e toda a habilidade que ele tem que seu ex técnico Cristovão ensinou e também cada conselho como não entrar em no mundo errado pois passamos por momentos ruins mais sempre teremos uma vitória na vida e isso está acontecendo em minha vida.
Hoje com 18 anos surgiu a oportunidade dele ir para o Rio de Janeiro começa a sua batalha, no começo foi difícil pois ele estava longe da família e dos amigos, nos primeiro meses foi difícil porque não encontrava nenhuma oportunidade foi onde ele sentado na cama perguntou a “Deus, quando que iria ser a sua vitória?” foi ai que veio a resposta.




Deus colocou um tio maravilhoso em sua vida que dar muito apoio e conselhos, seu tio conheceu o Marcos Obama coordenador do “Mesquita Futebol Club” mais no mesquita ele ainda não muita oportunidade, foi ai que um dia ele teve a oportunidade de jogar e por mérito dele se tornou titular e é conhecido como Samuel(Piauí) volante. Em um jogo do mesquita um oleiro de Portugal viu ele e gostou do seu futebol e em Dezembro Samuel tem proposta para um time de Portugal realizar um grande sonho que é ser jogador de futebol e se Deus quiser ele ainda vai ser um grande jogador da seleção brasileira, porque o sonho de todo jogador de futebol brasileiro é jogar na seleção Brasileira, vestir esse manto sagrado e honrar a bandeira brasileira. A luta não acabou, os sonhos não foram todos realizados mais ele mantém com a cabeça sempre erguida, seguindo em frente e agradecendo a Deus, sua família e ao Cristovão e futuramente esta vindo a nossa terra querida - Barra do Longá.

Observação o texto foi enviado por Samuel de Moraes Carvalho-RJ e adaptado por Ronaldo Bastos Portal Longa.


ESPORTE - TORNEIO DO BOI EM SÃO DOMINGOS

Radar vence a equipe do Corisco e vai para a final do torneio do boi em São Domingos
Um jogo muito disputado na tarde de domingo (22/09) em São Domingos, as duas equipes em busca da vitória, muitos gols perdidos e poucas faltas marcadas. O jogo no tempo normal terminou em 2 x 2. Destaque para a equipe do radar que venceu nos pênaltis e irá disputar a final sábado dia 28/09 com a equipe do Salgado.
RADAR
CORISCO
árbitros da partida







domingo, 22 de setembro de 2013

PROJETO ESCOLINHA DE FUTEBOL SÃO CRISTOVÃO - BARRA DO LONGÁ

Portal Longá tem o imenso prazer de mostrar mais um trabalho realizado pelo projeto voluntário São Cristovão em Barra do Longá
Escolinha de Futebol São Cristovão realizou na manhã deste domingo 22/09 mais um evento esportivo em Barra do Longá. Dessa vez a final do torneio mirim que acontece todo ano envolvendo várias equipes de Barra do Longá. Tiramos o chapéu para o Cristovão Vidal um exemplo de paixão pelo esporte da nossa comunidade, um guerreiro que dedica boa parte de sua vida a cultura e o esporte. Há 13 anos este projeto vem revelando jogadores em Barra do Longá e o que mais impressiona é que, o projeto sobrevive de apoio voluntário, com ajuda de pessoas que fazem de tudo para não deixar as nossas crianças e jovens praticarem algo errado. O evento contou com a presença da secretaria de cultura esporte e lazer Maria José, um jogador veterano muito conhecido na região Natureza, Cristovão Vidal e Ronaldo. Cobertura especial Portal longa. 
 Algumas pessoas que fazem parte da Escolinha de Futebol São Cristovão
Natureza, Maria José e Cristovão 
 Natureza, o destaque do campeonato Geovane conhecido como Negueba, Cristovão e Ronaldo Bastos - Portal Longa.
 Entrega de premiações











 Alguns lances do jogo




 O que nos deixa feliz é saber que deste campo em meio lixão, cheio de cocô de boi e mato temos hoje um jogador promissor nas categorias de base do Mesquita Futebol Club do Rio de Janeiro e em breve uma reportagem especial dele "SAMUEL PIAUÍ" que já esta sendo mais um orgulho para a nossa comunidade.
Momento de orientação e pedido de respeito aos seus adversários



 Momento de apreensão no momento dos pênaltis
 O sorriso no rosto de um time vencedor
Momento de dialogo entre o time campeão-divisão de premiações
 Vitoriosos a caminho de casa com as premiações