A Inclusão da Criança Portadora de Autismo no Contexto da Sala de Aula Regular na Rede Municipal de Ensino em Buriti dos Lopes – PI
O ensino de alunos com necessidades especiais nas
escolas regulares tem enfrentado grandes dificuldades, principalmente no que
diz respeito a alguns critérios como: a formação especializada dos docentes,
estrutura adequada das escolas, material específico, maior tempo de preparação
dos professores, falta de interação com a família, dentre outros fatores.
Nesse contexto, um dos fatores que devem ser
considerados é o fato de alguns docentes receberem alunos com necessidades
especiais sem ao menos nunca terem participado de uma capacitação que o ajude a
receber o discente, além de não ter nenhum preparo técnico, nem metodologia e
estratégia específica para tais casos, pois o que ainda pesa é estarem
inseridos dentro de uma sala de aula regular, geralmente superlotada de alunos
e sem o apoio de um docente auxiliar que ajude no processo.
Porém, por se tratar de um direito igual a todos, de
terem uma educação de qualidade, independente das necessidades especiais
encontradas em cada indivíduo, torna-se mais difícil tanto para a escola quanto
para a família inserir o aluno neste cenário. Entretanto, pode existir vários
pontos positivos que contribuam no desenvolvimento cognitivo do aluno, como por
exemplo, seu desenvolvimento comunicativo e a interação que pode ser realizada
junto dos outros alunos.
É de grande importância uma escola que busque realizar de fato a inclusão
escolar, atendendo as várias particularidades presentes nessa, bem como os
eventuais casos específicos que poderão surgir dentro deste contexto, olhando
os dois lados da questão, tanto o da escola como também o da família,
procurando satisfazer a cada lado.
Assim,
buscou-se perceber: Como tem sido realizada a inclusão de crianças portadoras
de autismo no contexto da sala de aula
regular na rede municipal de ensino em Buriti dos Lopes – Pi? Qual o
posicionamento dos professores e da família quanto à inclusão dos alunos com
necessidades especiais dentro de escolas regulares?
A
pesquisa ocorreu na cidade de Buriti dos Lopes, no estado do Piauí e teve por
cenário algumas escolas da rede municipal de ensino regular. Participaram
desta, 06 (seis) professores de escolas diversificadas da rede municipal de
ensino e 06 (seis) pais de alunos com autismo.
Por meio das respostas dos
questionamentos feitos aos docentes e pais, pôde-se detectar que as escolas
regulares têm se preparado pedagogicamente para alunos ideais, padronizados por
uma concepção de normalidade e de eficiência arbitrariamente definida, ou seja,
essa preparação não condiz a alunos com necessidades especiais. Além de
perceber que a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas
regulares ainda tem vivido grandes dificuldades para que todos tenham uma
educação igual e com qualidade, principalmente pelo número de alunos, pelas
diferenças regionais e pelo conservadorismo que existe nas escolas.
Notou-se também que dentro
das estratégias e da metodologia deve ser realizado um trabalho que exista
escuta, atenção e respeito, além de uma cooperação na realização do trabalho, e
de maneira lúdica isso será possível de ser realizado de maneira a obter resultados
satisfatórios. Desta maneira a atenção e responsabilidade dos pais em interação
aos professores devem ser realizadas para que este consiga se adaptar a escola,
mediante as suas necessidades, e se preciso for os pais devem buscar orientação
do psicopedagogo encarregado do tratamento deste.
Por meio desta pesquisa,
pôde-se compreender a importância do planejamento e da formação do docente para
o ensino de crianças autistas, visando o seu desenvolvimento.
Jaqueline Raquel da Costa
Formada
em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí- FAERPI
parabéns pela pesquisa e propriedade do assunto. Os gestores precisam acordar e encarar a inclusão de maneira natural, precisa e corajosa, só assim começaremos a trilhar novos caminhos na educação.
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