quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MEIO AMBIENTE - RIOS


Devido a situação precária dos afluentes os rio Parnaíba e Longá vem sofrendo a cada dia. Essa é a situação dos rios em frente a Barra do Longá uma coroa com plantios de arroz, feijão e milho.
Nos últimos anos a nossa comunidade está enfrentando um período delicado em relação a falta de peixes nos rios. Fica cada vez mais perceptível as dificuldades vividas pela população devido a falta de chuva e o desrespeito ao meio ambiente. Os rios apresentam volume de água abaixo da média anual e a poluição contribui para a escassez de peixes pescados na região.

Destacamos aqui Barra do Longá terra do encontro dos rios Parnaíba e Longá que sempre foi vista como a terra do peixe, hoje vivi uma situação triste com relação aos pescados, alguns  vendedores de peixes buscam uma solução em fornecedores de outras cidades ou estados e alguns estão ficando em extinção como por exemplo a manjuba e o tão famoso fidalgo. Alguns pescadores comentaram a nossa reportagem que a falta de peixes nos rios é porque á a falta de chuvas no inverno e também a pesca sem limites na época da piracema.  
    LIXO ATRAS DO CAS


Sabemos que a poluição dos rios vem acontecendo em todo seu percurso e Barra do Longá também está incluída nessa situação, todos os dias são jogados lixo e mais lixo nas margens da nossa fonte de vida.
Essa é uma imagem de quando colocaram o monumento na inauguração próximo ao rio Longá em Barra do Longá. Com intensão de despertar das autoridades, entidades e população para a necessidade de preservação dos rios. Porém Sem sucesso. 
No ato da inauguração e reinaugura Autoridades, intelectuais,juiz,escritores, desembarcador, historiadores, integrantes de academia de letras e artes participaram entre outras autoridades, mais uma vez a ação parece não ter sucesso, porque nenhuma atitude foi tomada em relação a situação que se encontra nossos rios. Uma certeza os rios estão morrendo lentamente e Barra do Longá esta ficando sem o seu lindo encontro das águas.    


Depois de alguns anos o monumento foi levado para a praça de Santa Luzia e reinaugura no dia 28 de janeiro de 2012 em homenagem ao encontro dos rios  com o intuito de preservação dos mesmos e até hoje nada foi feito com relação ao tamanho problema. O encontro das águas que era visto por centenas de pessoas hoje o que se vê são pescadores que incansavelmente buscam o pão de cada dia.  


RIO PARNAÍBA - PONTE DO JANDIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário