quinta-feira, 19 de maio de 2016

Jornal Nacional destaca moeda local da cidade de São João do Arraial, no Piauí

A cidade de São João do Arraial, na região norte do Piauí, foi destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira (16/05) por ter desenvolvido uma característica peculiar em sua economia: a utilização de uma moeda própria, o cocal.
O cocal é uma moeda que só circula no município. Com esse dinheiro as pessoas pagam contas, recebem salários, Bolsa Família e até fazem empréstimos.
Emancipado em 1996 de Matias Olímpio, São João do Arraial que tem cerca de 7 mil habitantes, não possuía agência bancária, o que obrigava os moradores a se deslocar até Esperantina, 30 km de distância.
O Banco dos Cocais é de responsabilidade da sociedade civil, mas a prefeitura e entidades locais fazem parte do Conselho. Além da distribuição da moeda, a instituição funciona para pagar os servidores da região, arrecadar taxas públicas, como de água e energia, e distribuir benefícios como o Bolsa Família.

O cocal

A moeda tem o mesmo valor do real, mas com maior poder de compra graças aos descontos oferecidos em todos os estabelecimentos comerciais do município. Se um produto custa R$ 10, pagando com a moeda social, custará C$ 9. O desconto é possível porque, para cada cocal emitido, há um lastro de um real garantido pela organização financeira comunitária.
As cédulas são estampadas com ícones da cultura e economia local, além possuir um selo que dificulta a sua falsificação.
Fonte: Revista AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário