sábado, 28 de junho de 2014

BARRA DO LONGÁ - CULTURA JUNINA

Quinta-feira 26 a noite foi marcada por belas apresentações no CEI Maria Francisca. Conheça a cultura que se destaca em Barra do Longá. Nossa comunidade até o momento é o único município que tem a cultura junina mais completa na região de Buriti dos Lopes.    
SÃO JOÃO NA COPA

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça enfeitaram o nossa arraiá.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

O evento teve inicio com a dança da peneira



São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho). Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração assim é nossa cultura.

A noite também contou com o bumba-meu-boi Rei da Escolinha a mais de 10 anos fazendo parte da nossa cultura 



A noite ganhou brilho quando a quadrilha Meu Pedacinho de Chão entrou no arraiá. Crianças de 3 a 5 anos desfilaram, dançaram e encantaram todo o publico presente


















O evento foi encerrado com a quadrilha Sacode Mistura Junina, mesmo em pequeno espaço eles deram um show e mostraram que Barra do Longá tem cultura e gente bonita 









quinta-feira, 26 de junho de 2014

ISSO É CULTUA - ISSO É BARRA DO LONGÁ

Barra do Longá tem destaque na cultura Buritiense, na noite de quarta-feira 24/06, mais um evento junino realizado no Bar Raio do Sol, há vários anos esta festa vem acontecendo e organizado pelo senhor José Antônio, centenas de pessoas viram um grande espetáculo - Bumba-meu-boi Rei da Escolinha e a Quadrilha Sacode Mistura Junina que por onde passa agita os arraias.