quinta-feira, 9 de outubro de 2014

10 DE OUTUBRO 14 ANOS DE ESCOLINHA DE FUTEBOL SÃO CRISTOVÃO




Cristovão Vidal 45 anos de idade, o mesmo chegou em Barra do Longá em 1969 com um ano de vida, o mesmo tinha um grande sonho de ser jogador de futebol profissional. Com 15 anos de idade ele jogou no Memória time do senhor Golda, depois Clube dos Jovens e Flamenguinho(Barra do Longá), Tinguis, Liberal e Limãozinho(Barra do Longá) e esta encerrando a sua carreira como jogador amador nos Veteranos de Barra do Longá.

CRISTOVÃO EXIBINDO O PRIMEIRO TROFÉU GANHO COMO JOGADOR 


O mesmo percebeu que o sonho de ser jogador de futebol profissional estava chegando ao final porque a sua idade não permitia. Antes da escolinha, Cristovão pensou porque não investir nas crianças e jovens da comunidade, primeiro investimento comprou troféus usado para fazer um torneio para as crianças e jovens. “Alguns jogadores da época” Índio, Rossi, Barão, Jaime, Isaque, Raimundinho, Zé Carlos (Bauna), Zé Carlos(Dasneves) ,Neguinho, Batistinha, Silas, Wulian, Zé Orlando, Wlisses, Oziel, Mano, Chaga Bala, Antonio José, Raimundinho do Jorge, Cleone, Luciel. Esses foram alguns dos primeiros jogadores que passaram pelas mãos do Cristovão.


Como teve inicio a Escolinha de Futebol São Cristovão de Barra do Longá

Um dia o mesmo vinha de Parnaíba com seu amigo Gerson, Gerson perguntou por que não fazer uma escolinha já que você trabalha com essas crianças? Então Cristovão respondeu não tenho estrutura e nem material e isso me impede de desenvolver esse trabalho com as crianças, Gerson respondeu tem como conseguir os coletes com um amigo e depois pagaremos, Cristovão passou a realizar bingos para pagar os coletes ação e atitudes que deram certo.  Cristovão treinava as crianças de segunda a sexta sozinho e nos finas de semana Gerson ajudava por que o mesmos não morava em Barra do Longá. Os jogadores depois de muitos treinos foram jogar no Carrasco, Tinguis, Coroa, Passagem das Canoas e Barra do Longá todos iam a pé e poucos de bicicleta pois naquela época o transporte era muito difícil, até aquele momento ainda não existia um nome para o time. Então Cristovão e Gerson se reuniram e escolheram o nome do time Escolinha de Futebol São Crsitovão dia 10 de outubro de 2000, a escolinha começou com 13 jogadores e depois de alguns anos surgiram voluntários (Natureza, Gentil Móveis, Mazé, Golda, Fábio, Zé Garcia, Neto do Caindo, Ana Borges, Cambota, Pedro Derino, Rivelino, Everton Azevedo, Ronaldo Bastos  e outros amigos).

A Escolinha tem em sua história um título invicto da copa José de Ribamar Sub -18 em Parnaíba, campeã da segunda divisão em Buriti dos Lopes, vice campeã do torneio do boi em Passagem das Canoas, vice campeã da copa João Claudino em Parnaíba Sub-14 porque tinha 15 jogadores e nove foram titulares no time de Buriti dos Lopes e participa de vários torneios na região.

Trabalhos desenvolvidos atualmente

Com categorias de sete (07) a dez(10), doze(12) a quinze(15), dezesseis(16) a dezoito(18) que vem participando do torneio sub-18 em Buriti dos Lopes e a categoria principal sub-20.

O projeto também trabalha com ações culturais, festas comemorativas entre outros.

A escolinha foi fundada no dia 10 de outubro de 2000 e completa seus 14 anos de existência na comunidade Barra do Longá. O projeto voluntário vencer e crescer é um sonho de criança de Cristovão Vidal. O sonho de ser um jogador de futebol profissional foi embora, por falta de oportunidade na época, hoje ele acredita que esse sonho será realizado com algumas crianças e jovens que fazem parte deste projeto.


FORMATURA 3º ANO MÉDIO






Um dos frutos da Escolinha Samuel hoje jogando no futebol do Rio de Janeiro esta imagem no Mesquita hoje joga no ARTSUL
SAMUEL COM A BOLA
Queremos aqui parabenizar este guerreiro Cristovão Vidal um campeão que vem a 14 anos trabalhando com Escolinha de Futebol São Crsitovão - Projeto Voluntário vencer e Crescer.
Lembramos que o projeto vem atuando a 14 anos com ajuda voluntária. Seja você também um voluntário e venha fazer parte desta escolinha pois a sua ajuda irá tirar várias crianças e jovens de caminhos errados e dará a eles uma esperança de ser mais um bom exemplo na comunidade.
Texto: Ronaldo Bastos editor deste Portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário