quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pré-conferência Municipal de Saúde em Barra do Longá

SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS, DIREITO DO POVO BRASILEIRO
Aconteceu na tarde desta quinta-feira 23/julho, a Pré-Conferência Municipal de Saúde em Barra do Longá. A equipe de Saúde conta com a médica Cubana: Lilian Salazar, Enfermeiras: Alzenira Carvalho do Val e Neta, Técnica de Enfermagem: Doralice Rodrigues, Auxiliar de Enfermagem: Inês Rocha e Iara Carvalho, Técnica de saúde bucal: Elsany, Dentista: Arnaldo Alvarenga e serviços gerais: leonice Silva. Agentes Comunitários de Saúde: Cleonice Sousa, Erismar Ferreira, Francisco Nascimento, Luzia de Maria, Queliane Tavares e Raimunda Fernanda. 
Mesmo sem a presença de um representantes da secretaria de saúde, a pré-conferência superou o número de participantes de todas as outras pré-conferências incluindo a de Buriti de Lopes.

"PROBLEMAS ENCONTRADOS PELOS MORADORES"
-Lixões a céu aberto estão aumentando mesmo com o carro do lixo passando uma vez durante a semana nas ruas;
-Falta de medicamentos no posto de Barra do Longá e secretaria municipal de saúde de Buriti dos Lopes;
-Dificuldades de marcar exames e consultas de especialidades(sangue etc);
-Fumaça que antes era durante o dia e agora aparece frequentemente a noite;
-Falta de atuação da vigilância sanitária entre outros problemas que vem acontecendo em Barra do Longá.

PEDIDOS DOS MORADORES:

- Um Posto de Saúde com boa estrutura e adequado para que os funcionários atendam melhor ainda seus pacientes e pacientes sintam-se melhor acolhidos e atendidos.
- Medicamentos tanto nos Posto de Saúde de Barra do Longá e também na Secretaria de Saúde de Buriti dos lopes;
- Retirada de animais das ruas, pois Barra do Longá é bem maior que algumas cidades da região norte do estado(PI);
- Uma ambulância que permaneça na comunidade e assim ela sirva quando a população precisar; 
-Palestras de conscientização e punição para as pessoas que provocam o fumaceiro,
- Mais atuação dos responsáveis da vigilância sanitária;
-Agilidade na retirada dos lixões aos arredores de Barra do Longá. 
Tudo isso vai ser abordado na conferência Municipal de saúde que acontecerá sábado 25 durante o dia inteiro no CIEF em Buriti dos Lopes. A polução espera que esses problemas sejam amenizados 
A equipe atende 525 famílias entre Barra do Longá, Novo Jatobá, Carrasco e Buritizinho com as seguintes atividades: consultas médicas e de enfermagem, Assistência pré-natal, Puericutura, Planejamento familiar, Vacinação, Prevenção do câncer do colo uterino, Visitas domiciliares, Solicitação de Exames,, Atividades Educativas, Atendimento a hipertensos e diabéticos, Atendimento odontológico e Procedimentos ambulatoriais, Aferição de PA, peso, curativo, retirada de pontos, glicemia capilar, administração de medicamentos IM, EV, VO, inalações e reuniões.   
A equipe além de atender os pacientes da comunidade Barra do Longá, as vezes atende pacientes que moram no Maranhão a ponto de atualizar vacina de pacientes, Carrasco e Coroa de São Remigio. 
Agentes comunitários de saúde Erismar e Luzia de Maria
A médica(Lilian) reclamou de pacientes que marcam a consulta e não aparecem no posto de saúde, e geralmente quando tem 15 pacientes com consulta marcada ela atende 20 á 25 por dia, em alguns casos o paciente tem retorno e acompanhamento durante toda semana ou enquanto durar o problema.
Mesmo sem um local adequado para trabalhar e atender os pacientes a equipe vem desenvolvendo um ótimo trabalho na comunidade, são dezenas de pacientes que estão aprovando o trabalho que eles vem fazendo em Barra do Longá.    


Sabemos que a saúde em Barra do Longá vem dando passos positivos, mesmo atuando em local quase sem estrutura até mesmo para uma conversa entre médica e paciente.
Participaram também da pré-conferência representantes dos povoados Carrasco e Novo Jatobá. 
No momento foram escolhidos os representantes da Conferência que acontecerá dia 25 de julho o CIEF em Buriti dos Lopes.
Texto e imagens: Ronaldo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário