sexta-feira, 22 de abril de 2016

O sucesso da escolinha São Cristóvão de Barra do Longá

Cristovão é considerado o “pai” da garotada futebolística de Barra do Longá, povoado a 7 km de Buriti dos Lopes. Com atividades prestadas há mais de 16 anos, Ele desenvolve um trabalho na Escolinha São Cristóvão, sendo muito importante aos atletas da comunidade, possibilitando a crianças e jovens à prática do esporte local.
Rodney Spíndola e Cristóvão Vidal no Campo Santa Luzia, em Barra do Longá – Foto de Ronaldo Bastos - Portal Longa
Como todo trabalho exige apoio e investimento, o Projeto Vencer e Crescer sofre em alguns torneios principalmente quanto ao desloacamento de seus jogadores. Cristóvão conta com o apoio de alguns amigos da comunidade Barra do Longá,  peças fundamentais pela continuidade da Escolinha ainda nos dias de hoje, uma vez que a necessidade de manter o projeto requer um custo financeiro e o mesmo não dispõe de recursos próprios, nem ajuda de receita etc.

Mesmo aos trancos e barrancos, o projeto vem gerando bons frutos á mais de 16 anos em Barra do Longá. Cristovão relatou a reportagem do RSite 1 de parnaíba no último sábado que mais de dezesseis anos que trabalho com a garotada. Sempre tive o apoio dos amigos, como o Ronaldo do Portal Longá, que muito me apoia, o Everton, a professora Mazé, o Natureza… Então, a garotada inicia com 7 anos e, com o passar do tempo, ingressam em clubes e por aí vai”, disse ele.
Jogadores do Liberal Esporte Clube sub 19 passaram pela escolinha São Cristóvão – Foto de Ronaldo Bastos - Portal Longa
Ainda sobre a reportagem - Perguntado sobre a emoção de contemplar atletas desenvolvidos em sua escolinha e atuando em clubes diferentes, Cristóvão se diz emocionado e muito satisfeito com o trabalho realizado na comunidade.
“Sinto uma satisfação muito grande, porque sei que trabalhei para isso. Todo o time do Liberal sub 19, por exemplo, passou pela escolinha São Cristovão e praticamente hoje não tenho nenhum deles em minha equipe, Trabalhei com eles desde os  7 anos de idade e mesmo sem ter eles na escolinha fico muito feliz em ver os nossos frutos se destacando nos gramados da região. O lado ruim disso é que treino todos, todos os dias e quando mais preciso, para disputar um campeonato fico quase sem uma equipe e muitas das vezes completo com os jogadores quase"veteranos", devido aos clubes que convidam os atletas, finalizou Cristóvão.
Cristóvão Vidal dos Santos, o desportista de Barra do Longá que merece respeito e apoio pelo trabalho ininterrupto e consolidado há quase duas décadas.
Mais uma vez destacamos o grande Crsitovão pela sua dedicação e sucesso que seu projeto vem concretizando em Barra do Longá. São mais de 16 anos com ajuda voluntária, gerando bons frutos na tentativa de tirar crianças e jovens do mundo da criminalidade e dando oportunidades a todos e assim integrarem no mercado de trabalho.
"Em breve destacaremos aqui um dos frutos da escolinha atuando no futebol profissional".
Texto: Renner Fontenele (RSite 1), adaptado por Ronaldo Bastos - Portal Longá

Um comentário: