terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Banda de Música Municipal João Batista Amaral Abandonada.

O valor de um povo se mede pelo esforço que este empenha a favor de sua cultura e seu patrimônio cultural. Uma das primeiras manifestações culturais da humanidade é a música que se funde com a dança e a religião quanto ao qual nasceu primeiro dada a íntima relação que determinada arte impetra à outra. A cidade de Buriti dos Lopes detém uma importante parcela de sua cultura personificada na instituição Banda de Música Municipal Maestro João Batista Amaral fundada em 24 de Abril de 2000 no dia nacional da Família com a apresentação de três músicas: More, Asa Branca e Parabéns.

A Banda Municipal recebe este nome em homenagem ao grande e cultuado maestro João Batista Amaral, já aposentado, mecenas da música buritiense e o maior formador de músicos da cidade.


No entanto, o tratamento dado à cultura pelo órgão competente da gestão passada resume-se em descaso e abandono, haja vista que a banda está a mais de ano parada e o atual maestro, Maestro Flávio, não foi mais convocado para reger a banda. A real situação da Banda Municipal é deprimente, os músicos estão dispersos e onde deveria haver um espaço adequado para os estudos e ensaios da banda há apenas um depósito de sucatas (instrumentos musicais velhos e inoperantes), armários em péssimo estado de uso, cadeiras amontoadas e um montante de materiais jogados ao chão sem nenhum zelo. Não há um arquivo de partituras que garanta a execução de um repertório com hinos oficiais e músicas para ocasiões específicas.


 Os instrumentos de sopro da banda não encontram-se na sede e não se sabe ao certo onde estão ou quantos são, das estantes de partituras existe apenas uma, os instrumentos de pele pertencentes à fanfarra estão amontoados de maneira irregular, muitos inoperantes e outros sem pele com suportes e baquetas inadequados. De modo que no momento não há como funcionar uma banda, nem mesmo sequer, reunindo o Maestro Flávio e os músicos há condições físicas e operantes para manter estudos e ensaios regulares.




A atual gestão tem pela frente um grande desafio para com o que podemos chamar de carro chefe da cultura local, por em funcionamento e garantir um ambiente hábil e favorável para que a nossa Banda de Música Municipal Maestro João Batista volte a ser um ícone de nossa cultura, que faça apresentações nas praças e solenidades oficiais relembrando saudosas músicas e oferecendo aos cidadãos de nossa cidade acesso livre a cultura.

Fonte: Portal Buritiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário