quarta-feira, 6 de março de 2013

  Buriti dos Lopes Pode Deixar de Receber Escola Técnica Agrícola do Governo Estadual








  
 O prédio da Escola Agrotécnica de Buriti dos Lopes está situado na BR 343 (entrada da cidade – sentido Parnaíba). O projeto é antigo, mas nunca foi concluído. No primeiro mandato da gestão passada o município assinou um contrato de comodato com o Governo do Estado para a utilização dos prédios com a implantação de uma escola de técnicas agrícolas. Desde 2011 as equipes de engenheiros da SEDUC-PI passaram a visitar o local e averiguaram toda a situação e necessidades de reforma. Assim, as obras de construção de uma quadra coberta foram iniciadas e, posteriormente, seriam realizadas as reformas dos prédios do aglomerado. Até o momento, a obra da quadra está inacabada e nenhuma reforma fora iniciada.
          O impedimento para a continuação da implantação do projeto reside na ocupação dos prédios, no momento, existem 09 moradores que se instalaram no local, alguns destes residem lá há mais de 15 anos. Com o rompimento da barragem Algodões em Cocal-Pi muitas famílias ficaram sem moradia e foram instaladas em anexos da escola. O fato é que todos já foram avisados da iminência da desocupação do prédio para funcionamento da escola. E o mais agravante: as famílias que lá permanecem não são vítimas do rompimento da Barragem supracitada.
          A SEDUC necessita urgentemente da remoção das famílias para iniciar o processo de conclusão da escola e tal ocupação está causando o impedimento. Corremos assim, o risco de perdermos mais este projeto. Sabe-se que materiais como: carteiras, extintores de incêndio, lâmpadas Led, cadeiras acolchoadas e giratórias, birôs, mesas de digitação e de secretaria foram entregues e encontram-se guardados na Unidade Escolar Leônidas Melo aguardando o início de funcionamento da escola.
          Atualmente, em um dos anexos funciona a Secretaria Municipal de Educação, em outro o seu depósito de merenda e depósito de livros e, também, funciona a garagem de transportes da prefeitura e almoxarifado.
          A população buritiense há tempos aguarda o desfecho do mistério que gira em torno da ativação efetiva da tão sonhada Escola Agrícola, principalmente, por se tratar de um município com um enorme potencial agrícola como o nosso e, também, por não termos aqui a oferta de cursos profissionalizantes que contemplem essa demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário